A equipe de arbitragem da Escola de Direito da PUCRS obteve destaque em uma competição internacional na modalidade moot courts (simulação de julgamento). Realizado na Suffolk University, em Boston (Estados Unidos), o evento FDI Moot reuniu 114 times de instituições de vários países para a etapa de rodas orais, no qual o time formado pelos alunos Andrea Bodanese, Fernanda Milnitsky, Laura Ziegler Meirelles e Graciana Scarpellini Campos e a Alumni (diplomada) Athenais Linhares Moreira classificou-se em 28º lugar. O grupo superou importantes universidades como King’s College London, Universitat de Barcelona e University of Miami School of Law, entre outras. Atualmente os participantes preparam-se para participar do 25th Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot, cujas rodadas orais ocorrerem no mês de março de 2018, em Viena (Áustria).
Sobre as moot courts
O grupo tem participado, desde 2013, das principais competições nacionais e internacionais na modalidade moot courts. Tais competições simulam uma disputa jurídica, com base em caso hipotético criado especialmente para o evento. O grupo então deve realizar sólida pesquisa, durante em torno de um semestre, para embasar seus argumentos, que são apresentados em duas etapas, a entrega de memoriais escritos e a participação de rodadas orais, cujos avaliadores são juristas de renome nacional e internacional. Em 2016 o time passou a participar também de competições de mediação e negociação, que igualmente envolvem litígios simulados, mas com o objetivo de conduzir à auto-composição.
Outras conquistas
Entre as principais conquistas da equipe da arbitragem da Escola de Direito estão:
Como participar
Estudantes da PUCRS interessados em tais experiências podem fazer sua preparação participando do Grupo de Estudos em Arbitragem e Contratos Comerciais Internacionais, como também ingressando na disciplina Alternative Dispute Resolution: Mediation, Arbitration and Conciliation, ministrada em Inglês, na Escola de Direito.