Pesquisa investiga o papel da governança inteligente no desenvolvimento de comunidades e destaca o 4º Distrito como estudo de caso
quarta-feira, 30 de abril | 2025O artigo “Como as comunidades se tornam inteligentes: um estudo de caso de Porto Alegre, Brasil”, desenvolvido por pesquisadores da Escola de Negócios da PUCRS, foi publicado na primeira edição da revista POLYEDRUM: Cultura et Educatio, lançada pelo Dicastério para a Cultura e Educação do Vaticano. O lançamento ocorreu em novembro, em Veneza, durante a Bienal de Arte, um dos eventos culturais mais importantes do mundo.
Com foco na regeneração urbana sustentável, o estudo investiga como práticas de governança inteligente podem transformar comunidades locais em ecossistemas urbanos mais inovadores, resilientes e interconectados. Para isso, os pesquisadores analisaram o Programa de Regeneração Urbana Sustentável do 4º Distrito (+4D), em Porto Alegre, por meio de 25 entrevistas com lideranças comunitárias, representantes da Prefeitura, empreendedores, consultores e cidadãos.
Os resultados preliminares apontam para a importância de práticas que promovam coesão social e diálogo significativo entre comunidades e autoridades públicas, e mostram que a inteligência coletiva deve ser utilizada para resolver os problemas da cidade.
“Nosso objetivo foi entender como a governança inteligente pode capacitar indivíduos a trabalharem como uma comunidade, moldando um ecossistema urbano capaz de se adaptar às necessidades locais”, explica a professora Edimara Luciano, uma das autoras do estudo.
A publicação na revista do Vaticano reforça a relevância global da pesquisa desenvolvida pela PUCRS. Para Edimara, o reconhecimento é também uma oportunidade de inserir Porto Alegre e o Brasil no debate sobre inovação urbana e sustentabilidade.
“Estar em uma publicação ligada ao Vaticano e lançada em um evento tão prestigiado como a Bienal de Veneza amplia a visibilidade do nosso trabalho e fomenta discussões sobre governança e regeneração urbana em uma perspectiva global.”
O estudo contribui significativamente para as teorias de governança e transição urbana, oferecendo uma base sólida para o desenvolvimento de comunidades inteligentes. A publicação é um marco não apenas para a PUCRS, mas também para os debates sobre o futuro das cidades e o papel da governança no fortalecimento de comunidades.
Saiba mais sobre o trabalho dos pesquisadores da PUCRS e as iniciativas que estão transformando o 4º Distrito em um modelo de regeneração urbana em escala global.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL