Curso para profissionais em Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade e áreas correlatas, que desejam adquirir conhecimentos avançados para atuação na área tributário-fiscal, com ênfase na reforma tributária do consumo.
A especialização é oferecida na modalidade online ao vivo, proporcionando aprofundamento teórico e prático sobre a área tributária, com ênfase na reforma tributária do consumo. Em tempos de reforma tributária (iniciada pela EC nº 132/2023 e regulamentada pela LC nº 214/2025), o Sistema Tributário Nacional passará por significativas alterações e, assim, os profissionais da área podem se atualizar e qualificar, para o bom desempenho de sua missão institucional.
Profissionais graduados(as) em Direito, Economia, Administração de Empresas, Contabilidade e áreas correlatas.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: educon.matriculasls@pucrs.br;
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
As possíveis divisões dos períodos históricos brasileiros a partir da perspectiva da construção de suas Constituições. O período colonial. O período Imperial. Os períodos Republicanos: Primeira República, Era Vargas, 1ª Redemocratização, Regime Militar, 2ª Redemocratização. Os sistemas tributários nos períodos colonial, imperial e republicano. O sistema tributário republicano na Primeira República. O sistema tributário da Era Vargas até o CTN/1966. O sistema tributário da Constituição de 1988. A Reforma Tributária da Emenda Constitucional nº 132/2023.
Contexto histórico e necessidade da reforma. Objetivos e princípios norteadores da Emenda Constitucional nº 132/2023. Diálogo da EC nº 132/2023 com os Princípios Constitucionais Tributários já existentes (Princípio da Legalidade, Princípio da Isonomia e Princípio da Anterioridade e imunidades, entre outros). IVA Dual e Federalismo Fiscal. O IVA Dual previsto na Constituição: CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). O modelo constitucional de Imposto Seletivo (IS) e o novo paradigma da extrafiscalidade. Mecanismos para combater a desigualdade social e regional. O período de transição. 9. O ADCT e os dispositivos constitucionais da EC nº 132/2023 que não foram incorporados ao texto da Constituição.
Definição e importância dos princípios tributários. Evolução histórica dos princípios no sistema tributário brasileiro. Novos Princípios Introduzidos pela Reforma Tributária. Princípio da Simplicidade. Princípio da transparência. Princípio da justiça tributária. Princípio da cooperação. Princípio da defesa do meio ambiente. Impactos dos Novos Princípios no Sistema Tributário. Mudanças na administração tributária. Efeitos sobre a arrecadação e fiscalização. Implicações para os contribuintes e empresas.
Introdução ao IVA Dual. Conceito e objetivos do IVA Dual Modelos internacionais de IVA Dual. A regra matriz de incidência tributária do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) tal qual prevista na Lei Complementar nº 214/2025. O fato gerador do IBS e da CBS (critério material). O local da ocorrência do fato gerador do IBS e da CBS e a mudança de paradigma da origem para o destino (critério espacial). O momento de ocorrência do fato gerador e os possíveis problemas de fluxo de caixa (critério temporal). A base de cálculo ampla do IBS e da CBS e o modelo de não cumulatividade adotado (critério quantitativo). A alíquota do IBS e da CBS como parâmetro de manutenção da autonomia federativa (critério quantitativo). A sujeição passiva no IBS e na CBS (critério pessoal). A repartição de receitas entre União, estados e municípios. A transição entre os regimes e a utilização de créditos acumulados de PIS/COFINS e ICMS.
