Especialização voltada a profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos sobre as fontes renováveis, como a energia solar, eólica e os biocombustíveis, para analisar, planejar e projetar unidades integradas de processos na área.
Atendendo a uma grande demanda por profissionais capacitados para atuar no setor, o curso aborda as transformações na matriz energética do Brasil e aprofunda os estudos sobre as fontes sustentáveis como uma forma de superar os desafios que surgem com essa transição.
O curso é direcionado a engenheiros, arquitetos, graduados(as) na área da computação, economistas, administradores(as), tecnólogos(as), físicos(as), químicos(as) e demais profissionais atuantes nos setores de energia, ambiente e infraestrutura em geral.
Aulas com professores/as que têm reconhecida atuação na pesquisa, tanto no cenário nacional quanto internacional, e no mercado, nas áreas de solar fotovoltaica e térmica, eólica, infraestrutura de energia, gestão de energia, biomassa, armazenamento de energia, entre outras;
Utilização da estrutura do Núcleo Tecnológico de Energia Solar Fotovoltaica, do Laboratório de Energia Eólica, do Centro de Demonstração em Energias Renováveis, do Laboratório de Eficiência Energética, do Laboratório Computacional da Engenharia, do Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia, do Laboratório de Motores e Combustíveis Alternativos e demais laboratórios da Escola Politécnica como apoio para sua qualificação;
Participação em visitas técnicas na parte administrativa, fabril e a campo (parques eólicos, plantas fotovoltaicas, usinas de geração de energia, etc.) de empresas que trabalham com energias renováveis e/ou estimulam o seu uso para uma maior integração entre teoria e prática;
Possibilidade de continuidade dos estudos no Mestrado e no Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação com excelência nacional (conceitos 6 e 7 pela CAPES).
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Formas e Fontes de Energia e seus usos; Demanda de Energia e Sustentabilidade; Dados Mundiais de Energia; Transição Energética Mundial; Matrizes Energéticas e Elétricas Mundial, Nacional e Gaúcha; Evoluções das Ofertas Internas de Energia no Mundo, Brasil e Rio Grande do Sul; As Energias Renováveis, suas importâncias e suas evoluções no Contexto Energético Brasileiro e gaúcho; Setor Elétrico Brasileiro e suas Características, Estrutura, Agentes, Ambientes de Contratação de Energia Elétrica;
Tecnologias da conversão da energia solar. Introdução a coletores térmicos e módulos fotovoltaicos. Armazenamento de energia. Movimento aparente do Sol. Componentes da irradiância solar. Irradiância solar incidente em superfícies inclinadas. Transmitância, refletância e absortância. Mercado atual.
Biomassa. Biomassa para energia no mundo. Mercado da Agroenergia e de biocombustíveis. Conceito de Biorrefinarias: da matéria-prima à produção de energia. Recursos naturais no Brasil: potencialidades de aplicação biotecnológica. Critérios de escolha de matérias-primas. Classificação de matérias-primas. Processos Industriais e Operações Unitárias aplicadas à produção de biocombustíveis (biogás, bioetanol e biodiesel). Aproveitamento de coprodutos e valorização de resíduos. Métodos para a manutenção do complexo
Principais propriedades dos semicondutores. Princípio de funcionamento da célula solar. Processos básicos de fabricação de células solares e de módulos fotovoltaicos. Caracterização elétrica de células solares. Caracterização e certificação e de módulos fotovoltaicos. Componentes e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos autônomos e conectados à rede elétrica. Sistemas de concentração da irradiância solar.
Energia Eólica no Brasil e no Mundo. Aspectos de conversão da energia obtida por meio do vento. Recurso eólico e suas formas de avaliação. Potencial eólico no Brasil. Atlas eólicos do Brasil e de estados com potencial. Tecnologia de aerogeradores. Introdução ao estudo de parques eólicos. Turbinas eólicas características e curvas de desempenho. Projeto e instalação de sistemas de geração eólica. Operação e manutenção de sistemas eólicos de pequeno e grande porte. Atividades de campo.
