Dois andares de aprendizado e conexão com o mercado para transformar a formação em Direito
Estrutura moderna e pioneira de 1.500 m², distribuída entre térreo, mezanino e 2º andar. / Foto: Giordano Toldo
No dia 5 de novembro, às 9h, a Escola de Direito da PUCRS lança o novo espaço do Núcleo de Prática Jurídica. O local, pensado para ir além da teoria, oferece uma experiência de aprendizado imersiva, conectando estudantes diretamente ao mercado e à prática real do Direito.
Com uma estrutura moderna e pioneira de 1.500 m², distribuída entre térreo, mezanino e 2º andar, o núcleo une teoria, prática e inovação. Os alunos terão à disposição: salas de audiência, áreas de atendimento, coworking, sala da OAB/RS e órgãos jurídicos, além de um espaço dedicado para equipes de competição e um hub para alumni. Tudo isso em um ambiente integrado, que facilita o trabalho colaborativo e proporciona uma visão mais completa da profissão.
No novo espaço, os estudantes poderão participar de estágios em prática jurídica I, II e III, aplicando seus conhecimentos de forma concreta e se preparando para os desafios da carreira. A unificação de serviços também permitirá que mais alunos atuem como estagiários, ampliando o impacto social por meio de casos pro bono. No último ano, foram mais de 3.500 atendimentos gratuitos realizados — e esse número deve crescer ainda mais com a nova estrutura.
Foto: Giordano Toldo
Além das práticas divididas antes em diferentes setores, o Núcleo reúne agora tudo em um único lugar: secretaria unificada, salas de aula modernas e ambientes para equipes de competição e atendimento. Isso não apenas facilita a rotina dos estudantes, mas também amplia as possibilidades de atuação.
O Núcleo de Prática Jurídica é mais do que um ambiente acadêmico: é uma ponte para o futuro da carreira em Direito. Seja pela experiência prática, pelas conexões com profissionais da área ou pelo engajamento em causas sociais, o espaço se destaca como uma referência nacional em educação jurídica e personaliza a trajetória acadêmica do estudante.
“Estamos diante do maior e mais completo Núcleo de Prática Jurídica do Brasil, gerando um imensurável impacto social no atendimento à comunidade de Porto Alegre, a partir de uma rede de parcerias com diversas instituições da área jurídica. Também estamos levando aos nossos estudantes a consolidação prática na aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. As experiências a partir de casos reais, nas quais os estudantes assumem protagonismo no atendimento, permitem uma formação profissional completa, possibilitando melhores escolhas para o futuro”, reforça o professor da Escola de Direito e coordenador do espaço, Marcos Eberhardt.
Tem como objetivo o atendimento jurídico gratuito à comunidade carente, com rendimento de até três salários-mínimos, de Porto Alegre. Os estudantes realizam atendimento aos clientes, estudo da causa, elaboração de petições, recursos, acompanhamento dos processos e audiências, elaboração de peças processuais nas áreas de família, cível e penal. Com o lançamento do novo espaço do Núcleo, as áreas previdenciária, trabalhista, tributária, empresarial e fiscal também serão prioridade.
Nesta parceria com o Foro do Partenon via Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, os estudantes têm a vivência em audiências de conciliação em processos com menor valor de causa, como reparação de danos, condomínio e vizinhança, consumidor, cobranças, possessórias, despejo, entre outras causas, que poderão ser aceitas devido à ampliação do JEC. O espaço funciona como um Posto Adjunto do 10º Juizado Especial Cível do Foro Regional do Partenon.
Este é um serviço presencial disponível para qualquer pessoa que resida no Rio Grande do Sul, com índice de resolução de 95%. Em parceria com o Procon RS, os alunos informam o consumidor sobre seus direitos e deveres auxiliam na resolução de reclamações nas relações de consumo com base no Código de Defesa do Consumidor.
Em parceria com o curso de Relações Internacionais, o serviço auxilia os imigrantes a se estabelecerem no Brasil e a solucionarem eventuais demandas judiciais e dúvidas relativas a assuntos como documentação, moradia e saúde. Composto por alunos e alumni, o SADHIR atua na solução de diversas demandas relacionadas ao cenário migracional brasileiro.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL