Certificações de Estudos

Jogos e Entretenimento Digital

Duração

240 horas

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

A certificação de estudos em Jogos e Entretenimento Digital vem atender uma demanda crescente de estudantes e mercado no sentido de especializar o conhecimento para demandas específicas nas áreas de Computação Gráfica e imagens em aplicações interativas, como jogos, filmes, simulações gráficas de tempo real, interfaces não convencionais, visualização e aplicações de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA).

A área de entretenimento digital tem uma participação expressiva no mercado: segundo o 2º Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (Ministério da Cultura, 2018), o Brasil já é o 13º maior mercado no mundo, com 75 milhões de jogadores e movimentando US$ 1,5 bilhões no ano. Isso representa um crescimento de 164% desde 2014, onde havia 142 empresas e hoje tem-se 375 empresas no país. Dessas, 60 estão apenas na Região Sul.

Outros exemplos de aplicações atuais são jogos sérios, simulações e sistemas interativos com RV e RA. Essa área envolve muitas outras áreas da Computação como, por exemplo, Inteligência Artificial. Porém, especificamente para esta certificação pretende-se trabalhar com disciplinas que envolvem imagens e dados gráficos, conforme relação a seguir:

    • Fundamentos e Computação Gráfica (presente no Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica)
    • Projeto de Desenvolvimento de Jogos (presente no Curso de Ciência da Computação – Escola Politécnica)
    • Laboratório de Games e Narrativas Gráficas (presente no Curso de Escrita Criativa – Escola de Humanidades)
    • Computer Animation, lecionada em inglês (presente no PPGCC – Escola Politécnica)
    • Realidade Virtual (presente no PPGCC – Escola Politécnica)

Os objetivos desta certificação são qualificar os estudantes nos conceitos mais básicos aos mais avançados dessas disciplinas, e instrumentalizá-los com ferramentas no estado da arte e no estado da tecnologia nas áreas de jogos e entretenimento digital.

  • Fundamentos de Computação Gráfica

    Código 4645Z | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Apresentação de uma perspectiva histórica da computação gráfica. Estudo dos conceitos matemáticos fundamentais de computação gráfica. Estudo de técnicas de modelagem geométrica e estruturas de dados adequadas a aplicações gráficas. Estudo dos processos de visualização bidimensional e tridimensional para geração de imagens. Apresentação de algoritmos de síntese de imagens realistas.

  • Laboratório de Games e Narrativas Gráficas

    Código 12297 | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Princípios da narrativa visual e eletrônica. A narrativa em quadrinhos, narrativas gráficas e livros ilustrados. A narrativa em jogos eletrônicos. Experimentações práticas com narrativas gráficas e em games. Ferramentas de trabalho: formatos, veículos, meios, softwares.

  • Projeto de Desenvolvimento de Jogos

    Código 4646X | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Apresentação do histórico, categorias e plataformas de jogos digitais. Análise do mercado de jogos digitais no Brasil e no mundo. Descrição do processo de desenvolvimento de jogos digitais. Estudo de arquiteturas para motores de jogos (engines). Estudo de elementos de design para jogos digitais. Análise de ferramentas utilizadas no desenvolvimento de jogos digitais. Apresentação de um framework para o desenvolvimento de jogos digitais. Discussão de algoritmos e estruturas de dados para jogos digitais. Projeto e implementação de um protótipo de jogo digital.

  • Computer Animation (G/PG)

    Código 54602 | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Introdução à Animação Computadorizada; Modelagem e animação de personagens virtuais; Animação Comportamental; Ambientes Virtuais “inteligentes”.

  • Realidade Virtual (G/PG)

    Código 54610 | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Conceitos de Realidade Virtual. Dispositivos Visualização e Rastreamento para Aplicações de Realidade Virtual. Técnicas de Interação em Ambientes Virtuais. Realidade Aumentada. Aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.

Os créditos referentes às Certificações de Estudo serão cobrados junto com as demais mensalidades em 5 parcelas. O valor semestral do crédito adicional no ano de 2024 é de R$ 440,63.

Exemplo: Aluno matriculado em 20 créditos que requisitar mais 4 créditos das Certificações de Estudo efetuará os pagamentos da 2ª a 6ª parcela (totalizando 5), com o valor referente a 24 créditos, conforme tabela de valor de cada curso.

Os alunos diplomados que requisitarem matrícula em disciplinas da Certificação de Estudos ou em regime de Disciplinas Isoladas, nos meses de janeiro ou julho/2024, efetuarão o pagamento dos créditos matriculados conforme tabela abaixo, valores válidos para o ano de 2024.

Créditos 1ª parcela 2ª parcela 3ª, 4ª e 5ª parcela Valor semestral
2 R$ 352,50 R$ 0,00 R$ 176,26 R$ 881,28
3 R$ 352,50 R$ 176,22 R$ 264,39 R$ 1.321,89
4 R$ 352,50 R$ 352,52 R$ 352,50 R$ 1.762,52
5 R$ 352,50 R$ 528,76 R$ 440,63 R$ 2.203,15
6 R$ 352,50 R$ 705,00 R$ 528,76 R$ 2.643,78
7 R$ 352,50 R$ 881,24 R$ 616,89 R$ 3.084,41
8 R$ 352,50 R$ 1.057,48 R$ 705,02 R$ 3.525,04
9 R$ 352,50 R$ 1.233,75 R$ 793,14 R$ 3.965,67
10 R$ 352,50 R$ 1.410,02 R$ 881,26 R$ 4.406,30
11 R$ 352,50 R$ 1.586,26 R$ 969,39 R$ 4.846,93
12 R$ 352,50 R$ 1.762,47 R$ 1.057,53 R$ 5.287,56
13 R$ 352,50 R$ 1.938,77 R$ 1.145,64 R$ 5.728,19
14 R$ 352,50 R$ 2.114,95 R$ 1.233,79 R$ 6.168,82
15 R$ 352,50 R$ 2.291,25 R$ 1.321,90 R$ 6.609,45
16 R$ 352,50 R$ 2.467,52 R$ 1.410,02 R$ 7.050,08
17 R$ 352,50 R$ 2.643,76 R$ 1.498,15 R$ 7.490,71
18 R$ 352,50 R$ 2.820,03 R$ 1.586,27 R$ 7.931,34
19 R$ 352,50 R$ 2.996,24 R$ 1.674,41 R$ 8.371,97
20 R$ 352,50 R$ 3.172,54 R$ 1.762,52 R$ 8.812,60

Obs.: O valor semestral, com base no número de créditos matriculados, será cobrado em um total de 5 (cinco) parcelas. A primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula, no Setor Financeiro Acadêmico. O valor cobrado será pela média de 4 créditos. Após a efetivação da matrícula, será feito o cálculo da semestralidade e a mesma será dividida em 5 parcelas. Havendo diferença de valor em relação a primeira já paga, este será ajustado na segunda ou terceira parcela, dependendo do mês de matrícula. Das parcelas restantes, a Universidade enviará documento bancário com vencimento no dia 15 de cada mês, para pagamento na rede bancária.

 

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.

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