Ensino

Com operação no Brasil e nos Estados Unidos, startup formada por estudantes da Escola Politécnica comemora um ano de atividade 

Startup integrante do Tecnopuc tem passagem por empresas como Google e Dock

sexta-feira, 22 de novembro | 2024

Foto: Divulgação

Integrante do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, a Trius é uma startup de software formada pelos estudantes da Escola Politécnica da PUCRS, Guilhermo Herter (CEO), Lucas Antunes (CTO) e Guilherme Kollet (CMO), e por Fernando Picoral (CFO), da University of Colorado. Neste mês, a empresa completou um ano de atividade e comemora suas primeiras conquistas. 

A história da Trius é um exemplo da combinação entre paixão pela tecnologia, espírito empreendedor e direcionamento estratégico. Antes da startup, os sócios já haviam criado outros negócios: compra, venda e conserto de computadores, plataforma para cálculo de impostos sobre ganhos de capital, rede social universitária, tecnologia para cultivo vertical e aplicativo para carona entre estudantes universitários são alguns deles. 

Os quatro sócios se conheceram na PUCRS e, após a ida de Fernando para os Estados Unidos, a ideia de criar uma empresa juntos foi um incentivo, também, para que seguissem em contato. De lá, Fernando anotava todos os dias ideias de negócios e compartilhava com os amigos. Enquanto isso, os jovens ganhavam experiência de mercado em empresas como PoaTek, Dock e Google – onde Fernando ainda participa dos programas de estágio de verão. 

Foi a partir dessa vivência e do desejo de empreender que eles perceberam uma lacuna no mercado: a falta de soluções personalizadas e inovadoras para as empresas. E dessa percepção nasceu a Trius.  

“Trabalhar em grandes empresas nos proporcionou uma experiência incrível, mas também identificamos a necessidade de mais autonomia e liberdade para criar soluções que realmente fizessem a diferença. NaTrius, temos a oportunidade de transformar ideias em realidade e ter um impacto direto no mercado”, pontua. 

Outro aspecto considerado importante para o desenvolvimento da Trius, segundo seus sócios, é a participação no programa Road, do Tecnopuc. “O Road foi fundamental para o nosso desenvolvimento. Durante o programa, tivemos a oportunidade de nos conectar com diversos empreendedores, tanto em fases semelhantes quanto em estágios mais avançados, o que nos ajudou a conquistar nossos primeiros clientes. O apoio e o direcionamento do nosso mentor no Tecnopuc foram essenciais para o início da empresa, fornecendo orientações valiosas que nos permitiram moldar nossa estratégia e crescer de forma mais eficaz”, avalia Guilhermo. 

Tecnologia brasileira para o mundo 

Com operação dividida entre o Brasil e nos EUA, a Trius hoje tem uma equipe de sete pessoas – os quatro sócios e três contratações realizadas ao longo de 2024. A startup busca se tornar uma referência global em software, inspirando outros jovens talentos brasileiros a desenvolverem tecnologia. 

Entre os projetos que se destacaram este ano, estão a Baipass, uma plataforma de gerenciamento de reservas para hoteis; o BeachPoint, um aplicativo que conecta jogadores de beach tennis; e a BeasyBox, uma plataforma de consultoria financeira com inteligência artificial. 

Para o próximo ano, a startup planeja fortalecer sua presença internacional e ajudar a consolidar o Brasil como uma potência na área. “Valorizamos um trabalho de excelência, e buscamos elevar a percepção global sobre o Brasil como um polo de inovação e competência tecnológica, demonstrando todo o potencial do país na criação de soluções de impacto”, afirma Guilhermo. 

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.