Iniciativa visa formar docentes e fortalecer a produção acadêmica longe de grandes centros de ensino e pesquisa
segunda-feira, 16 de dezembro | 2024Professor Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo realizou a primeira aula da turma do Dinter em Ciências Criminais da EJUD/PI. / Foto: Divulgação.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCrim), da Escola de Direito da PUCRS, deu início, nesta sexta-feira (13), às aulas do Doutorado Interinstitucional (DINTER) firmado com a Escola Judiciária do Piauí (EJUD/PI), ligada ao Tribunal de Justiça do estado. A parceria surge de uma iniciativa da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para formar docentes e fortalecer a produção acadêmica longe de grandes centros de ensino e pesquisa. Com isso, uma turma de 14 servidores do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), em sua maioria juízes, poderá aprofundar seus estudos por meio de um programa consolidado ao nível nacional e internacional.
O acordo também marca a terceira vez em que um curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado ou doutorado) focado na área de Ciências Criminais será realizado fora do Rio Grande do Sul, uma vez que o programa da PUCRS é único no Brasil nessa especialidade.
“Essa cooperação reforça os laços de solidariedade da pós-graduação com estudantes de regiões carentes de formação acadêmica, viabilizando a instalação de futuros mestrados e doutorados. Ademais, haverá uma importante contribuição na formação profissional e acadêmica a membros do Poder Judiciário”, afirma o coordenador do PPGCCrim, professor Nereu Giacomolli.
Referência no País, o Programa é ranqueado com conceito cinco na Capes e conta com duas linhas de pesquisa: Sistemas Jurídico-Penais Contemporâneos e Violência, Crime e Segurança Pública. Com isso, o Programa atua interdisciplinarmente e reforça o olhar às problemáticas contemporâneas da sociedade.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL