A cerimônia aconteceu na última sexta-feira, dia 28 de março
terça-feira, 01 de abril | 2025O contingente da Polícia Civil do Rio Grande do Sul acaba de receber importantes reforços com a nomeação de 19 novos delegados — destes, quatro graduados pela Escola de Direito da PUCRS. A formatura da 51ª Turma de Delegados de Polícia do Curso de Formação de Delegado de Polícia, aconteceu na última sexta-feira, 28 de março. A cerimônia contou com a presença de autoridades como o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o secretário da Segurança Pública do RS, Sandro Caron; e o chefe de Polícia e professor de Direito da PUCRS, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira.
Dentre os profissionais empossados estão Carlos Rodrigo Araújo Maahs, Guilherme Marcon Soledade, Luis Ernesto Prestes da Silva e Talitha Palmarante Ferreira, todos graduados em Direito pela PUCRS. Para Talitha, a formação foi fundamental em sua trajetória:
“Foi durante a faculdade que formei a base jurídica necessária para alcançar a aprovação no certame. Em 2018, me dediquei especificamente ao concurso de Delegado de Polícia do Rio Grande do Sul. Foram diversas etapas (objetiva, discursiva, oral, física e psicotécnica). Finalmente, em 2024, fui convocada para o curso de formação, tendo essa etapa encerrado no dia 28”, conta a delegada.
Para o chefe de polícia Fernando Antônio Sodré de Oliveira, é uma alegria dizer que a PUCRS têm quatro egressos ingressando na carreira de delegado e que a Universidade tem se tornando cada vez mais uma referência para o estudo jurídico.
“A relação entre o curso de Direito e a Polícia Civil tem se fortalecido cada vez mais, tornando-se uma verdadeira referência. Nossos programas de prevenção, as atividades técnicas e operacionais, além dos diálogos jurídicos, têm gerado resultados extremamente produtivos e enriquecedores para ambas as instituições”, afirma.
De acordo com informações do Governo do Estado, o curso de formação dos profissionais contou com 855 horas-aula, com disciplinas como Investigação Criminal, Direito Penal, Criminologia, Inteligência Policial, Direitos Humanos e técnicas operacionais, incluindo estágios práticos. Agora, eles serão alocados em diversos municípios, se juntando aos 498 delegados ativos atualmente.
Talitha diz que as expectativas para a nova carreira são as melhores possíveis.
“Estou motivada a contribuir para o excelente trabalho que já vem sendo realizado pela Polícia Civil gaúcha. Quero a somar esforços para tornar o Rio Grande do Sul cada vez mais seguro”.
Além de dez gaúchos, também ingressam na carreira profissionais vindos do Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná e São Paulo.