Relação entre energia, ambiente e sustentabilidade. Gestão e eficiência energética no uso da eletricidade. Indicadores de Energia. Sistema tarifário de eletricidade (mercado cativo e livre). Gestão pelo lado da demanda de energia. Diagnósticos e otimizações energéticas nos usos finais da energia. Tópicos relacionados com a segurança no uso da eletricidade.
Conceitos básicos da energia solar térmica. Componentes dos sistemas de aquecimento solar (SAS). Sistemas de aquecimento de água para os setores residenciais, comerciais, de serviços e industriais. Sistemas de aquecimento de ar. Tendências do mercado para a energia solar térmica.
Introdução à energia hidráulica. Conceitos fundamentais da energia hidráulica. Tipos de turbinas. Micro, mini e pequenas centrais hidrelétricas. Dimensionamento de elementos. Conceitos de projeto de centrais hidrelétricas. Métodos para a manutenção do complexo.
Geração por meio do hidrogênio – Princípio de funcionamento das células a combustível. Tipos e aplicações. Geração marítima – Princípios de funcionamento e aplicações. Geração geotérmica – princípios de funcionamento e aplicações. Tecnologias de armazenamento de energia: usinas hidrelétricas reversíveis, armazenamento eletroquímico (incluindo carros elétricos), armazenamento térmico, armazenamento eletromecânico e armazenamento com hidrogênio. Gerenciamento de sistemas elétricos de potência com elementos de armazenamento de energia.
Características do setor elétrico brasileiro (SEB): a reestruturação do setor – geração, transmissão, distribuição e comercialização, marco regulatório – atividade econômica, serviço público e contratos do setor de energia. Mercado de Contratação Regulada (ACR): regulação do MME e ANEEL, consumidor cativo e geração distribuída (GD), resolução normativa 482, lei 14.300, geração junto à carga, autoconsumo remoto e novos formatos compartilhados de GD. Ambiente de Contratação Livre (ACL): autoprodução de energia, alocação de geração própria (AGP), autoprodutor por equiparação (SPE) e consórcios.
Geração, por meio de sistemas térmicos, com emprego de novas tecnologias (carvão, gás natural, derivados do petróleo e nuclear). Conceitos básicos. Aspectos construtivos de usinas. Operação econômica dos complexos. Aspectos da manutenção. Recuperação ambiental. Normas técnicas e resoluções.
Recursos energéticos e os Sistemas Integrados de Energia. Infraestrutura para Armazenamento de Energia. Planejamento da Expansão e Projeto de Infraestruturas de Conversão, Transmissão e Distribuição de Energia.
Infraestrutura para Sistemas de Energia Renovável. Operação de Infraestruturas de Sistemas Integrados de Energia.
Conceitos sobre os modelos elétricos dos elementos que compõem os sistemas de transmissão e distribuição, incluindo as unidades de geração. Conceitos de análise de fluxo de carga e curto-circuito. Modelagem e análise de sistemas de transmissão e distribuição utilizando ferramentas computacionais. Características e impactos dos tipos de geração renovável no sistema interligado. Características e impactos da geração renovável nos sistemas de distribuição (geração distribuída). Conceitos de redes elétricas inteligentes e sua relação com a geração distribuída renovável.
Introdução à conexão de recursos energéticos distribuídos. Sistemas on-grid e off-grid. Conceitos fundamentais sobre requisitos para sincronismo de geradores à rede elétrica. Conceitos sobre os elementos de proteção na interligação à rede elétrica. Princípio de funcionamento dos inversores de frequência. Qualidade de energia elétrica para a ligação dos geradores. Aspectos regulatórios para acesso ao SIN.