Introdução ao Princípio da Não Cumulatividade. Definição e importância do princípio da não cumulatividade. Histórico e evolução no sistema tributário brasileiro. Histórico e evolução no cenário internacional. Não Cumulatividade no Contexto do IVA Dual. Aplicação da não cumulatividade pela Lei Complementar nº 214/2025. Aplicação do princípio da não cumulatividade no IBS. Aplicação do princípio da não cumulatividade na CBS. Comparação com o sistema anterior (PIS, COFINS, IPI, ISS e ICMS). Mecanismos de Apuração e Compensação de Créditos. Impactos da não cumulatividade para empresas de diferentes setores. Análise de casos práticos e estudos de impacto econômico. Desafios e oportunidades na implementação do princípio da não cumulatividade. Análise Crítica e Perspectivas Futuras. Avaliação dos benefícios e desafios da não cumulatividade no IVA Dual. Cotejo do modelo de não cumulatividade com um modelo de tributação cumulativa. Cotejo do modelo de não cumulatividade brasileiro com as melhores práticas internacionais.
Introdução à revolução tecnológica 4.0, com seus intangíveis digitais, tais como big data, metaverso, inteligência artificial, criptoativos, entre outros. Os problemas de volatilidade de capital e de dificuldades de fiscalização tributária dos intangíveis digitais. As melhores práticas internacionais para a cobrança de IVAs sobre os intangíveis digitais. A revolução tecnológica como impulsionadora da reforma tributária. A tributação dos bens da economia digital no modelo vigente e no modelo futuro. O conceito de bens e serviços trazido pela EC nº 132/2023 e a ampliação da base de incidência tributária. Estudos de caso e análise de experiências práticas.
Encontro Presencial
Proposta do Encontro: no período da manhã, debate presencial com professores que são referência nacional na matéria, como forma de viabilizar uma troca de ideias mais próxima entre os alunos e os professores.
No período da tarde, dinâmica de grupo envolvendo os coordenadores do curso. A dinâmica servirá de atividade avaliativa de encerramento do módulo 1.
Período de Ocorrência: final de outubro de 2025, encontro de um dia, turnos da manhã e da tarde.
A apuração do IVA Dual. Apuração de créditos tributários no IBS. Apuração de créditos tributários na CBS. Modelo Operacional do IVA Dual. Estrutura e funcionamento do modelo operacional. Implementação e gestão do IVA Dual pelo Poder Público e nas empresas. A tecnologia como vetor de automação para a arrecadação de tributos. A tecnologia da nota fiscal eletrônica. A tecnologia do split payment. A tecnologia para dividir as receitas de IBS entre estados e municípios. Os Métodos de Pagamento do IVA Dual. Tipos de métodos de pagamento. Procedimentos e prazos para pagamento. Tecnologias e sistemas de pagamento. Restituição do IVA Dual. Critérios e condições para restituição. Processos e documentação necessária. Projeção de cenários de casos práticos de restituição. As obrigações acessórias no IBS e na CBS. Documentação e registros necessários para a não cumulatividade. Obrigações acessórias específicas do IBS e CBS. Compliance fiscal e boas práticas para fisco e contribuintes. O parcelamento de créditos do IBS e da CBS. A devolução personalizada do IBS e da CBS. Especificidades de empresas no Simples Nacional ao longo da cadeia de consumo. Especificidades das compras governamentais: o Poder Público como destinatário de bens e serviços sujeitos ao IBS e à CBS.
Composição do Comitê Gestor do IBS. Estrutura organizacional e composição paritária. Representação dos Estados, Distrito Federal e Municípios. Natureza jurídica do Comitê Gestor do IBS. Competências do Comitê Gestor do IBS. Funções administrativas e regulatórias. Coordenação da fiscalização e cobrança do IBS. Organograma do Comitê Gestor do IBS, tal qual previsto no PLP nº 108/2024. Harmonização de normas e procedimentos com a CBS. O Comitê Gestor provisório, instituído pela LC nº 214/2025.
Estrutura da Fiscalização do IBS e da CBS. Instituições responsáveis pela fiscalização. Coordenação entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal. A competência para fiscalizar e os desafios decorrentes do princípio do destino. O papel do Comitê Gestor como coordenador das atividades de fiscalização. O paradigma da atuação conjunta entre os diversos entes da Federação nas atividades de fiscalização. Procedimentos de Fiscalização. Técnicas de auditoria e inspeção. Ferramentas e tecnologias utilizadas na fiscalização. Processos de lançamento e cobrança dos tributos. Os desafios do lançamento do crédito tributário do IBS. Desafios na Fiscalização do IBS e da CBS. Identificação e combate à evasão fiscal. Gestão de contenciosos tributários. Harmonização de normas e procedimentos.
