Evento teve o objetivo de mostrar aos visitantes como o cérebro dos alunos aprende e como seu desenvolvimento é estimulado pelo ensino
quarta-feira, 05 de fevereiro | 2025Foto: Giordano Toldo
A PUCRS, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e em parceria com a Universidad Marcelino Champagnat, de Lima, promoveu um curso para discentes, docentes e egressos da instituição peruana. O evento ocorreu no Campus da Universidade, em Porto Alegre, e tratou sobre “Abordagem cognitiva, socioemocional e metodológica do Ensino Superior baseada nas neurociências”.
O curso, que já está na segunda edição, aconteceu entre os dias 13 e 17 de janeiro, foi ministrado por seis professores das áreas de Educação e Psicologia, com abordagens teóricas e práticas nos temas em destaque.
O encontro aconteceu com o objetivo de retomar, aprofundar e atualizar as concepções teóricas que sustentam a aprendizagem. Além disso, os participantes se aprofundaram nas práticas que podem ser realizadas para oportunizar aos alunos mais motivação e eficiência, conectando novos conhecimentos com os anteriores e criando redes de conhecimento, atitudes e habilidades.
Para os professores desenvolverem estratégias inovadoras no campo acadêmico, foram abordadas atividades práticas em workshops, complementando as bases teóricas, visando incorporar formas adequadas de ensino e aprendizagem baseadas na neurociência.
A Universidad Marcelino Champagnat integra a Rede Internacional Marista de Educação Superior (RIMES), juntamente com a PUCRS. Criada em 2024, a rede consiste na união de, atualmente, 27 instituições que, em sintonia com as premissas da Administração Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, em Roma, buscam criar conexões de sinergia e atuação em seus espaços de missão.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL