Uma vez por ano, cerca de 20 Prêmios Nobel de Economia se reúnem em Lindau, na Alemanha, para conhecer a próxima geração de cientistas. Em 2017, o doutorando em Economia do Desenvolvimento, da Escola de Negócios da PUCRS, Paulo Henrique Hoeckel estará entre os cerca de 400 estudantes selecionados de todo o mundo. A 6ª Reunião de Lindau sobre Ciências Econômicas será realizada de 22 a 26 de agosto, proporcionando um intercâmbio de expertise econômica e inspirando encontros interculturais e intergeracionais entre os jovens participantes.
A cada reunião, mais de mil candidatos são nomeados para participar da seleção, que tem, dentre muitos requisitos, recomendações, proficiências e produção científica. Toda a trajetória acadêmica dos candidatos é avaliada e os mais qualificados, de acordo com os critérios do Conselho de Avaliação do Lindau Nobel Laureate Meetings, são contemplados com a oportunidade de participar do encontro que conta com conferências, mesas redondas, e seções de discussão. “Me inscrevi para ser orador em uma das seções de discussão, apresentando o meu tema de pesquisa aos Prêmios Nobel, que posteriormente passam a realizar a discussão do trabalho. O resultado deve sair em breve”, conta Hoeckel.
Aos 28 anos, Hoeckel faz doutorado sanduíche, com bolsa da Capes, com estadia de oito meses na Universidade de Lisboa. Seu retorno para o Brasil está previsto para o início de dezembro. Sua pesquisa de doutorado aborda as implicações da oferta e da demanda de etanol, com foco no comportamento de preços e interações com os mercados agrícolas. A tese deve ser defendida até março de 2018.
Segundo Hoeckel, a possibildiade de interagir com pesquisadores que são referência em diversos campos de Ciências Econômicas trará um elevado ganho para sua formação acadêmica, bem como uma repercussão positiva para a PUCRS. “Espero que da discussão de tópicos surjam ideias e contribuições relevantes para a elaboração de pesquisas futuras que busquem atender às demandas de questões atuais e problemas latentes no Brasil”, comenta.
A oportunidade de participar da reunião com Prêmios Nobel é, para Hoeckel, resultado de sua dedicação e do suporte e conhecimento recebido. “Será uma honra representar a PUCRS e a todos que fazem parte dela. Desde a minha chegada fui muito bem acolhido e o ambiente é excelente, o que possibilitou-me crescer profissionalmente e consolidar ainda mais a minha formação acadêmica. Agradeço à Universidade, na pessoa do Reitor Ir. Evilázio Teixeira, e ao meu orientador, professor Augusto Mussi Alvim, assim como os demais professores e colegas do Programa de Pós-Graduação em Economia”, finaliza.