O curso oferece formação consistente em Ortodontia, capacitando o(a) profissional para o acompanhamento do desenvolvimento da dentição e para o emprego de diferentes ferramentas no tratamento dos mais diversos problemas ortodônticos.
A especialização forma especialistas completos(as), que recebem, ao longo de 36 meses e em turma de 4 alunos, uma formação consistente e abrangente. Com 2.010 horas e estrutura semanal, os(as) cirurgiões(ãs)-dentistas encontram na PUCRS capacitação de excelência, com sólida base em diagnóstico e planejamento, para atuar com segurança, habilidade técnica e senso crítico no tratamento de todos os tipos de maloclusão, mesclando o conhecimento clássico com técnicas e tecnologias atuais.
O curso é destinado a cirurgiões-dentistas que tenham interesse em se tornar especialistas em Ortodontia.
Corpo docente extremamente experiente e qualificado, mestres(as) e doutores(as) com no mínimo 10 anos de experiência em Ortodontia e e produções científicas em periódicos internacionais.
Acesso à infraestrutura da Odontologia da PUCRS, com equipamentos de última geração: escâner intraoral, softwares de planejamento.
Estude em turma de 4 alunos, com atendimento diferenciado, num curso com carga horária de mais de 2000 horas, conforme recomendado pela World Federation of Orthodontists e Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial.
Tenha uma sólida formação em diagnóstico e planejamento ortodôntico, a partir da realização de atendimento individual aos pacientes.
Supervisione diversos casos, empregando tanto aparelhos fixos quanto alinhadores, para a realização de casos ortodônticos de Classe I, II e III com diversos níveis de complexidade, como: tratamentos ortodônticos com extrações dentárias, casos orto-cirúrgicos, pacientes com fissura de lábio e palato e de apneia obstrutiva do sono, etc.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Estudo do desenvolvimento da dentição. Estudo e aplicação do crescimento crânio-facial humano. Princípios básicos da biomecânica. Descrição das técnicas e dos aparelhos ortodônticos.
Fundamentação para a prática de Ortodontia. Apresentação e construção dos aparelhos auxiliares empregados em Ortodontia. Simulação de tratamentos ortodônticos em manequim. Aplicação e aprofundamento do treinamento técnico manual para procedimentos clínicos.
Manuseio dos materiais. Dobras em fios. Confecção de arcos ortodônticos. Desenvolvimento dos aparelhos ortodônticos. Montagem dos aparelhos ortodônticos. Simulação de tratamentos ortodônticos. Estudo e desenvolvimento da oclusão normal em simulador. Soldagem em Ortodontia. Execução de tratamentos ortodônticos em simulador. Confecção de aparelhos auxiliares.
Estudo da Embriologia Geral, Facial e Dentária. Estabelecimento de relações entre a anatomia do sistema estomatognático e a Ortodontia. Aplicação da histologia do sistema estomatognático à Ortodontia. Interface entre Ortodontia e as patologias da cabeça e do pescoço.
Abordagem dos métodos intra e extrabucais (incidências periapicais e oclusais), incidências extrabucais (panorâmica, carpal, telerradiografias de perfil e póstero-anterior, tomografia computadorizada cone-beam). Enfatização de estruturas anatômicas das principais incidências radiográficas e as lesões do complexo dento-maxilo-facial. Interpretação das imagens digitais. Idade óssea. Estudo dos métodos especiais de diagnóstico por imagem, como Tomografia computadorizada, cone-beam. Análise de exames para a interpretação radiográfica.
Análise de aspectos legais e ético-profissionais, aplicados à Odontologia, que permitam um exercício ético e lícito da profissão. Desenvolvimento de questões referentes ao homem como ser moral, sujeito a normas e leis de caráter social e legal.
Introdução geral à bioética. Estudo da relação do profissional de saúde com o paciente. Reflexão sobre a ética na pesquisa biomédica e pesquisa em animais. Análise do consentimento informado, privacidade e confidencialidade. Exame de questões sobre bioética e a prática odontológica
Histórico da cefalometria. Estudo da anatomia radiográfica na telerradiografia de perfil. Estudo da cefalometria como ferramenta de diagnóstico ortodôntico. Produção de traçados cefalométricos. Aplicação da cefalometria computadorizada. Aplicação de análises cefalométricas. Desenvolvimento de superposições cefalométricas.
Organização da documentação ortodôntica para diagnóstico. Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento. Montagem dos aparelhos ortodônticos. Moldagem e modelagem em Ortodontia. Anamnese e exame clínico ortodôntico. Fotografia Odontológica e Análise de fotografias. Análise facial. Análise de modelos. Análise das radiografias. Estudo da idade dentária e das extrações seriadas. Estudo da Idade Esquelética. Aplicação Clínica da Cefalometria Radiográfica. Ensaio de modelos ortodônticos. Escaneamento intraoral. Orientação e discussão de casos clínicos. Execução de tratamentos ortodônticos.
