A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) é uma das apoiadoras da exposição “De Modelo a Toda Terra”, que está em cartaz até o dia 8 de novembro no Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal, em Brasília.
Com curadoria de João Pedro Villela, egresso do curso de Jornalismo da PUCRS, a exposição reúne obras de artistas gaúchos que retratam a diversidade cultural do Rio Grande do Sul e os impactos das recentes enchentes que atingiram o estado. A mostra também reflete a força artística e cultural do nosso estado, representada pela criatividade de artistas como Urbano Vilella, Manoela Vasques, Érick dos Santos, Vinícius Agliardi e 48 crianças de escolas públicas que retrataram sua vida durante o período das enchentes.
”De Modelo a Toda Terra é um trecho do Hino do Rio Grande do Sul, o maior símbolo da cultura gaúcha. Essa frase reflete a força do nosso povo diante das adversidades.
Esta semana marca seis meses após as enchentes que devastaram o estado, e também evidenciou o amor de todos os brasileiros e brasileiras que ajudaram a reerguer o Rio Grande do Sul. Em nome de milhões de gaúchos, agradecemos a ajuda de todos vocês”, afirma Villela.
Foto: João Pedro Villela e Denise Pagnussatt/PUCRS
O lançamento da exposição, realizado esta semana, contou com a presença de parlamentares, artistas, embaixadores, ministros e membros da sociedade civil. A PUCRS foi representada pela professora Denise Pagnussatt, coordenadora do Hub da Indústria Criativa da Famecos, que destacou a importância de fortalecer as conexões da universidade com o setor criativo nacional.
Na foto: senador Luis Carlos Heinze, secretário-executivo do Escritório de Representação do Rio Grande do Sul em Brasília, Henrique Pires, Franciane Bayer/Deputada, Liziane Bayer/Senadora Suplente, Denise Pagnussatt/PUCRS, Atanasio Lucero/DPU, artista plástico Urbano Vilella e o curador João Pedro Villela.
”A arte tem o poder de valorizar a nossa memória, cultura e identidade. A arte tem o poder de emocionar e conectar quem não estava conosco naquele mês de maio. Foram dias difíceis e que agora são de recomeço para mais de 800 mil pessoas impactadas direta e indiretamente pelas enchentes no RS. Os gaúchos mostraram-se fortes, unidos, solidários e ativos com muita compaixão,” comenta Denise.
Além disso, está sendo elaborada uma proposta, a ser encaminhada ao Senado, com solicitações em defesa da arte e da cultura, bem como de apoio ao Rio Grande do Sul. A PUCRS apoia essa iniciativa, que busca fortalecer políticas públicas em prol do setor cultural e de sua comunidade.