Foi uma trajetória meteórica. Da chegada dos primeiros irmãos maristas vindos da Europa para o interior do Rio Grande do Sul, em 1900, à criação da Universidade, em 1948, em Porto Alegre, a obra educacional criada por São Marcelino Champagnat na França consolidou-se no Sul do Brasil. Em 1950, a instituição que teve seu embrião no Curso Superior de Administração e Finanças conquistaria o título de Pontifícia, sendo a primeira de ensino superior do Instituto Marista no mundo.
O espírito empreendedor de um religioso como o Ir. Afonso, o fundador da PUCRS, aliada à visão de futuro e à determinação de homens como Ir. Faustino João e os reitores Ir. José Otão, Ir. Norberto Rauch, Ir. Joaquim Clotet e o atual Ir. Evilázio Teixeira, com o apoio de todos os seus colaboradores, foram fundamentais para a Universidade crescer e alcançar o nível de excelência e reconhecimento em ensino, pesquisa e inovação que tem nos dias de hoje.
Acompanhe, nos links abaixo, a trajetória dos principais momentos e realizações da Instituição nessas sete décadas nas reportagens especiais publicadas na Revista PUCRS ao longo de 2018.