Os professores da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, Deivison Campos e Cristiano Max, participaram como painelistas de um ensaio para o Colóquio “Economia Criativa e o Samba Sul”, que ocorrerá em 2025. O painel aconteceu na terça-feira, 3 de dezembro, no Teatro Bruno Kiefer, com mesas-redondas sobre temas como “Universidade do Samba”.
A mesa-redonda Universidade do Samba, na qual os professores participaram, teve como objetivo estimular pesquisas sobre as diversas interações com o samba e suas relações com a economia da cultura. Também participaram do Pitch Científico: Ana Laura Freitas, coordenadora do projeto “Alô, Harmonia! Unimúsica” (2023/UFRGS); Gustavo Moraes, professor de Economia (PUCRS); Delma Gonçalves, pesquisadora e sambista gaúcha premiada; Bruna Paulin, curadora do evento “Samba do Quintana” (CCMQ/Sedac); e Sátira Machado, uma das curadoras da exposição “Corredor do Samba de Porto Alegre” (IOS/PUCRS Cultura/Unipampa), que também abordou o Candombe uruguaio e argentino como ritmos relacionados aos tambores.
Deivison Campos, coordenador do projeto “Universidade do Samba”, explicou que o projeto busca debater os impactos do processo de periferização do Carnaval, a ausência de políticas públicas e de investimentos na cadeia produtiva e artística da cultura do carnaval, e os consequentes desdobramentos no universo do samba.
Cristiano Max, professor de Economia Criativa da PUCRS, complementou que o evento propôs um desenvolvimento importante dentro do setor, promovendo a reflexão sobre percursos socioculturais atrelados às comunidades que vivem dessa cultura.
O projeto, realizado pela Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), pelo Instituto Oliveira Silveira (IOS) e outros parceiros, tem curadoria da jornalista e professora Sátira Machado, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). O evento também celebrou o Dia Nacional do Samba e o Dia do Suingue e do Samba Rock de Porto Alegre (Lei Municipal nº 12.945/2022).