Trazer para o Brasil uma nova proposta de Educação Superior, na qual é possível internacionalizar o ensino e a pesquisa at home, ou seja, sem a necessidade de viagem a outros países, está entre as propostas que serão apresentadas no seminário Internationalisation of Higher Education in the UK and Brazil: A partnership between Newcastle University and PUCRS.
O evento, que ocorre no dia 16 de maio, no auditório do prédio 9, é uma promoção do Centro de Estudos em Educacao Superior (CEES), da Escola de Humanidades, sendo aberto ao público e com tradução consecutiva. As inscrições são gratuitas neste link.
Desde 2016, um grupo de pesquisadores da PUCRS mantém contatos e trabalhos sistemáticos em parceria com a Newcastle University (Reino Unido) integrante de uma rede com 24 universidades britânicas de excelência denominada Russel Group.
O seminário irá consolidar essa parceria, que tem como objetivos discutir a perspectiva da internacionalização a partir de redes de pesquisa nos contextos do Reino Unido e Brasil; incentivar maior reflexão sobre as pesquisas e práticas docentes e institucionais por meio de trocas de experiências; e reforçar o diálogo, a produção e a circulação do conhecimento acerca da internacionalização na Educação Superior.
DIVULGAÇÃO DE PESQUISAS
Entre os resultados de pesquisas a serem apresentados está um levantamento do professor Alexandre Anselmo Guilherme, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades (PPGEdu), e da professora Adele Paztor, de Newcastle. Eles estudam o impacto acadêmico e as experiências adquiridas por estudantes brasileiros de Engenharia que fizeram intercâmbio no Reino Unido beneficiados pelo programa Ciência sem Fronteiras.
Outra iniciativa a ser exposta é como os cinco pesquisadores da PUCRS integrantes dessa parceria estão estabelecendo conexões com seus pares em Newcastle, os avanços e os desafios desse primeiro ano de atividades. Essa pesquisa é liderada pela professora Marilia Morosini, membro do PPGEdu e líder do Centro de Estudos em Educação Superior da PUCRS, ao lado da professora inglesa Sue Robson, principal atração internacional do seminário.
De acordo com Marilia Morosini, organizadora do evento, “pensar a Educação Superior at home é um avanço em termos de internacionalização, especialmente por meio de parcerias com essa, que permitem estudar e montar currículos de ensino internacionais de excelência, beneficiando principalmente estudantes de graduação, além de fortalecer a pós-graduação e gerar experiências positivas para o corpo docente”.
PALESTRANTES DE NEWCASTLE
A professora Sue Robson será responsável por dois paineis durante o evento: Internationalisation in and of Higher Education: challenges and possibilities for our network; e Approaches and Tools for Internationalisation at Home. Já o professor Steve Whasl irá abordar o tema Mixed Methods Research in HE internationalisation.