Estudo de Casos Clínicos. Preparo dos dados para o diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico das diversas maloclusões. Confecção de moldagens e modelagens. Estudo da anamnese. Interpretação do exame clínico. Análise facial. Estudo dos modelos. Análise e interpretação de radiografias e tomografias.tipo Aplicação da cefalometria radiográfica. Aprofundamento do diagnóstico e plano de tratamento.
O papel da ciência. Tipos de conhecimento. Métodos e técnicas. O processo de leitura e redação científica. Conceitos básicos em metodologia. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e estruturação. Método científico de pesquisa. O planejamento da pesquisa. O problema da pesquisa e sua formulação. Coleta de dados. Análise e interpretação de dados. Elaboração do projeto de pesquisa. Pesquisas qualitativas e quantitativas. Relatório de pesquisa. Referências bibliográficas e gerenciadores de referências. Normas da ABNT para apresentação de trabalhos científicos.
Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes infantis e adolescentes. Estudo de conceitos básicos em Fonoaudiologia e sua relação com a Ortodontia. Estudo de conceitos básicos em Otorrinolaringologia e sua relação com a Ortodontia. Estudo de conceitos básicos em Odontopediatria e sua relação com a Ortodontia. Estudo de conceitos básicos no atendimento ao paciente com necessidades especiais.
Estudo das etapas do tratamento ortodôntico corretivo e seus objetivos. Estudo do tratamento das mordidas cruzadas. Estabelecimento de relações entre seleção dos fios ortodônticos e as etapas do tratamento. Estudo do alinhamento e nivelamento ortodôntico. Estudo e comparação das técnicas de fechamento de espaço em Ortodontia. Aplicação de elásticos intermaxilares e fios auxiliares. Introdução ao tracionamento de dentes inclusos. Exame de questões sobre o tratamento das maloclusões de Classe I, II e III. Reflexão sobre a finalização do tratamento ortodôntico corretivo. Análise crítica da remoção do aparelho ortodôntico e condutas imediatas. Planejamento da contenção. Análise da estabilidade dos resultados em longo prazo.
Elaboração do diagnóstico e plano de tratamento. Execução do tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes. Desenvolvimento de condutas clínicas para prevenção, interceptação e correção das maloclusões.
Organização dos dados para elaboração do diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico. Simulação de condutas clínicas para prevenção, intercepção e correção das maloclusões. Discussão de casos clínicos de diferentes graus de complexidade.
Estudo das fissuras labiopalatais. Diagnóstico e plano de tratamento multidisciplinar do paciente portador de fissuras labiopalatais. Estabelecimento de relações entre a embriologia da face e o estabelecimento das fissuras labiopalatais. Estudo da etiologia e classificação das fissuras labiopalatais. Detalhamento das prioridades do portador de fissuras labiopalatais na atuação multidisciplinar. Interpretação da anamnese e exame clínico do paciente portador de fissuras labiopalatais. Definição de objetivos do tratamento ortodôntico do portador de fissuras labiopalatais. Participação no tratamento ortodôntico do portador de fissuras labiopalatais. Avaliação e tratamento do portador de fissuras labiopalatais.
Diagnóstico, plano de tratamento e execução dos tratamentos ortodônticos de pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Multidisciplinaridade nas etapas do tratamento do paciente portador de fissuras labiopalatais. Participação no tratamento de casos complexos em pacientes com fissuras labiopalatais.
Preparo dos dados para diagnóstico e plano de tratamento ortodôntico de pacientes portadores de fissuras labiopalatais. Considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em portadores de fissuras labiopalatais. Estudo e discussão de casos de portadores de fissuraslabiopalatais.
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as normatizações de atendimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle das emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em CTBMF.
Estudo dos conceitos atuais das especialidades médicas e odontológicas e suas interações com a Ortodontia em pacientes adultos. Estudo teórico de materiais odontológicos relacionados com procedimentos clínicos e laboratoriais ortodônticos; estudo teórico-prático da oclusão dentária e dos procedimentos reabilitadores protéticos atuais; estudo teórico da periodontia e das doenças periodontais com enfoque sobre o tratamento ortodôntico; estudo teórico de procedimentos cirúrgicos relacionados com a ortodontia.
