Desde a indústria automobilística até a robótica, a profissão oferece diversos caminhos
quinta-feira, 09 de janeiro | 2025As possibilidades de atuação de um engenheiro mecânico são muito amplas. / Foto: Envato
O que vem à cabeça quando você pensa em um engenheiro mecânico? Provavelmente, a imagem seja de uma pessoa projetando ou fabricando veículos. Essa visão não está errada, mas há muitas outras áreas em que ele/a pode atuar, como nos setores petroquímico, têxtil, agropecuário e de climatização, por exemplo.
No universo das engenharias, a Mecânica é uma das mais versáteis porque une diversos conhecimentos para desenvolver soluções inovadoras para problemas de diversos segmentos. Aliás, muitas máquinas, equipamentos e processos que usamos no dia a dia não existiriam sem os conhecimentos desse profissional, o que faz dele uma peça fundamental na engrenagem que move a sociedade.
Quer conhecer quais são as áreas de atuação do engenheiro mecânico, como está o mercado de trabalho e o que fazer para ter sucesso nessa profissão? É só seguir no artigo para descobrir!
Difícil é dizer o que ele não faz, viu? Ao longo da sua formação, esse profissional tem contato com conhecimentos de diversas engenharias, então as funções e atividades que ele pode realizar no dia a dia são bem variadas. Em geral, seu trabalho envolve planejar, desenvolver, validar e aplicar soluções inovadoras, principalmente nas áreas de materiais, processos de fabricação, fluido-térmica, projeto mecânico, mecânica computacional e controle de qualidade e automação industrial. Além disso, ele sempre considera a sustentabilidade, as novas tecnologias e a inovação em tudo o que faz.
Vamos a alguns exemplos mais práticos. A Engenharia Mecânica está presente nos processos da agropecuária, que leva alimento à mesa das pessoas, na climatização de ambientes, proporcionando o conforto térmico e acústico, nos meios de transporte, permitindo a mobilidade e o abastecimento das cidades, na fabricação de tecidos, que são usados nas roupas que vestimos, e em muitos outros setores da economia.
Mas o que, de fato, ele faz? Projeta, desenvolve e faz a manutenção de máquinas, equipamentos e componentes, mas também pode atuar no controle de qualidade, na análise técnica e econômica, na otimização e automação de processos, na gestão entre outras atividades. São tantas possibilidades, que o engenheiro mecânico pode, inclusive, explorar diferentes áreas para descobrir em quais tem mais interesse para construir a sua carreira.
Quem se forma em Engenharia Mecânica pode seguir inúmeros caminhos, mas um dos mais comuns é a atuação em empresas de diferentes segmentos, seja como responsável técnico, supervisor, projetista, calculista, auditor, líder ou gerente. No entanto, também existem oportunidades nas áreas de ensino, pesquisa, perícia, consultoria e gestão, por exemplo.
Outra alternativa são os concursos para se tornar servidor público, que oferecem vagas em diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Além dessas possibilidades, existe uma mais incomum: trabalhar em bancos. Sim, o engenheiro mecânico também encontra vagas em instituições bancárias por ter bastante conhecimento matemático, raciocínio lógico e capacidade de análise.
Conheça algumas das áreas de atuação possíveis para esse profissional:
Um profissional de Engenharia Mecânica pode atuar na aréa de Automatização e Robótica, na qual ele ou ela participam da criação de sistemas robóticos para diversas áreas, como logística, saúde e industrial, etc. / Foto: Envato
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de veículos no país alcançou, recentemente, a maior marca desde 2014. O levantamento também aponta que o Brasil está entre as nações que mais emplacaram automóveis em 2024, superando até a Alemanha, que é a maior fabricante na Europa.
Outra indústria em alta é a de energias renováveis. O país aparece na segunda colocação entre as nações que mais geram empregos no setor em todo o mundo. E esse mercado só tende a crescer nos próximos anos, pois novas usinas eólicas, solares e hidrelétricas estão entrando em operação no Brasil.
A área de alimentos e bebidas também chama bastante atenção, pois o faturamento dessa indústria representa 10,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, gerando mais de dois milhões de empregos diretos e oito milhões indiretos. O Brasil, aliás, é o maior exportador de alimentos industrializados do mundo e envia as mercadorias produzidas para 190 nações.
Antes de mais nada, é preciso ter uma formação de qualidade para atuar em uma profissão que lida com processos e equipamentos tão importantes para o funcionamento das empresas. No entanto, as competências ligadas ao comportamento também são muito relevantes no universo profissional. Quem quer se tornar um engenheiro mecânico valorizado no mercado precisa desenvolver habilidades como responsabilidade, proatividade, espírito de liderança, resolução de problemas, boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
Outras atitudes praticamente obrigatórias são o interesse em se manter sempre atualizado e em continuar estudando para aprofundar os conhecimentos em uma ou mais áreas. A PUCRS, por exemplo, oferece a especialização em Manutenção: Engenharia, Gestão e Inovação. A Universidade também conta com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais.
Sabemos que cada pessoa é diferente, mas os engenheiros mecânicos costumam ter certas características no seu perfil. Eles são pessoas curiosas e criativas para resolver situações do cotidiano e possuem um bom raciocínio lógico e senso crítico. Se identificou?
Ao longo da formação em Engenharia Mecânica, você irá trabalhar todas essas habilidades e muito mais, então não descarte o curso se ainda não tiver elas. Aliás, na graduação da PUCRS, as disciplinas do primeiro semestre já começam a desenvolver algumas dessas competências nas seguintes atividades:
E assim continua nos outros semestres, cada vez mais aprofundando os conteúdos e abordando temas das áreas de atuação, em disciplinas como:
O curso de Engenharia Mecânica da PUCRS também foca bastante nas atividades práticas, que são muitas ao longo da formação. Nelas, os estudantes utilizam espaços de aprendizagem com todas as ferramentas necessárias para desenvolver soluções para problemas reais.
Um desses ambientes é a Agência Experimental de Projetos em Engenharia (Agepe), que desenvolve a capacidade empreendedora e de atuação para inovação. A Universidade ainda conta com diversos laboratórios de ponta para os alunos realizarem prototipações rápidas, montagens de protótipos mecânicos e eletroeletrônicos, usinagens leves e pesadas, entre outros exercícios.
A graduação da PUCRS também incentiva a formação e participação de equipes em competições acadêmicas no Brasil e no exterior. Outra oportunidade interessante é realizar intercâmbios, por meio dos programas de mobilidade acadêmica, para ter uma experiência internacional antes mesmo de se formar. O curso, inclusive, oferece a possibilidade de dupla diplomação em uma universidade da França.
Gostou do universo da Engenharia Mecânica? Essa profissão é uma peça importante para movimentar a sociedade como um todo, já que está presente em diversos setores da economia e afeta diretamente atividades básicas do nosso cotidiano. Ficou interessado no curso, mas ainda quer saber mais?