Compliance e governança corporativa: Shareholders e Stakeholders. Conformidade Fiscal pela ótica dos contribuintes. Conformidade fiscal pela ótica do Fisco. A conformidade cooperativa e a ética da autocontenção. As “boas práticas” e a implementação de um programa de conformidade fiscal-corporativa. Programas governamentais de conformidade fiscal. Compliance Fiscal e Reforma Tributária. Infrações às normas tributárias sob o ponto de vista penal.
Conceitos de Responsabilidade Tributária. Definição e tipos de responsabilidade tributária. Responsabilidade solidária e subsidiária. Responsabilidade por substituição. Novas Diretrizes de Responsabilidade Tributária. Alterações na responsabilidade solidária e subsidiária. Impactos da LC 214/2025. Responsabilidade Tributária no Contexto do IBS e CBS. Especificidades da responsabilidade no IBS e CBS. Procedimentos e obrigações dos contribuintes. Substituição tributária no IBS e na CBS. Desafios da responsabilização de terceiros na economia digital. A responsabilidade dos marketplaces. A responsabilidade de terceiros na importação.
O processo administrativo fiscal federal. Princípios em matéria processual: Instrumentalidade, contraditório e ampla defesa, in dubio pro contribuinte. Fase litigiosa. Órgãos administrativos de julgamento. Paridade. O processo administrativo fiscal do IBS. Princípios em matéria processual previstos no PLP nº 108/2024. O controle de legalidade no contencioso administrativo. O processo administrativo fiscal previsto no PLP nº 108/2024. Órgãos administrativos de julgamento. Paridade. A consulta fiscal no IBS. A harmonização das orientações administrativas entre IBS e CBS.
O Processo Judicial Tributário de execução do IBS e da CBS. Organismos responsáveis pela administração da justiça tributária. Coordenação entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal. As ações antiexacionais do IBS e da CBS. Jurisdição Competente. Coordenação entre União, Estados, Municípios e Distrito Federal. As competências do Supremo Tribunal Federal em matéria tributária. As competências do Superior Tribunal de Justiça em matéria tributária. As competências do Conselho Nacional de Justiça em matéria tributária. Resolução de Controvérsias. Métodos de resolução de conflitos tributários. Mediação e arbitragem no contexto de reforma tributária. A transação no contexto de reforma tributária.
Encontro Presencial
Proposta do Encontro: no período da manhã, debate presencial com professores que são referência nacional na matéria, como forma de viabilizar uma troca de ideias mais próxima entre os alunos e os professores.
No período da tarde, dinâmica de grupo envolvendo os coordenadores do curso. A dinâmica servirá de atividade avaliativa de encerramento do módulo 2.
Período de Ocorrência: final de junho de 2026, encontro de um dia, turnos da manhã e da tarde.
