Institucional

Em oficina, alunos narram suas experiências em Iniciação Científica

quinta-feira, 22 de novembro | 2018

Salão de Iniciação Científica

Estudantes de Graduação durante o Salão de IC / Foto: Bruno Todeschini

Nesta quinta-feira, 22 de novembro, o professor da Escola de Ciências Júlio César Bicca-Marques ministra a oficina Falando sobre a Iniciação Científica: compartilhando experiências nas diferentes áreas do conhecimento, que encerra o roteiro de palestras sobre o tema. Em um formato de mesa-redonda, alunos que participaram do programa poderão narrar suas vivências e trocar aprendizados. A atividade tem duração de uma hora e ocorre às 12h45min, no auditório do prédio 9 do Campus (Avenida Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre). Não é necessário realizar inscrições prévias.

Oficinas

A ideia de promover as oficinas partiu do professor Bicca-Marques, que, ao assistir a bancas, percebia a deficiência de aspectos técnicos nos trabalhos e resumos. As atividades vêm sendo promovidas mensalmente e contam com larga adesão dos estudantes. “São cerca de 150 alunos participando em cada edição. O foco é qualificar, e fazemos isso através de uma conversa”, explica o professor.

O público principal do evento são alunos de graduação, mas as oficinas são abertas ao público. “Também participam pessoas do mestrado, doutorado e até mesmo de pós-doutorado. Sempre é possível melhorar”, afirma Bicca-Marques, que já abordou, em edições anteriores, os temas ética, título, palavras-chave, resumo, introdução, bibliografia e métodos.