A Especialização em Mobilidade Elétrica aborda as oportunidades e desafio do novo mercado global que pode se tornar uma das maiores revoluções tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais da primeira metade de século XXI.
O curso propõe uma ampla discussão sobre a revolução da mobilidade elétrica, que não só atinge carros como também aviões, bicicletas, barcos, caminhões, ônibus e todos os tipos de transportes. Essa transformação causa a necessidade de substituição de combustíveis, o encerramento de velhos processos e o surgimento de novos empregos e produtos. Essas oportunidades demandam profissionais capazes de avaliar o impacto da alteração de fonte energética e dimensionar o sistema para acomodar esses elementos.
Como este é um tema horizontal na sociedade, o curso busca atender desde interesses técnicos até sociais, passando por questões ambientais. Desta forma, a pós-graduação está voltada tanto para profissionais das áreas exatas, como Engenharias (Elétrica, Mecânica, Civil e Produção), Ciências da Computação, Física e Química, bem como para profissionais de comunicação, Direto, Administração, Economia, Ciências Biológicas ou vendas.
Único curso de especialização no Brasil com visão global 360 graus sobre a revolução de Mobilidade Elétrica devido ao caráter multidisciplinar do corpo docente;
Aulas com professores que são pesquisadores/as de destaque em produtividade no Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em produtividade, além de executivos/as do mercado parceiros/as do Plug HUB Tecnopuc;
Estrutura de ponta que alia equipamentos, laboratórios, pesquisadores/as renomados/as e ambiente de networking para negócios. Alguns dos laboratórios utilizados são: Laboratório de Conversão de Energia Elétrica, Laboratório de Estudo de Eletrônica, Laboratório de Eficiência Energética, Centro de Demonstração em Energias Renováveis, Laboratório de Motores e Combustíveis Alternativos e Laboratórios Computacionais para a realização de simulações;
Infraestrutura do Plug HUB Tecnopuc à disposição e contato com os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO);
Demonstrações de veículos e equipamentos com empresas parceiras do curso e do Plug HUB Tecnopuc;
Palestras técnicas com profissionais de empresas que desenvolvem veículos que utilizam mobilidade elétrica.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Entendimento dos cenários macro de uso. Tipos de adaptação que os usuários precisam adotar na transição para veículos elétricos. Relatos dos primeiros usuários fundadores da ABRAVEI, Associação dos usuários de carros elétricos no Brasil.
Implantação das melhores práticas de gestão ESG (Environmental, Social and Governance), jornada de sustentabilidade. Definição e gerenciamento de estratégias, indicadores, e índices de certificações.
O estado contemporâneo e o futuro do mercado elétrico. A adaptação, expansão e evolução das marcas como GM, Volvo e etc. O nascimento de startups voltadas para esse mercado. O mercado elétrico digital e o crescimento da Tesla a partir deste nicho
Conceito de transformação digital e o impacto no ambiente de negócios. Mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. A Internet das Coisas. As oportunidades de negócio na era digital. Modelos de negócios na era digital. Mudanças na gestão das empresas a partir da transformação digital. Tendências da transformação digital.
Compreender os princípios do design de Interfaces e Experiência do Usuário; reconhecimento de elementos que compõe as interfaces digitais de produtos automotivos; compreensão de heurísticas de usabilidade e relação com a experiência do usuário em produtos automotivos; arquitetura da informação e fluxos de navegação; prototipação de interfaces digitais automotivas.
Interfaces entre a Comunicação e a Mobilidade contemporânea. Estudo de conceitos apresentados nas artes e nas práticas desportivas incorporadas à indústria automotiva. Análise do uso das práticas de jogos digitais no cenário automotivo. Relações entre a Realidade Aumentada e Virtual e veículos. Prospecção de cenários futuros a partir de experiências artísticas.
Desenvolvimento de projetos e novas concepções de produtos especificamente para o contexto da mobilidade.
Regulação da mobilidade elétrica e as políticas públicas relacionadas a esse setor, e como elas contribuem para o desenvolvimento da mobilidade elétrica e o surgimento de novos negócios no campo. Mecanismos de regulação de novas tecnologias, incluindo instrumentos jurídicos como sandbox regulatório e Análise de Impacto Regulatório (AIR). Além disso, serão apresentadas referências de políticas e planos implementados por outros países por meio de uma análise de direito comparado. Arcabouço legal da eletromobilidade no Brasil, oferecendo um panorama das políticas públicas nacionais existentes.
Definição e classificação de veículos a combustão, híbridos, elétricos a bateria e hidrogênio. O estado da arte e as arquiteturas de veículos: definição e função dos principais componentes. Overview sobre os sistemas de abastecimento e carregamento na mobilidade elétrica. Histórico da mobilidade e projeções para o futuro
Relação entre energia, ambiente e sustentabilidade. Conceitos básicos sobre energia elétrica. O SEP (Sistema Elétrico de Potência). Análise pelo lado da demanda de energia. Informação geral e setorizada do uso da eletricidade. Modelos aplicados a eficiência energética em sistemas de energia e à mobilidade. Precificação da eletricidade (MCE e MLE). Tópicos relacionados com a segurança no uso da eletricidade.
Fundamentos de conversão eletromecânica de energia. Conceitos gerais sobre máquinas elétricas. Motores CC e CA. Característica de conjugado em aplicações típicas de tração. Tecnologias atualmente aplicadas à mobilidade elétrica. Princípios de eletrônica de potência para acionamento elétrico. Estudo das topologias básicas: retificadores controlados, choppers e inversores. Introdução ao controle de sistemas. Controle de máquinas CC e CA. Operação em vários quadrantes. Sistema de recuperação de energia cinética.
