Impacto Social

PUCRS realiza primeira formatura do Somar Aprendiz  

Durante a solenidade, 12 aprendizes receberam o certificado de conclusão do curso 

terça-feira, 17 de dezembro | 2024

A formatura da primeira turma do Somar Aprendiz simboliza apenas o começo desse projeto. / Foto: Luciana Marques

Na última quinta-feira (12), a PUCRS realizou a primeira formatura do Somar Aprendiz, certificando 12 aprendizes com deficiência. O programa, lançado em 2023 em parceria com o Senac, busca tornar o mercado de trabalho mais plural e inclusivo. Além dos formandos e formandas, a solenidade também contou com a presença dos familiares dos estudantes. 

A turma tinha Pedro Henrique da Silva Martini, de 17 anos, como orador. Pedro trabalha como aprendiz no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e, para ele, a cerimônia foi muito bonita. 

Pedro Henrique da Silva Martini trabalha no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS. / Foto: Luciana Marques

“A cerimônia foi muito gratificante, muito bonita, cheia de familiares e emocionante na minha opinião. Como orador, tentei captar um sentimento da minha turma, que seria de fazer um discurso mais curto e rápido. Para o futuro, eu espero continuar conhecendo mais a PUCRS e me divertindo no meu trabalho no Museu”, explicou Pedro, um dos aprendizes efetivados e que agora faz parte do quadro de técnicos administrativos da PUCRS.

Essa formatura simboliza apenas o começo desse projeto. Bruna Bernardes, analista de Diversidade e Inclusão da PUCRS, explica que, para a Gerência de Gestão de Pessoas (Gepes), da qual faz parte, é muito gratificante formar esses 12 aprendizes. 

“Fico muito feliz e orgulhosa por ter a oportunidade de acompanhar a jornada deles, porque não foi fácil para chegarem até aqui e se formarem. Eles enfrentam muitos obstáculos no dia a dia, e eu sei que essa formatura, com certeza, é uma vitória não só para eles como também para os familiares, e para nós que cuidamos do projeto e cuidamos deles, com muito amor e carinho. É gratificante vê-los chegando no final e se formando. Além disso, muitos serão efetivados e irão assumir posições nas áreas administrativas aqui na PUCRS”, ressalta Bruna, e conta que a próximaturma do projeto deve se formar em maio de 2025. 

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, no fim de 2022, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam no mercado de trabalho. Para mudar esse cenário, a PUCRS, através de iniciativas como o Programa Somar, busca tornar o mercado cada vez mais inclusivo e plural, inserindo Pessoas com Deficiência na força de trabalho.  Ana Costa, auditora fiscal do trabalho, relembra que em 2009 foi lançado no teatro da PUCRS, o projeto do Ministério do Trabalho e Emprego de incentivo a aprendizagem profissional de pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul.

“Passados 15 anos, o RS se tornou referência nesse processo. Estamos muito felizes em retornar a esse Teatro da PUCRS justamente para comemorar esse momento especial com os novos formandos do Somar Aprendiz. Queria felicitar a PUCRS e demais entidade de apoio às pessoas com deficiência. Também deixo um abraço carinhoso a todos os formandos e familiares. Certamente, esse é um momento especial para todos nós”, finaliza Ana. 

 Fotos: Luciana Marques