Através dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios – Labelo, o novo espaço busca impulsionar a inovação e competitividade tecnológica
quinta-feira, 31 de outubro | 2024Através dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios – Labelo, o novo espaço busca impulsionar a inovação e competitividade tecnológica
Da esquerda para direita: Milton André Stella (diretor de Negócios), Israel Teixeira (diretor do Labelo), Ir. Evilázio Teixeira (reitor da PUCRS), Ir. Manuir Mentges (vice-reitor da PUCRS) e Maurício Testa (pró-reitor de Administração e Finanças). / Foto: Giordano Toldo
A Universidade inaugurou ontem (30), um novo marco para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no País. É o Laboratório de Telecomunicações e Compatibilidade Eletromagnética, que inclui a primeira câmara anecoica (sala projetada para conter reflexões, tanto de ondas sonoras quanto eletromagnéticas) do Sul do Brasil. O objetivo é fortalecer o setor de tecnologias digitais emergentes, promovendo o desenvolvimento de produtos de qualidade, inovação e competitividade global.
A câmara anecoica é um projeto dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios – Labelo da PUCRS, e fica localizado no prédio 13. O evento contou com a presença de diversos agentes do setor das Telecomunicações no Brasil, que estiveram na PUCRS para prestigiar um momento histórico: o lançamento da câmara anecoica na Universidade.
Durante a cerimônia de abertura, o Ir. Evilázio Teixeira ressaltou a importância desse momento histórico para a Universidade. O reitor destacou que, a câmera anecoica ao realizar testes de imunidade eletromagnética permite ao consumidor final utilizar um produto com segurança. Trata-se, portanto, de um grande comprometimento com a qualidade. Nesse sentido, o Ir. Evilázio Texeira reforça que esse é o compromisso do Labelo em seus mais de 50 anos de atuação na metrologia científica e industrial.
“Nosso complexo de laboratórios especializados tem cada vez mais se consolidado e expandido sua atuação como vetor de desenvolvimento da indústria nacional e internacional. Por meio de novas parcerias, geramos impacto positivo na economia, no meio ambiente e no desenvolvimento social. O Labelo se constitui numa referência em serviços de alta qualidade e inovação. Isso se deve não somente aos equipamentos de última geração e instalações, mas sobretudo a equipe de profissionais altamente especializados e processos”.
Protagonismo e inovação são a marca registrada não só do Labelo como também da PUCRS, que neste ano completa 76 anos história e de impacto real na sociedade. O reitor, Ir. Evilázio Teixeira, reitera que a PUCRS é um verdadeiro ecossistema onde toda a comunidade, incluindo pesquisadores, docentes, estudantes de todos os níveis do ensino superior, técnicos administrativos, colaboradores de mais de 200 empresas e startups e empresários, interagem todos os dias, gerando impacto a partir do ensino.
Durante a cerimônia de abertura, o Ir. Evilázio Teixeira ressaltou a importância desse momento histórico para a Universidade. / Foto: Giordano Toldo
“Formamos uma comunidade que não apenas se retroalimenta, como gera valor para a sociedade ao extrapolar os muros da universidade, seja por meio da formação de profissionais, como pela pesquisa que desenvolvemos e pelos serviços que prestamos, como podemos tão bem evidenciar no Labelo”, celebra.
A câmara anecoica permitirá a realização de testes em um ambiente de campo eletromagnético controlado, atendendo às normas IEC CISPR 32 e aos regulamentos da ANATEL e do Inmetro. O diretor do LABELO, Israel Teixera, explica que com a câmara anecoica, o laboratório da PUCRS será capaz de fornecer uma infraestrutura para avaliação de produtos de telecomunicações, sistemas de IoT e dispositivos conectados. Durante a cerimônia de inauguração, o diretor ressaltou, com orgulho, que esse avanço visa fortalecer o setor de tecnologias digitais, promovendo o desenvolvimento de produtos de qualidade, inovação e competitividade global.