Definição e objetivos dos regimes favorecidos e diferenciados. A autonomia federativa e a limitação à instituição de regimes especiais e diferenciados. O modelo constitucional de reduções de alíquotas, isenções fiscais ou não incidência. As imunidades e a constitucionalização das hipóteses de isenção e redução de alíquotas. Requisitos para o estabelecimento de regimes favorecidos e diferenciados. O papel do regulamento nos regimes favorecidos e diferenciados. O uso de listas de bens e serviços no estabelecimento dos regimes favorecidos e diferenciados. A avaliação quinquenal de custo-benefício. Critérios de elegibilidade para o enquadramento nos regimes especiais e diferenciados. Requisitos para obtenção do benefício nos regimes favorecidos. Procedimentos para obtenção do benefício. Impactos econômicos e sociais dos benefícios fiscais. O regime fiscal favorecido para os biocombustíveis e para o hidrogênio de baixa emissão de carbono. O regime favorecido da Zona Franca de Manaus. O regime diferenciado dos serviços de educação. O PROUNI. Os Serviços Prestados por Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) sem Fins Lucrativos. O regime diferenciado dos serviços de saúde. O regime diferenciado dos dispositivos médicos. O regime diferenciado dos dispositivos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Os automóveis para acessibilidade das pessoas com deficiência. O regime diferenciado dos medicamentos. O regime diferenciado dos dispositivos produtos de cuidados básicos à saúde menstrual. O regime diferenciado dos serviços de transporte público coletivo de passageiros rodoviário e metroviário de caráter urbano, semiurbano e metropolitano. O regime diferenciado dos alimentos destinados ao consumo humano. A cesta básica nacional de alimentos. O regime diferenciado dos produtos de higiene pessoal e limpeza majoritariamente consumidos por famílias de baixa renda. O regime diferenciado dos produtos agropecuários, aquícolas, pesqueiros, florestais e extrativistas vegetais in natura. O regime diferenciado dos insumos agropecuários e aquícolas. O regime diferenciado das produções artísticas, culturais, de eventos, jornalísticas e audiovisuais nacionais, atividades desportivas e comunicação institucional. O regime diferenciado dos bens e serviços relacionados a soberania e segurança nacional, segurança da informação e segurança cibernética. O regime diferenciado dos serviços de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística. A reabilitação urbana de zonas históricas e de áreas críticas de recuperação e reconversão urbanística. O regime diferenciado automotivo da CBS. Demais regimes diferenciados previstos na LC nº 214/2025.
Definição e objetivos dos regimes específicos. A autonomia federativa e a limitação à instituição de regimes específicos. Requisitos para o estabelecimento de regimes específicos. O papel do regulamento nos regimes específicos. Impactos econômicos e sociais dos regimes específicos. O regime fiscal específico de tributação para combustíveis e lubrificantes. O regime fiscal específico de tributação para serviços financeiros. O regime fiscal específico de tributação para planos de assistência à saúde. O regime fiscal específico de tributação para concursos de prognósticos. O regime fiscal específico de tributação para operações com bens imóveis. O regime fiscal específico de tributação para sociedades cooperativas. O regime fiscal específico de tributação para bares e restaurantes. O regime fiscal específico de tributação para hotelaria, parques de diversão e parques temáticos. O regime fiscal específico de tributação para transporte coletivo de passageiros rodoviário intermunicipal e interestadual, ferroviário, hidroviário e aéreo regional e do transporte de carga aéreo regional. O regime fiscal específico de tributação para agências de turismo. O regime fiscal específico de tributação para Sociedade Anônima de Futebol – SAF. O regime fiscal específico de tributação para missões diplomáticas, repartições consulares e operações alcançadas por tratado internacional.
Tributação na Importação. Base de cálculo do IBS e CBS na importação. Procedimentos de apuração e pagamento dos tributos. Impactos da tributação no custo das mercadorias importadas. O conceito de importação de serviço. O momento da ocorrência do fato gerador na importação. O local da importação. A base de cálculo do IBS e da CBS na importação A responsabilidade tributária na importação. Tributação na Exportação. Isenção e imunidade tributária na exportação. Procedimentos para obtenção de créditos tributários. Impactos econômicos da tributação na competitividade das exportações. O conceito de exportação de serviços. Regimes Especiais e Benefícios Fiscais. Regimes aduaneiros especiais (Drawback, RECOF, entre outros). Benefícios fiscais para exportadores e importadores. Procedimentos para adesão e manutenção dos regimes especiais. Estudos de Caso e Aplicações Práticas. Simulação de casos de importação e exportação. Discussão de desafios e soluções práticas.
