“Uma lição de vida, solidariedade e de amor”. Para Raíssa Marques, 19 anos, graduanda do 4º semestre de Psicologia, esse foi o significado da participação no Projeto Rondon. A Operação João de Barro ocorreu entre os dias 17 e 28 de julho, em São José do Piauí (PI) e proporcionou aos oito alunos da PUCRS que integraram a missão vivências de voluntariado.
Para João Vitor da Silva, 19 anos, estudante do 4º semestre de Administração, a experiência possibilitou o desenvolvimento das competências de oratória, trabalho em equipe e sensibilidade. “A gente se humaniza muito mais. Não tenho palavras para definir o quanto isso é incrível. Eu me senti transbordando todos os dias”, conta.
A equipe de rondonistas da Universidade, composta por oito graduandos e dois professores, realizou 27 oficinas voltadas para a comunidade local no Piauí, com temas como educação, terceira idade e desenvolvimento pessoal. “Cada oficina foi singular, mas a gente pode se envolver em todas de alguma forma”, destaca Raíssa.
O acolhimento e o engajamento dos moradores da cidade também foi um ponto positivo da vivência para Silva. “Fiquei surpreso sobre a forma como eles nos acolheram. Mesmo sem nos conhecer tiveram muito carinho e levaram até flores”, descreve. Apesar do fim da Operação João de Barro, os participantes continuam envolvidos no projeto, construindo relatórios e dividindo suas experiências.
Quer saber mais sobre essa experiência? Participe de um bate-papo com os estudantes que atuaram na operação João de Barro do Projeto Rondon.
Sobre o Rondon
A ação interministerial do Governo Federal, realizada em coordenação com os governos Estadual e Municipal, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, tem como objetivo somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania. Em 2019, ocorre a Operação João de Barro, em dez cidades do Estado do Piauí.
Leia também: Piauí recebe equipe com alunos e professores da PUCRS no Projeto Rondon