Entre os dias 14, 15 e 16, as lideranças da PUCRS planejam estratégias para fortalecer a gestão e enfrentar os desafios do futuro
terça-feira, 14 de janeiro | 2025Foto: Giordano Toldo
Nesta terça-feira (14), a PUCRS deu início à Semana de Planejamento 2025/1, evento que reúne em torno de 60 lideranças da Universidade para discutir, refletir e traçar estratégias para 2025. O encontro tem como objetivo iniciar a revisão do Planejamento Estratégico do ciclo 2023-2027, conhecer a nova estrutura de gestão da Universidade e refletir sobre os horizontes da Universidade para os próximos anos.
“Em 2025, vivemos um momento de transformação na gestão da nossa universidade. Este encontro é uma oportunidade para nos reconhecermos dentro dessa nova estrutura, fortalecendo a confiança e o trabalho colaborativo. É essencial que, como gestores, compreendamos nosso papel e sejamos promotores das diretrizes e opções estratégicas da Universidade, aplicando-as de maneira estratégica no nosso dia a dia e nas iniciativas desenvolvidas pelas escolas e unidades. Nem todas as respostas surgem de imediato, mas este processo é fundamental para criarmos um circuito de troca, aprendizado e inovação, sempre em busca de construir o melhor para a PUCRS”, pontuou Silvio Langer, diretor de Planejamento e Avaliação da PUCRS.
O reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, abordou o tema “Horizontes de Governança e Gestão” em um painel estruturado em três momentos reflexivos. O primeiro, intitulado “Olhar o passado com gratidão”, resgatou a trajetória da Universidade, marcada pelo legado dos Irmãos Maristas e de São Marcelino Champagnat, destacando o Jeito Marista de Educar no Ensino Superior. O segundo momento, “Viver o presente com paixão”, trouxe reflexões sobre os desafios contemporâneos e possíveis caminhos para enfrentá-los. Já o terceiro momento, “Abraçar o futuro com esperança”, enfatizou o papel essencial dos líderes na construção de uma Instituição sustentável e na continuidade da educação como um projeto coletivo.
“Ao longo do ano, enfrentamos diversos desafios e, muitas vezes, a solução para eles está aqui, dentro da nossa própria comunidade. Não depende de estruturas externas ou de ferramentas extraordinárias. O fato de não termos a resposta de imediato não significa que ela não exista. Por isso, é fundamental que nos integremos, que nos desafiemos a sair da zona de conforto, ocupando novos espaços, dialogando com pessoas com quem pouco conversamos e conectando-nos com áreas com as quais não temos uma relação direta. Esse é um dos grandes propósitos desta Semana de Planejamento: criar um ambiente de participação e construção coletiva. Este é o nosso momento, uma oportunidade valiosa para colaborarmos e construirmos juntos o futuro que desejamos. Além disso, quero aproveitar para acolher calorosamente aqueles que estão assumindo novos papéis ou iniciando sua trajetória na PUCRS. Este é o lugar para crescermos, aprendermos e evoluirmos juntos.”, ressaltou o reitor.
Nesta quarta-feira (15), acontece o painel sobre internacionalização, cuja mediação será realizada pelo coordenador do Escritório de Cooperação Internacional, João Fett. Como painelistas, foram convidados especialistas reconhecidos internacionalmente: o professor Ignacio De la Vega García, do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey (México), o professor Daniel Alberto Vega, presidente da Columbus Association, e o professor Marcelo Távora Mira, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Na quinta-feira (16), também haverá um painel sobre Inteligência Artificial, no qual os painelistas irão versar sobre os desafios e oportunidades deste campo da ciência. A Pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff, realizará a mediação entre os painelistas convidados: o Superintendente de Inovação da PUCRS, Jorge Audy, o cofundador da Founder Club, Rafael Wainberg, e o professor da Universidade de São Paulo (USP), André Carlos Ponce de Leon F. de Carvalho.
A Semana de Planejamento Estratégico é uma tradição semestral da PUCRS, ocorrendo nos meses de janeiro e julho. Além de ser um momento de alinhamento e construção coletiva, a iniciativa reafirma o compromisso da Universidade com a excelência acadêmica e a inovação, preparando-se para os desafios e oportunidades que moldam o futuro da educação superior.