Estudo do diagnóstico e do plano de tratamento ortodôntico das diversas classes de maloclusão, considerando a multidisciplinaridade. Estudo do tratamento da sobremordida exagerada e da mordida aberta anterior. Reflexões sobre as particularidades do tratamento de pacientes adultos. Introdução ao emprego dos dispositivos temporários ancoragem. Discussão de casos multidisciplinares envolvendo Implantodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia, Oclusão, Prótese e Dentística. Exame de questões sobre as limitações do tratamento ortodôntico não cirúrgico.
Estudo do diagnóstico e plano de tratamento do paciente adulto. Execução do tratamento ortodôntico de pacientes adultos. Considerações multidisciplinares das necessidades e prioridades individuais. Estudo e execução de tratamentos envolvendo sobremordida exagerada ou mordida aberta anterior. Execução de tratamentos envolvendo o emprego de dispositivos temporários ancoragem. Execução de casos clínicos multidisciplinares envolvendo Implantodontia, Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Periodontia, Oclusão, Prótese e Dentística.
Preparo dos dados para diagnóstico e plano de tratamento. Considerações multidisciplinares na execução do tratamento ortodôntico em adultos. Estudo e planejamento de casos complexos. Estudo e planejamento de casos interdisciplinares.
Caracterização dos métodos de investigação em Ortodontia. Definição do estágio das inovações tecnológicas em Ortodontia. Discussão do estágio atual das pesquisas odontológicas. Introdução aos critérios das revistas científicas para publicação de artigos. Orientação sobre novas tecnologias em Ortodontia.
Estudo das fases da pesquisa. Análise crítica de artigos científicos. Fundamentos da redação Científica. Orientações sobre fichamento bibliográfico. Levantamento de dados. Organização de fontes. Delimitação do assunto. Definição do problema. Desenvolvimento de projeto de pesquisa.
Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com necessidades ortodôntico-cirúrgicas. Caracterização da preservação de casos tratados. Estudo do diagnóstico e plano de tratamento em pacientes com deformidades faciais. Aplicação da cefalometria radiográfica em casos de deformidade facial. Desenvolvimento da avaliação multidisciplinar para o paciente com deformidade facial. Introdução a avaliação psicológica do paciente com deformidade facial. Descrição do preparo ortodôntico pré-cirúrgico. Estudo das cirurgias de modelo, planejamento virtual e viabilidade cirúrgica. Fundamentação das técnicas cirúrgicas maxilo-mandibulares.
Estudo do diagnóstico, plano de tratamento e execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais e apneia obstrutiva do sono. Interface entre Ortodontia e a Cirurgia-Buco-Maxilo-Facial.
Preparo dos dados para diagnóstico, plano de tratamento e considerações cirúrgicas para execução do tratamento ortodôntico-cirúrgico de pacientes com deformidades faciais.
Fundamentos de gestão, aplicados aos profissionais da área Odontológica: custos e formação de preços, administração de serviços e marketing de serviços. Introdução de conceitos fundamentais, abordagem de sistemas e métodos de custeio aplicáveis no gerenciamento de custos e formação do preço. Instrumentação para avaliação de qualidade de serviços. Introdução ao marketing de relacionamento. Ampliação do entendimento do comportamento do consumidor em suas opções por serviços odontológicos, trabalhando a segmentação, posicionamento de mercado e ações de promoção tradicionais e via WEB.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Profa. Dra. Tatiana Siqueira Gonçalves
[email protected]
Graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), com Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Odontologia (Ortodontia e Ortopedia Facial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado Sanduíche no CSIRO (Adelaide-Austrália). Professora de Ortodontia do curso de Odontologia da PUCRS, disciplinas de Estágio em Clínica Integrada Infantil e Adolescente (2016-2019), Ortodontia I e II (2019-atual). Professora de Ortodontia nos cursos de especialização em Ortodontia e Odontopediatria do curso de Odontologia da PUCRS desde 2007, atuando em âmbito teórico, laboratorial e clínico. Coordenadora do curso de Especialização em Ortodontia da PUCRS (2018-atual). Editora de submissão da revista Ortodontia Gaúcha (ISSN 1414-3674). Possui quatro patentes concedidas na área de Odontologia. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia e Ortopedia Facial, pesquisando em diversas áreas, em especial sobre Materiais Ortodônticos e Biocompatibilidade. Em sua clínica privada, se dedica a tratamentos ortodônticos preventivos, interceptativos e corretivos.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 3.570,00 + 35 parcelas de R$ 3.570,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 3.570,00 + 35 parcelas de R$ 3.141,60
|
Inscritos de 25/10/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 2.499,00
Inscritos de 16/12/2024 a 08/01/2025 – 20% de desconto – R$ 2.856,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
Prêmio Anprotec é referência em reconhecer ambientes de inovação a mais de 15 anos
quarta-feira, 04 de dezembro | 2024