“Nós colocamos o Labelo posicionado no seleto grupo de laboratórios brasileiros que detém infraestrutura laboratorial para ensaios em compatibilidade eletromagnética. No momento tecnológico em que o mundo avança rapidamente em produtos e conectividade, os ensaios em compatibilidade eletromagnética se tornaram essenciais para garantir produtos seguros, interconectados e funcionais – tanto no âmbito doméstico e na indústria, como em hospitais, onde a necessidade de equipamentos imunes à poluição eletromagnética estão ligados à sustentação da vida”.
Isaral Teixeira atua como diretor do Labelo-PUCRS. / Foto: Giordano Toldo
A câmara anecoica também representa um grande marco para a pesquisa realizada dentro da Universidade. O diretor do Labelo, Israel Teixeira, enfatiza que para além da sua importância para o mercado, o laboratório também será importante para os/as estudantes e pesquisadores/as.
“Esse novo laboratório vai proporcionar aos pesquisadores dos cursos de engenharias na PUCRS, que utilizem também dessa infraestrutura para ensaios de pesquisa e desenvolvimento. Hoje, nós inauguramos mais uma infraestrutura voltada à inovação dentro da Universidade”, explica.
A câmara anecoica é a primeira no sul do Brasil. No país inteiro, existem apenas quatro com a mesma infraestrutura. / Foto: Giordano Toldo
Com uma área de 430 metros quadrados dedicada à câmara anecoica e instalações laboratoriais modernizadas, o novo espaço está projetado para ser versátil e adaptável às futuras demandas tecnológicas. A transformação digital completa dos processos e a integração de softwares especializados permitirão a realização de ensaios de alta precisão e a capacitação de profissionais, fortalecendo a expertise técnica e a competitividade das indústrias brasileiras.
A ampliação do Labelo vai além do atendimento às demandas regulatórias. Ela impulsionará a força digital e tecnológica do Brasil, promovendo a independência energética ao testar a eficiência de dispositivos e apoiar a indústria nacional no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis. Além disso, a certificação local reduzirá custos e prazos de desenvolvimento, facilitando a adoção de novas tecnologias.
“Além de aumentar a infraestrutura do laboratório, teremos uma abrangência nos serviços realizados, podendo atender uma gama mais vasta de produtos do mercado, como equipamentos eletromédicos, eletrodomésticos, televisores, máquina de pagamento por aproximação (NFC), entre outros equipamentos que possuem interconectividade”, finaliza Israel.
No evento de lançamento nesta quinta (30), estavam presentes o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira; o vice-reitor, Ir. Manuir Mentges; o pró-reitor de Administração e Finanças, Maurício Testa; pró-reitora de Graduação e Educação Continuada, Adriana Kampff; pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Eduardo Lobo e Silva; superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS e do Tecnopuc, Jorge Audy; diretor de Negócios, Milton André Stella; diretor do LABELO, Israel Teixeira; presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE) Regional Rio Grande do Sul, Regis Sell Haubert; 1º vice-presidente do Conselho Deliberativo e Presidente do Conselho Superior da P&D Brasil, Antônio Carlos Porto; diretor substituto da Diretoria de Metrologia Legal (Dimel) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Immetro), Eduardo Ribeiro de Oliveira; diretor-geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ricardo Rodrigues Fragoso; presidente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, Marcos Heleno Guerson; vice-presidente de Laboratórios da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC), Marco Roque; gerente de Tecnologia e Política Industrial na ABINEE, Israel Guratti; coordenador executivo e de gestão da Diretoria de Conformidade do Inmetro da DCONF, Marcelo dos Santos Monteiro; e coordenador de Certificação da Anatel, Vinicius Borges Albernaz.
O Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO), é reconhecido por sua excelência em certificação de produtos. Com mais de cinco décadas de experiência, a expansão da sua infraestrutura consolida o laboratório como referência em serviços de alta qualidade, impulsionando a inovação tecnológica e a competitividade da indústria nacional.
Fotos: Giordano Toldo