Serviços

Abdellah Taïa e Alejandro Zambra estão na PUCRS, na Primavera Literária Brasileira

segunda-feira, 22 de outubro | 2018

primavera literaria brasileiraDois grandes nomes da literatura contemporânea fecham a programação da primeira edição da Primavera Literária Brasileira realizada no País. O cineasta e escritor marroquino Abdellah Taïa e o escritor espanhol Alejandro Zambra estão na PUCRS, nesta segunda-feira, 22 de outubro, para bate-papos nos quais falarão sobre suas carreiras e obras. Os encontros começam às 14h, no auditório da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (Av. Ipiranga, 6.681 – Porto Alegre/RS), com entrada gratuita. As conversas com escritores têm vagas limitadas e recebem inscrições gratuitas neste link.

Confira a programação desta segunda-feira:

A partir das 14h

  • Conversa com o escritor chileno Alejandro Zambra, com a mediação de Ricardo Barberena e Reginaldo Pujol Filho.

A partir das 16h

  • Leonardo Tonus e Natalia Borges Polesso mediam a conversa com o escritor e cineasta marroquino Abdellah Taïa, que encerrará o Printemps Littéraire Brésilien autografando Ele que é digno de amar, romance publicado em 2017 que será lançado no Brasil pela editora Nós.

Local: Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos
Av. Ipiranga, 6.681 – prédio 7 – 2º andar – Porto Alegre/RS

Sobre Abdellah Taïa

escritor abdellah taia,primavera literária brasileira

Escritor Abdellah Taia / Foto: Håkan Lindquist, CC BY SA 3.0

Nasceu em Sale, no Marrocos, em 1973, em um ambiente bastante modesto. Estudou literatura francesa em Rabat e em Genebra. Concluiu seu doutorado na Sorbonne. Vive na França desde 1999.  Tem publicadas, entre outras, as obras Meu Marrocos (2000), Le rouge du tarbouche (2004), O Exército da Salvação (2006) e Uma melancolia árabe (2008). Taïa também é conhecido por assumir publicamente sua homossexualidade (considerada um crime em Marrocos) através de seus livros autobiográficos ou através de fóruns na imprensa.

Sobre Alejandro Zambra

Zambra é considerado um dos mais relevantes autores da literatura latino-americana contemporânea. Aclamado pela crítica e pelo público, foi eleito pela revista britânica Granta como um dos 22 melhores jovens escritores hispano-americanos. Licenciado em Literatura Hispânica na Universidade do Chile e com doutorado em Literatura pela Universidade Católica do Chile, atua como poeta, romancista e ensaísta. Ele estará à noite no Fronteiras do Pensamento em um debate com o escritor espanhol escritor Javier Cercas.

Sobre a Primavera Literária*

Por influência da homenagem que a França fez ao Brasil em 2005, com o Ano do Brasil na França, o professor brasileiro na Sorbonne, Leonardo Tonus, pensou em criar um movimento que repercutiu na Primavera Literária Brasileira. “Recebi autores brasileiros e portugueses em sala de aula com o intuito de divulgar a literatura mais recente como atividade pedagógica, para que os estudantes se interessassem por ela. Com o aumento dessas visitas e uma dinâmica própria decidi, em 2014, realizar uma semana Brasil na universidade, convidando alguns autores. Houve boa recepção dos estudantes e, então, criei o chamado Festival ou Primavera Literária com um formato pedagógico em parceria com os estudantes e em prol deles, pois eles participam na organização, na escolha e no acompanhamento dos autores”, destaca Tonus.

* Com informações de Paulo Jorge Pereira.