Curso para profissionais que desejam desenvolver seus conhecimentos nas áreas de gestão estratégica de mercados e marketing nas organizações.
Em um mercado em constante evolução, a tomada de decisão exige uma análise cada vez mais ágil e complexa por parte do/a profissional de marketing. Sendo assim, a especialização discute temas que contribuem para o enfrentamento dos desafios da área, como inteligência e pesquisa de mercado, gestão estratégica de marketing, criação de valor para o cliente, marketing digital, gestão de produto, preço, comunicação e logística.
O curso é voltado a gestores(as) e empreendedores(as), em especial àqueles relacionados a áreas de estratégia, marketing e inovação.
Disciplinas planejadas para qualificar os(as) profissionais a desempenharem atividades capazes de incrementar o valor das entregas feitas ao mercado pelas empresas nas quais atuam;
Realização de dois seminários com profissionais especialistas, fomentando a ampliação de conhecimento e troca de experiências sobre práticas de mercado;
Aulas com o objetivo de contribuir para a aplicação dos conteúdos estudados, bem como de gerar interação entre os(as) alunos(as).
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Análise da conjuntura econômica. Principais impactos da Economia nos mercados. Entendimento de conceitos econômicos como inflação, câmbio e crédito. Análise do cenário econômico e tendências.
Entendimento do conceito de Inteligência de Mercado. Análise das necessidades de informação de mercado. Caracterização dos tipos de decisão e informação. Detalhamento dos fluxos internos de informação. Reflexão sobre monitoramento de mercado.
O planejamento da pesquisa de Marketing. Os tipos de pesquisa de Marketing. Comparação entre fontes de dados primários e secundários. Entendimento da pesquisa nos ambientes online e off-line. Aplicações de netnografia.
Mudanças no macroambiente, especialmente a globalização da economia e a abertura de mercados. Ferramentas de análise dos macroambientes econômico, político, cultural, religioso, e seu impacto na competitividade global. Estratégias de entrada em mercados globais. Detalhamento do planejamento de marketing internacional.
As principais orientações empresariais. Entendimento dos recursos de Marketing. Análise de portfólio de produtos. Princípios de segmentação de mercado. Definição de mercado-alvo e posicionamento competitivo.
A função estratégica das métricas de mercado. Entendimento de métricas de marca. Caracterização das principais métricas de venda. Aplicação de métricas financeiras.
Definições centrais e classificação de produtos. Entendimento do processo de desenvolvimento de novos produtos. O Ciclo de Vida do Produto. Discussão das principais estratégias de marca. O conceito de Brand Equity e o desenvolvimento de marcas.
Análise da estrutura de custos e precificação. Entendimento da formação de preço. Os principais ajustes e promoções de preço. O conceito de ponto de equilíbrio.
O papel da logística e da distribuição no Marketing. O conceito de canais de distribuição. Desenvolvimento de serviços ao cliente em operações logísticas. Entendimento da dinâmica de relacionamento entre fornecedor e empresa.
A Comunicação Integrada de Marketing (CIM). Entendimento das principais ferramentas de comunicação. Conceito e aplicação de Propaganda, Publicidade, Relações Públicas, Marketing Digital, Venda Pessoal e Comunicação no Ponto de Venda. O planejamento de campanha e mídias
Os elementos conceituais da experiência de consumo. Entendimento da jornada do consumidor. Estudo da co-criação de valor a partir de acesso, diálogo, redução de risco e transparência. O processo de planejamento e proposição de experiências de consumo.
Entendimento da jornada de consumo. Os fatores psicológicos do consumidor. Caracterização do processo de decisão de compra. Análise dos tipos de decisão de compra. Discussão das principais variáveis de influência no comportamento do consumidor. A ética do consumidor.
O conceito de varejo e suas alternativas estratégicas. Análise dos sistemas de suporte a decisão no varejo. O entendimento das decisões de localização, estratégicas promocionais e conflitos existentes. As principais tendências de marketing no varejo.
Caracterização da estratégia de marketing digital. O entendimento do marketing de conteúdo. Aplicação de marketing para redes sociais. Discussão das principais tecnologias aplicadas ao marketing digital. A inteligência artificial e o futuro do marketing digital.
Definição de estudo de caso. Caracterização dos tipos e objetivos dos estudos de caso. O método do Estudo de Caso. As formas de coleta, organização e categorização dos dados. Descrição, análise e interpretação dos resultados. O papel da teoria no método do estudo de caso.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Me. Ana Cristina Schneider
Dr. Cláudio Hoffmann Sampaio
Me. Márcio Costa Moreno
Dr. Ely José de Mattos
Me. Kim Gesswein Silva
Dr. Clécio Falcão Araujo
Dra. Maira de Cassia Petrini
Dr. Vinícius Sittoni Brasil
Dra. Karen Sica da Cunha
Dr. Rodrigo Heldt Silveira
Esp. Thiago Proença Baisch
Dr. Eduardo Rech
Prof. Dr. Rodrigo Heldt Silveira
E-mail: [email protected]
Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Público | Valor |
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Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
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11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 1.071,00
21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 1.134,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024