Principais características das baterias utilizadas em mobilidade elétrica e dos seus sistemas de gerenciamento e monitoramento. Processos de conversão de energia para carregamento das baterias e o seu impacto na qualidade de energia.
Introdução a eletrônica e dispositivos programáveis. Compreensão de conceitos e aplicações de sistemas eletrônicos embarcados da área automotiva. Fundamentação de sistemas elétricos e eletrônicos automotivos aplicados em sistemas de segurança ativa e passiva.
Introdução a instrumentação aplicada a veículos. Fundamentação de sistemas de comunicação automotiva.
Dinâmica Veicular – fundamentos de dinâmica longitudinal, lateral e vertical. Simulação do comportamento dinâmico do veículo. Sistemas de Freios – estudar e dimensionar o sistema de freio e seus componentes, bem como sua integração com o veículo. Sistemas de Suspensão e Direção – Estudar e analisar o desempenho dos sistemas de suspensão e direção, bem como sua integração com o veículo. Segurança Veicular – fundamentos da segurança veicular e os ensaios empregados para avaliação da segurança de ocupantes e pedestres.
Apresentação dos principais componentes dos sistemas veiculares. Detalhamento dos tipos, componentes e projeto de chassis. Estudo de estruturas, carregamentos externos, esforços internos e conceitos básicos empregados no desenvolvimento de chassis e carrocerias. Subsídios teórico-práticos para implementações computacionais, orientação e prática para o uso de integração de sistemas CAD/CAE. Aplicação em atividades práticas utilizando solvers de elementos finitos em sistemas para projeto e análise de elementos de um produto e conjuntos mecânicos. Avanços recentes e os aspectos práticos.
Circulação e acessibilidade em espaços físicos residenciais, industriais, comerciais e públicos. Manuseio e movimentação de cargas manuais, fatores ambientais, procedimentos das tarefas/atividades a serem executadas, layout, estereótipo popular.
Tipos de carregadores veiculares. Projeto elétrico para estações de recarga para nível residencial, condomínio, e recarga rápida. Normas técnicas e de concessionárias para estações de recarga. Controle de carregamento dos veículos elétricos. Conectividade e interfaces de análise. Regulação do serviço de recarga.
Matriz energética. Infraestrutura dos sistemas elétricos de potência. Relação entre transição energética e mobilidade elétrica. Fontes renováveis e não renováveis de energia e geração distribuída. Impacto da mobilidade e geração distribuída no sistema elétrico. Conceitos de smart grids, V2X, e relação com mobilidade e geração distribuída. Introdução a modelagem e análise de sistemas de distribuição.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Dr. Eduardo Campos Pellanda
Drª. Silvia Trein Heimfarth Dapper
Dr. Luís Humberto de Mello Villwock
Dr. Fabiano Passuelo Hessel
Dr. Aquiles Rossoni
Me. Odilon Francisco Pavón Duarte
Drª. Karina Ruschel
Dr. Sérgio Boscato Garcia
Me. Alexandre Hugo da Silveira
Me. Anderson Royes Terroso
Me. Julio Cesar de Marques Lima
Me. Marlon Leandro Moraes
Dr. Filipi Damasceno Vianna
Me. Renan Caron Viero
Me. Flavio Arthur Leal Ferreira
Dr. Vicente Mariano Canalli
Me. Milton Machado De Souza Junior
Dr. Marçal Jose Rodrigues Pires
Dr. Carlos Alexandre Dos Santos
Dr. André Fagundes Pase
Me. Mauro Erlei Schneider Martin
Me. Leonardo Masera
Ma. Lara Ely
Me. André da Rocha
Aquiles Rossoni
Email: [email protected]
Formado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e com doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFRGS, na área de Energia. Durante a graduação, estágio na indústria, realizando análise de projetos e manutenção do sistema elétrico industrial. O mestrado e o doutorado foram realizados na área de modelagem e análise de sistemas de distribuição com aplicações em projeto de P&D da ANEEL. Desde 2019, professor da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), sendo atualmente membro da Comissão de Coordenação de Curso (CCC) dos cursos de Engenharia Elétrica e de Energias Renováveis. Como professor, ministrando disciplinas, orientando alunos e realizando projetos e pesquisa em sistemas de energia e instalações elétricas. Revisor de periódicos internacionais da Elsevier e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE).
Eduardo Campos Pellanda
Email: [email protected]
Graduação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998), mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Possui dois Pós-Doutoramentos pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) – Boston – EUA. Atualmente é professor Titular por merecimento da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e membro do programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma instituição. Coordenador do Laboratório de pesquisa em mobilidade e convergência midiática (UBILAB). Bolsista de Produtividade PQ2 do CNPQ. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Jornalismo e Tecnologias da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: mobilidade, internet, converência, e ciberespaço. Já pesquisou para empresas como HP, Grupo RBS e Globo.com e entidades como UNICEF e WAN-IFRA – World Association of News Publishers. Orientou 16 mestrados e 10 doutorados. Em 2021 ganhou Menção Honrosa do Prêmio CAPES de orientação de tese.
Público | Valor |
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Publico Geral |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.600,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.520,00
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de 1.480,00
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.440,00
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.280,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.408,00
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.280,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.280,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 800,00
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.440,00
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.280,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 1.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.280,00
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11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 1.360,00
21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 1.440,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
Próximo quadriênio será liderado por Ir. Manuir Mentges como reitor e Ir. Marcelo Bonhemberger como vice-reitor
segunda-feira, 02 de dezembro | 2024