Homenagem reconhece trabalho com documentários e iniciativas que apoiam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
terça-feira, 21 de janeiro | 2025Hermílio Santos é professor e pesquisador da PUCRS. / Foto: Divulgação
O professor Hermílio Santos, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da PUCRS e líder do Centro de Análises Econômicas e Sociais (CAES) da Universidade, foi homenageado nesta terça-feira (21) com a 20ª medalha da Cátedra UNESCO Janusz Korczak. A cerimônia ocorreu na Universidade Maria Grzegorzewska, em Varsóvia, na Polônia. A medalha celebra indivíduos que se destacaram por contribuições significativas aos direitos das crianças, educação e direitos humanos.
Hermílio foi reconhecido por seu trabalho inovador na combinação de pesquisa acadêmica e produção de documentários, como o premiado “Infância Falada”, que promove o diálogo como alternativa à violência. O documentário, baseado em uma ampla pesquisa coordenada pelo professor em 15 favelas brasileiras, destaca iniciativas de apoio a jovens e crianças em risco de exclusão social. Este trabalho está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades) da ONU.
“Esse reconhecimento não é para uma única pessoa, mas para uma equipe que combina pesquisa acadêmica com a difusão de resultados por meio de documentários. A equipe do documentário contou com a codireção de Kamila Almeida e a edição de Thaís Zimmer Martins, além de diversas contribuições de pesquisadores e estudantes da PUCRS”, afirmou.
Hermílio também ressaltou como a produção de documentários tem o poder de ampliar o alcance da ciência: “É uma maneira poderosa de alcançar públicos que, de outra forma, não teriam acesso a artigos ou congressos acadêmicos. O documentário não substitui o texto científico, mas é uma ferramenta complementar e abrangente.”
Desde seu lançamento, em 2016, o documentário “Infância Falada” tem sido exibido em diversos países, transmitindo uma mensagem otimista e realista. “O filme documenta projetos concretos que mostram que o diálogo é uma alternativa viável à violência. Ele traz esperança ao público, destacando iniciativas que já existem e funcionam, inspirando outras comunidades e gestores”, explica o professor.
Com base em sua pesquisa, professor reforça a importância de iniciativas que deem voz a jovens e crianças em situação de risco, conectando suas necessidades a políticas públicas efetivas. Além disso, defende a criação de áreas de lazer acessíveis e integradas em comunidades vulneráveis como forma de reduzir conflitos e promover o bem-estar das famílias.
“Algo simples como um balanço ou um escorregador a cada 200 metros pode transformar a qualidade de vida em favelas. Prefeitos devem ouvir as demandas reais das crianças antes de investir em projetos caros e de difícil manutenção.”
Atualmente, o pesquisador da PUCRS está atuando como professor visitante na Universidade de Augsburg, na Alemanha, onde ministra seminários sobre a transformação de pesquisas acadêmicas em documentários. Ele também integra o Comitê Executivo da Associação Internacional de Sociologia (ISA) para o período de 2023 a 2027.
Janusz Korczak foi um líder no desenvolvimento de crianças durante a Segunda Guerra Mundial. Ele era responsável por orfanatos no Gueto de Varsóvia, mas foi forçado a transportá-los para o campo de extermínio de Treblinka em 1942. Embora tenha conhecido a história de Korczak apenas mais tarde, Hermílio se diz inspirado pelo legado do médico e educador judeu.
“Korczak representa o engajamento apaixonado e sistemático pelos direitos da infância. Seu exemplo nos lembra do poder transformador de ações concretas em prol de um futuro mais justo para crianças e jovens”, declarou.
O professor Hermílio tem um papel importante no ecossistema de inovação da PUCRS. Com base em sua tese de doutorado sobre redes de políticas públicas, participou de discussões que visam articular de uma melhor forma as redes de inovação da Universidade, dando origem à Rede INOVAPUCRS, que congrega um conjunto de atores, ações e mecanismos para o fomento da inovação e do empreendedorismo no ecossistema da PUCRS.
Ainda com base em sua tese, Hermílio incentivou a criação de programas de fomento à pesquisa, como o edital PRAIAS, que apoiou estudos de Iniciação Científica entre diferentes áreas. Ele também coordena o Centro de Análises Econômicas e Sociais (CAES) da PUCRS, laboratório integrado ao Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS – que reúne as escolas de Humanidades, Direito e Negócios para desenvolver pesquisas acadêmicas e para o mercado. Esses estudos se valem das expertises dessas áreas e podem ser aplicados em diversas outras, aproximando o conhecimento acadêmico dos processos de inovação.