A categoria Produtos e Serviços ficou na primeira posição no índice de reclamações do Balcão do Consumidor da PUCRS em 2019. Bancos, em segundo lugar, e Telefonia, em terceiro, fecham o ranking. Essa ação integra a disciplina de Direito do Consumidor, da Escola de Direito, sendo desenvolvida por alunos sob a supervisão de professores, numa parceria entre a Universidade e o Procon RS. No total, foram envolvidos mais de 290 estudantes nesta iniciativa.
Segundo a coordenadora do serviço e professora da Escola de Direito, Flávia do Canto Pereira, houve um representativo crescimento no índice de resolutividade, em comparação ao primeiro semestre. “Chegamos a marca de 80% das reclamações atendidas e resolvidas”, celebra.
Em relação à primeira posição no ranking de reclamações, Flávia acredita que o consumidor vem adquirindo mais bens e serviços. “Com o aquecimento da economia e as compras de festas de final de ano, o volume de consumo aumentou, bem como o número de pessoas insatisfeitas nesse setor”, analisa.
Somente no segundo semestre deste ano, em 18 dias de funcionamento, o serviço teve 46 registros de reclamações no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC), plataforma do Ministério da Justiça, e cinco simples consulta.
O Balcão do Consumidor realiza o atendimento a pessoas com reclamações contra fornecedores, tem as atividades momentaneamente interrompidas. O retorno das atividades acontece no dia 18 de março de 2020 e o serviço fica localizado no prédio 8, sala 134, no Campus da Universidade.
Ranking de reclamações
1° Produtos e serviços privados: 54,3 %
2° Bancos: 23,9%
3° Telefonia: 21,7 %