Impacto Social

PUCRS realiza workshop de sustentabilidade para colaboradores  

A oficina contou com a presença de mais de 60 colaboradores/as da Universidade 

sexta-feira, 04 de abril | 2025
A oficina está alinhada com o Planejamento Estratégico da PUCRS 2023-2027. / Foto: Giordano Toldo

Como somar ações que fazem a diferença? Foi com esse intuito que professores e técnicos administrativos da PUCRS se reuniram na última sexta-feira, dia 4 de abril, para participar do workshop Multiplicadores de Sustentabilidade PUCRS. O encontro, que reuniu 62 pessoas, foi o início de um projeto que visa transformar colaboradores e colaboradoras em multiplicadores/as de práticas sustentáveis na instituição, apoiando a construção de um ambiente mais consciente. A iniciativa está alinhada com o Planejamento Estratégico da PUCRS 2023-2027.  

Gerar impacto real no mundo é um direcionador da Universidade desde o início. A PUCRS, é comprometida com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU), já contribui com 15 das 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Izabel Brandão, assessora da Pró-Reitoria de Administração e Finanças (PROAF), é uma das gestoras do projeto de Multiplicadores de Sustentabilidade em conjunto com a analista de Sustentabilidade Ambiental, Flavia Paesi.  

“Quando se fala em sustentabilidade ambiental na PUCRS, sempre tivemos ações isoladas, cada área fazia algo. Em 2024, com a criação do Comitê de Gestão Ambiental, de uma área dedicada ao assunto e a contratação da Flavia Paesi, Engenheira Ambiental, evoluímos muito, estamos conseguindo otimizar ações, juntar dados, fazer inventários. Em 2025 estamos contando com o apoio do Grupo de Trabalho Gestão Ambiental, liderado pelo vice-reitor da PUCRS, Ir. Marcelo Bonhemberger”, sintetiza Izabel.  

Durante o workshop, as pessoas presentes trouxeram ideias, sugestões e vivências que podem tornar a PUCRS um espaço cada vez mais sustentável. E essa é a ideia da iniciativa, que os/as multiplicadores/as, em conjunto, construam ideias que possam ser levadas adiante para os diversos espaços e setores da Universidade.  

“Os multiplicadores influenciarão positivamente as pessoas ao seu redor, promovendo ações e atitudes que contribuam para a preservação do meio ambiente, o uso responsável dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais. Para isso, eles participarão de workshops mensais, focados em alguma das temáticas relacionadas a gestão ambiental do campus. Além disso, eles farão parte de um grupo para troca de experiências e para viabilizar projetos em todas as unidades da Universidade”, explica a engenheira ambiental Flavia Paesi. 

Impacto Social  

Apesar da iniciativa dos Multiplicadores de Sustentabilidade ser nova, a Universidade já conta com diversos projetos relacionados a essa pauta. Confira algumas dessas iniciativas:  

  • Central de Resíduos: gestão integrada de resíduos, com coleta, separação, destinação de recicláveis, rcc, perigosos, rejeito e compostagem;
  • Gestão de energia: redução do consumo energético da Universidade e transformação da matriz energética;
  • Gestão de emissões de GEE : monitoramento, mensuração e estratégias para descarbonização nos escopos 1 e 2 do Planejamento Estratégico 2023-2027;
  • Proteção da biodiversidade: através do Pró-Mata e Campus da Universidade, realizando a manutenção do ecossistema;
  • Relatório de sustentabilidade: report de sustentabilidade alinhado com os ODS da ONU

Leia também: 

Fotos: Giordano Toldo