A participação em ambos os grupos é voluntária e gratuita
segunda-feira, 13 de janeiro | 2025As vagas para participar do Coral e Coro de Câmara da PUCRS são abertas ao público. / Foto: Divulgação
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo das audições do Coral e do Coro de Câmara da PUCRS em 2025. A participação nos grupos é voluntária e gratuita, e as audições acontecem no 2º andar do Salão de Atos da PUCRS (prédio 4), entre os dias 13 e 27 de fevereiro, em horário a ser escolhido no ato da inscrição. As inscrições se encerram no dia 13 de fevereiro.
As vagas para participar do Coral e Coro de Câmara da PUCRS são abertas ao público, desde que sejam maiores de 18 anos, residentes em Porto Alegre ou Região Metropolitana e preencham os pré-requisitos especificados abaixo.
O Coral da PUCRS é um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 68 anos de história em suas diferentes fases artísticas. Ao longo dos anos, tem sido protagonista de shows, musicais, óperas, oratórios e concertos sinfônicos, dentre os quais se destaca a participação no show dos Rolling Stones em 2016. O repertório é bastante diversificado em estilos, línguas e períodos da história, tendo como base a música de concerto. A regência é do maestro Marcio Buzatto.
A audição consiste em uma entrevista individual sobre a experiência vocal de cada candidato, além da realização de exercícios vocais para verificar extensão, tessitura, afinação, ritmo, volume, timbre e musicalidade. Além disso, o candidato deve preparar a música If Ye Love Me, de Thomas Tallis, cantando sua voz enquanto o piano apoia com as outras vozes, observando as contagens de notas longas e pausas.
O Coro de Câmara da PUCRS é um grupo novo, pequeno, voltado para a prática do solfejo e da leitura musical em coro. Os participantes deste grupo também podem integrar o Coral da PUCRS como parte do trabalho desenvolvido. Além disso, o repertório tem foco na música erudita ocidental. A regência é do maestro Marcio Buzatto.
A audição consiste em uma entrevista individual, durante a qual o candidato deve trazer seu próprio diapasão de garfo (lá 440Hz), pegar o tom sozinho e fazer a leitura à primeira vista de três solfejos simples, cada um com quatro compassos. Também serão realizados exercícios vocais para verificar extensão, tessitura e musicalidade.