Tributação sobre o Patrimônio. Conceitos e tipos de tributos sobre o patrimônio (IPTU, ITCMD, IPVA, ITR). Comparação entre a tributação atual e as mudanças propostas. Novas Diretrizes da Tributação sobre o Patrimônio. Alterações nas alíquotas e bases de cálculo. Novos critérios de avaliação patrimonial. Impactos das mudanças na arrecadação e distribuição de recursos. Implicações Econômicas e Sociais. Efeitos sobre a desigualdade social e a concentração de riqueza. Impactos no mercado imobiliário e no setor agrícola. Avaliação de políticas sociais e ambientais. As mudanças no ITCMD. As mudanças no ITBI. A possível cumulatividade entre ITBI e IBS/CBS. As mudanças no IPVA. As mudanças no IPTU.
Introdução ao Imposto Seletivo Conceitos e fundamentos do Imposto Seletivo. Objetivos e justificativas para a implementação. A regra matriz de incidência tributária do IS (Imposto Seletivo) tal qual prevista na Lei Complementar nº 214/2025. O fato gerador do IS (critério material). O local da ocorrência do fato gerador do IS (critério espacial). O momento de ocorrência do fato gerador do IS (critério temporal). A base de cálculo do IS e seu modelo de cumulatividade (critério quantitativo). A alíquota do IS (critério quantitativo). A sujeição passiva no IS (critério pessoal). A incidência do IS na importação e na exportação. A repartição de receitas entre União, estados e municípios.
Encontro Presencial
Proposta do Encontro: no período da manhã, debate presencial com professores que são referência nacional na matéria, como forma de viabilizar uma troca de ideias mais próxima entre os alunos e os professores.
No período da tarde, dinâmica de grupo envolvendo os coordenadores do curso. A dinâmica servirá de atividade avaliativa de encerramento do módulo 3.
Período de Ocorrência: última semana de setembro de 2026, encontro de um dia, turnos da manhã e da tarde
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Prof. Dr. Paulo Caliendo
E-mail: paulo.caliendo@pucrs.br
Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e Doutorado em Direito, na área de Concentração de Direito Tributário, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), Doutorado Sandwich na Ludwig-Maximilians Universität em Munique (Alemanha) (2001), bem como Doutorado em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2021). Participou do Program of Instruction for Lawyers da Harward Law School (2001). Árbitro da Lista brasileira do Sistema de Controvérsias do Mercosul. Atualmente, é professor permanente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Autor da obra finalista do Prêmio Jabuti “Direito Tributário e Análise Econômica do Direito” e da obra “Direito Tributário: três modos de pensar a tributação”. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Tributário, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Econômica do Direito Tributário, Direitos Fundamentais do Contribuinte, Direito Tributário Internacional e Comércio Internacional.
Prof. Drª. Melissa Guimarães Castello
E-mail: melissa.castello@pucrs.br
Presidente da FESDT – Fundação Escola Superior de Direito Tributário – nos biênios 2022-2023 e 2024-2025. Procuradora do Estado do Rio Grande do Sul. Mestre em Direito na University of Oxford (2007), revalidado pela UFRGS, com pesquisa sobre desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas. Doutora em Direito na PUCRS, com tese sobre a tributação das relações de consumo no século XXI. Especialista em Direito Internacional pela UFRGS (2005). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais Diurno pela UFRGS, cum laude (2003), com intercâmbio de um semestre na University of Texas at Austin (2003). Professora de Direito Tributário da PUCRS, na graduação e na especialização lato sensu.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 1.190,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 1.130,50
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 1.100,75
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$1.071,00
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 952,00
|
Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 1.047,20
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 952,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 952,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 595,00
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas* |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 1.071,00
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 952,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 1.190,00 + 18 parcelas de R$ 952,00
|
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail financeiro@pucrs.br.
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações ou dúvidas entrar em contato com o setor financeiro: creditos@pucrs.br.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Premiação para diplomados que têm impacto e contribuem com a construção de uma sociedade melhor aconteceu no Centro de Eventos da Universidade
sexta-feira, 11 de julho | 2025