Evolução da proteção ambiental no mundo e no Brasil. Identificação e avaliação dos impactos ambientais: conceitos estabelecidos pela legislação vigente. Métodos de avaliação dos impactos ambientais: natureza, incidência, abrangência, prazo de ocorrência, temporalidade, reversibilidade, magnitude, relevância, cumulatividade e sinergia. Avaliação de impactos ambientais de fontes renováveis de energia: solar, eólica, hidroeletricidade e biomassas. Problemas ambientais relacionados à produção e utilização de energia: poluição atmosférica urbana, chuvas ácidas, aumento do efeito estufa, riscos de acidentes nucleares, aves migratórias, resíduos sólidos e efluentes gerados. Política Ambiental para o sistema energético brasileiro. Processo de licenciamento ambiental: procedimentos, protocolo e parâmetros técnicos. Competências no Licenciamento. Estudos Ambientais. Ações Condicionantes e Mitigantes. Estudos de casos.
Compartilhar práticas de referência na gestão de projetos e processos, compreendendo os diferentes contextos de uso das abordagens sequenciais, ágeis e híbridas. Apresentar as principais técnicas para gestão de portfólio e de recursos. Categorizar níveis de maturidade e indicadores de desempenho. Discutir meios de intervenção, desafios estratégicos e os fatores de sucesso para criação e/ou melhoria de soluções físicas ou digitais.
Considerações iniciais sobre projetos de investimento. Identificação de mercado consumidor. Estrutura de mercado e seu efeito sobre a seleção de investimentos. Análise de projetos considerando o risco. Avaliação social de projetos. Externalidades e impacto ambiental. Avaliação econômica do impacto ambiental. Técnicas para análise de projetos ambientais. Exemplos de projetos e investimentos e seus impactos ambientais.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Prof. Dr. Adriano Moehlecke
E-mail: [email protected]
Licenciado em Física pela UFRGS, em 1987, Mestre em Engenharia na Área de Energia pela UFRGS, em 1991 e Doutor em Engenharia pela Universidade Politécnica de Madri – UPM, em 1996. É professor titular da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA, ambos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ele coordena, em conjunto com a Dra. Izete Zanesco, o Núcleo de Tecnologia em Energia Solar da Escola Politécnica da PUCRS. Ele publicou mais de 160 artigos em revistas e congressos internacionais e nacionais na área de energia solar fotovoltaica. Coordena vários projetos de P&D com financiamento externo na área de células solares, módulos fotovoltaicos e sistemas fotovoltaicos. O professor recebeu vários prêmios pelas contribuições ao desenvolvimento de células solares, podendo-se citar o Prêmio Extraordinário concedido ao trabalho de doutorado na UPM, em 1998, e o Prêmio Jovem Cientista ? Categoria Graduado, em 2002. O projeto Planta Piloto de Produção de Módulos Fotovoltaicos com Tecnologia Nacional /CB-Solar, coordenado pelo Prof. Adriano Moehlecke e pela Profa. Izete Zanesco foi vencedor do II Prêmio Melhores Universidades ? 2006, Categoria Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Editora Abril e Banco Real.
Prof. Dr. Sérgio Boscato Garcia
E-mail: [email protected]
Engenheiro Mecânico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS em 2006, com mestrado (2009) e doutorado (2016) em Engenharia e Tecnologia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA/PUCRS, com ênfase no desenvolvimento de equipamentos, dispositivos e processos para a fabricação de células solares e módulos fotovoltaicos. Possui experiência profissional nas áreas de projeto, fabricação e manutenção e em pesquisa, especialmente nas áreas de energia solar fotovoltaica e eólica. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2015, atuando em cursos de graduação, extensão e especialização. Desde 2017 é coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da PUCRS e, atualmente, coordena também o Laboratório de Energia Eólica da Escola Politécnica da PUCRS. Membro da ASHRAE – American Society of Heating Refrigerating and Air-Conditioning Engineers e advisor do ASHRAE Porto Alegre Student Branch.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.100,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.045,00
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.017,50
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 968,00
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 550,00
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 935,00
21/02/2024 a 01/09/2024 – 10% de desconto R$ 990,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
Prêmio Anprotec é referência em reconhecer ambientes de inovação a mais de 15 anos
quarta-feira, 04 de dezembro | 2024