Conecte inovação e sustentabilidade e aproveite oportunidades únicas no mercado de trabalho
quinta-feira, 16 de janeiro | 2025Foto: Envato
Já pensou em como o mercado da engenharia está moldando o futuro sustentável do planeta? Em um cenário global cada vez mais focado em inovação, eficiência e soluções ambientais, a engenharia se destaca como a base para grandes transformações. Em 2025, especializar-se nesta área é uma escolha estratégica, impulsionada pela consolidação do mercado de crédito de carbono no Brasil e pela crescente necessidade de profissionais capacitados para liderar projetos inovadores.
Veja cinco motivos para fazer uma especialização na área da engenharia em 2025, de acordo com o professor da PUCRS Bruno de Rosso Ribeiro.
A PUCRS está na vanguarda da educação ao lançar o primeiro curso de especialização em Crédito de Carbono do País. Isso posiciona os egressos como pioneiros em um tema central para o futuro das indústrias e do meio ambiente.
“Com essa especialização, formamos engenheiros preparados para liderar a transição para uma economia de baixo carbono, transformando desafios ambientais em oportunidades de mercado”, afirma Bruno de Rosso Ribeiro, coordenador do curso de Pós-Graduação em Crédito de Carbono da PUCRS.
O projeto de lei 182/24, sancionado no fim ano passado, cedendo lugar à lei 15.042/24, regulamentou o mercado de emissões no Brasil e tornou obrigatória a compensação de emissões para diversas indústrias. Profissionais capacitados nessa área terão alta demanda em um mercado que deve crescer exponencialmente nos próximos anos.
“Os profissionais formados no curso terão uma grande vantagem competitiva em um mercado que não é mais uma tendência, mas uma realidade iminente”, pontua o professor.
Com a realização da COP30 no Pará, o Brasil será o palco principal do mercado de crédito de carbono e soluções climáticas em 2025. Participar dessa especialização permitirá que você esteja atualizado com as pautas globais e preparado para atuar nesse cenário de destaque.
“O Brasil será protagonista nas negociações climáticas, e nossos alunos estarão prontos para atender às demandas de um mercado em evidência mundial”, pontua o docente.
O curso oferece uma vivência prática no Pró-Mata, a maior área de preservação ambiental do Rio Grande do Sul. Essa experiência proporciona aos alunos a oportunidade de realizar cálculos de carbono florestal em um ambiente real de preservação.
“O contato direto com a natureza no Pró-Mata transforma o aprendizado teórico em prática, trazendo uma visão completa sobre a importância da conservação florestal.”
Os alunos terão a oportunidade de realizar análises detalhadas nos laboratórios do Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR) da PUCRS, uma infraestrutura de excelência reconhecida nacionalmente.
“Nossos laboratórios oferecem tecnologia de ponta para capacitar os alunos a executar medições precisas e a propor soluções eficazes em gestão de carbono”, finaliza Bruno de Rosso.
A especialização na PUCRS conta com uma estrutura e propostas únicas que a destacam no mercado: