A especialização tem como objetivo desenvolver a capacidade do(a) profissional para atuar como neurologista clínico nas diferentes subespecialidades da neurologia, no ambiente hospitalar, emergências e ambulatórios.
Obter capacitação na área para prestar atendimento a adultos e crianças com enfermidades neurológicas.
Médicos(as).
Ser portador de Diploma de Curso Superior em Medicina.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Conhecimentos em Cardiologia, Infectologia, Reumatologia, Fisiatria, Psiquiatria e Clínica Médica Geral I. Habilidades e competências no atendimento de pacientes, em raciocínio clínico. Treinamento em tratamento das patologias mais prevalentes.
Conhecimentos em Emergência, Unidade de Tratamento Intensivo Geral, Unidade de Tratamento Intensivo Cardiovascular e Clínica Médica Geral II. Aperfeiçoamento das habilidades de atendimento e raciocínio clinico. Treinamento em procedimentos rotineiros nas unidades de tratamento intensivo: acesso venoso, ecografia, intubação orotraqueal e ventilação mecânica.
Conhecimentos em Cardiologia, Infectologia, Reumatologia, Fisiatria, Psiquiatria e Clínica Médica Geral I. Seminários e discussões de artigos científicos. Sessões clínicas multidisciplinares. Estudo direcionado.
Conhecimento de doenças neuroimunológicas e do sistema nervoso periférico, com supervisão para diagnóstico, diagnóstico diferencial e tratamento. Contato com pacientes portadores de esclerose múltipla, neuromielite óptica, mielites inflamatórias, polineuropatias periféricas, síndrome de Guillain-Barré, entre outros.
Conceitos das epilepsias: prevalência, definição, crises epilépticas (tipos e classificação), diagnóstico, tratamentos (medicamentoso, cirúrgico, psicológico); conceitos, tipos, classificação, diagnóstico, exames complementares, tratamento farmacológico e cirúrgico, neuroimagem; mecanismos fisiopatológicos (genéticos, iônicos, celulares e de rede neural) de geração de crises e de epileptogênese.
AVC isquêmico e hemorrágico (prevenção primária, prevenção secundária, diagnóstico e investigação fisiopatogênica, tratamento agudo e reabilitação), trombose venosa cerebral e síndrome da encefalopatia reversível posterior.
Treinamento teórico-prático para o atendimento de pacientes com demência. Acompanhamento de pacientes internados e atendimento ambulatorial específico de demências. Desenvolvimento da capacidade de diagnosticar pacientes com comprometimento cognitivo leve e demências, diagnóstico e etiologia do declínio cognitivo, identificação dos sintomas comportamentais e psicológicos e tratamento de forma ampla desses pacientes.
Avaliação do paciente neurológico através da anamnese rigorosa, espontânea e dirigida, exame neurológico incluindo motricidade, sensibilidade geral e especial e funções superiores, visando um diagnóstico topográfico, sindrômico e etiológico.
A neurologia infantil presta assistência a crianças com doenças neurológicas, através de consultas ambulatoriais e interconsultas na emergência, berçário, enfermaria e unidades de terapia intensiva (pediátrica e neonatal). A disciplina tem como objetivo tornar o residente de neurologia/cursista apto a realizar exame neurológico na infância, diagnóstico de patologias neurológicas da infância bem como realização de seminários e discussão de casos clínicos e artigos.
Diagnóstico, através de exame físico detalhado e da interpretação adequada de exames complementares, as doenças extrapiramidais, que são caracterizadas por distúrbios de movimento. Estas podem ocorrer em decorrência de alterações em núcleos da base, incluindo sinais de tremor, rigidez, bradiscinesia, coréia, balismos, atetos, discinesias, distonias, entre outros. O estudo dessa área permitirá, o tratamento adequado para estas enfermidades.
As infecções do sistema nervoso serão analisadas inicialmente pelos seus quadros sindrômicos e após a investigação mais objetiva e criteriosa face a gravidade destas doenças (estudo do líquor, método de neuroimagem e outros exames específicos). Após o diagnóstico, definir a terapêutica específica indicada para cada etiologia e tratamento neurológico global mais atualizado e seguro.
Acompanhamento na elaboração de laudos de tomografia e ressonância magnética da área de neurologia. Preparação de casos clínicos para discussões em reuniões científicas semanais. Revisão da anatomia neurológica. Revisão dos casos já arquivados e reconhecimento das sequências da Ressonância Nuclear Magnética.
Prof. Dr. André Luis Fernandes Palmini
Email: [email protected]
Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), residência médica em Neurologia no Serviço de Neurologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (1987), Clinical and Research Fellowship em Epileptologia e Neurofisiologia Clínica pelo Montreal Neurological Institute, McGill University (1991), doutorado em Neurologia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado em Neuroimagem Funcional das Epilepsias pela Katholieke Universiteit Leuven, em Leuven na Bélgica e em Epileptologia Clínica pelo National Hospital for Neurology and Neurosurgery at Queen Square, University College London. Professor titular de neurologia do Núcleo de Neurociências, da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordena e colabora com um número importante de projetos com pesquisadores nacionais e internacionais das diversas áreas do conhecimento. Essas colaborações já produziram mais de 100 artigos de alto impacto clínico e científico que originaram mais 8600 citações (índice H: 43 e i10: 79) na área da neurologia, particularmente nos seguintes temas: Epilepsia (epilepsias refratárias, tratamento cirúrgico das epilepsias, alterações comportamentais das epilepsias) e Neurologia do Comportamento (transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade, demências, neuroimagem nas doenças do comportamento). Orientou 7 teses de doutorado, 9 de mestrado e mais de 10 trabalhos de especialização e iniciação científica. Atualmente orienta 6 alunos de doutorado e um de mestrado. Membro da comissão organizadora do congresso World Congress on Brain, Behavior and Emotions desde 2005 e do corpo editorial de quatro periódicos internacionais na área da Neurologia. Recebeu quatro prêmios como pesquisador na sua área de atuação. Atualmente é chefe do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS e diretor clínico do Programa de Cirurgia da Epilepsia do Hospital São Lucas da PUCRS.
Público | Valor |
---|---|
Matrícula de 1.530,00 + 35 parcelas de R$ 1.530,00
|
Pagamento do DOC, que será impresso ao término do preenchimento da ficha de inscrição, no valor de R$ 190,00.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
A Ipanu cria releituras da culinária africana no Rio Grande do Sul
terça-feira, 19 de novembro | 2024