Espaço une cuidado interdisciplinar, ensino e pesquisa para beneficiar a comunidade tecnologias de ponta e atendimento humanizado
quarta-feira, 09 de julho | 2025A PUCRS inaugurou, na última terça-feira (8), as novas instalações do Centro de Reabilitação, que agora passa se chamar Centro do Movimento, um espaço projetado para unir assistência à saúde, formação acadêmica e inovação tecnológica, reforçando o compromisso da Universidade com uma atuação transformadora, interdisciplinar e voltada às necessidades da sociedade.
A inauguração vem acompanhada de um movimento de marca que busca trazer maior abrangência aos serviços oferecidos, que vão desde a prevenção até o tratamento e a reabilitação; e também traduzir o propósito do Centro de trazer saúde e bem-estar para as pessoas integralmente.
As ações desenvolvidas no Centro do Movimento têm caráter interdisciplinar, envolvendo profissionais de diferentes especialidades da área da saúde, em um modelo colaborativo. Os atendimentos oferecidos à comunidade são realizados por meio de convênios e parcerias com instituições, ampliando o acesso a serviços fisioterapêuticos qualificados.
“A atuação do Centro do Movimento seguirá impulsionada pelo desejo de promover saúde por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão”, pontua Milton André Stella, diretor de Negócios da PUCRS.
Esse modelo de atendimento está integrado às atividades acadêmicas da graduação e pós-graduação da Escola de Ciências da Saúde e da Vida e de outras unidades da Universidade, promovendo a conexão entre prática supervisionada, estágios curriculares e formação continuada.
Além disso, o Centro do Movimento contribui com a geração de conhecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias, fortalecendo a pesquisa aplicada e a inovação no campo da reabilitação, prevenção e promoção da saúde.
“Este novo momento reafirma nosso compromisso com a saúde, o ensino, a pesquisa e a extensão universitária. Estamos iniciando uma fase com muitas novidades, como a ampliação das salas de atendimento em fisioterapia, e a chegada de equipamentos de alta tecnologia, da empresa italiana Technogym, entre outras”, pontua o coordenador do Centro do Movimento, Pedro Henrique Deon.
O Centro do Movimento oferece um modelo de cuidado abrangente e conta com profissionais experientes e estrutura física qualificada. Seu propósito é proporcionar um suporte diferenciado e humanizado, alinhado às demandas da comunidade e às diretrizes acadêmicas e científicas da Universidade.
O Centro do Movimento surge da necessidade de reposicionar a marca Centro de Reabilitação, nome dado à unidade criada em 2004. Por meio de um novo conceito e uma nova identidade visual, o objetivo é fortalecer a conexão com as tendências atuais do mercado e ampliar sua relevância.