O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS, que tem sede no Tecnopuc Viamão, promove nesta segunda-feira, 21 de agosto, um bate papo sobre edital para estudantes de cinema e audiovisual. Será das 17h às 18h, no Hub Universidades, espaço do Tecna para interação com público universitário durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, no Centro de Eventos do Serra Azul.
A proposta, segundo a coordenadora do Centro e professora da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Aletéia Selonk, é promover uma troca de ideias com o público. “Será uma oportunidade para apresentar o escopo do edital, as regras, a premiação e abrir para sugestões”, conta. Em julho de 2017 foi filmado o primeiro curta selecionado em edital interno, uma ação piloto do Tecna e que agora será voltado para universitários de todo o Rio Grande do Sul. O edital deve ser lançado em setembro.
O Hub Universidades é uma das ações do Tecna durante o festival de Cinema, como um de referência para encontros, troca de ideias, apresentação de projetos, debate sobre mercado e suas possibilidades. O espaço funciona das 11h às 18h. A primeira ação do Hub foi uma participação no debate sobre curtas gaúchos, no domingo, 20 de agosto. A programação continua nos dias 22 e 23 de agosto, com temas de interesse dos universitários e escolhidos a partir da escuta dos estudantes.
A participação do Tecna no Festival de Cinema de Gramado reforça o papel da PUCRS como articuladora entre Universidade, Governo, sociedade e empresas, além de fomentar o cinema gaúcho e nacional. A equipe presente durante o evento é formada pela coordenadora do Tecna, professora Aletéia Selonk; pela gerente de operações, Clarissa Pereira; pelo supervisor de montagem do Teccine – curso superior de tecnologia em Produção Audiovisual da PUCRS, Fabio Lobanovski, atuando na orientação da Play TV; e quatro estudantes que atuam na produção de conteúdo e coberturas. O Tecna conta ainda com a atuação de dois diplomados do Teccine, Luísa Cecilia Pinto e Anderson Fragozo, contratados como assistentes de produção.
Play TV
Além do Hub Universitário, o Tecna participa do Festival de Cinema de Gramado com a curadoria de conteúdo para telões externos do Palácio dos Festivais, exibidos diariamente, das 16h às 1h, durante todo o evento. “Produzimos material que valoriza as iniciativas do RS no setor audiovisual, apontando a força desse polo regional audiovisual que somos”, comenta Aletéia. O projeto foi batizado de Play TV e conta com coberturas, entrevistas e notícias sobre séries, filmes e jogos digitais produzidos no RS e que logo chegarão ao mercado, além de material sobre os principais produtos do setor que já estão sendo veiculados. Ainda, um vídeo institucional do estúdio do Tecna é exibido na sala do Palácio antes de cada projeção à tarde e à noite.
Gramado Film Market
Outra ação do tecna durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, é o apoio na organização do Gramado Film Market– Conexões, iniciativa da Gramadotur voltada a profissionais e universitários com painéis temáticos e workshops. “Esta é a primeira edição desse evento dentro do festival e o Tecna entrou para qualificar a ação. Propusemos temáticas e abordagens para os painéis. Todo grande festival internacional tem um Film Market acontecendo ao lado do tapete vermelho, que é onde os negócios são feitos. Esse é o primeiro passo de algo muito relevante que a organização do Festival de Cinema de Gramado quer estabelecer como prática”, conta Aletéia. A programação conta com a presença do Canadá, país convidado de honra da edição de 2017 do Festival. Dentre os temas a serem abordados estão games, realidade virtual, cinema brasileiro e mulheres no audiovisual, entre outros.
Sobre o Tecna
Inaugurado em 2017, o Tecna é uma parceria entre PUCRS, Governo do RS e Fundacine, com proposta de oferecer uma estrutura inédita no mercado audiovisual do RS para alavancar o setor. Localizado no Tecnopuc Viamão, o espaço tem investimento total de R$ 27 milhões.
A primeira parte da obra foi entregue em abril e conta com um estúdio de cinema e TV de alta tecnologia e normas internacionais de qualificação. Pode ser locado por produtoras de conteúdo e publicidade, além de canais de TV com demanda para filmar em estúdio. A segunda fase deve ser entregue no primeiro semestre de 2018 e trará laboratórios equipados voltados para animação, games, efeitos visuais, 3D, motion capture e renderfarm, além de estúdio de som com sala de mixagem. Assim, produtoras poderão sediar filmes no Tecna, da preparação à pós-produção.