Indústria Criativa é foco de congresso internacional na PUCRS

sexta-feira, 11 de outubro | 2024

Durante o congresso, Escola de Comunicação da PUCRS passou a integrar a Rede Latina de Design, em parceria com a Universidade de Bolonha

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) sediou, nos dias 8, 9 e 10 de outubro, o Cultural and Creative Industries Days, um congresso internacional voltado para a indústria criativa. O evento ocorreu no Tecnopuc e na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos. Inspirado nos objetivos propostos pela Unesco, por meio da cátedra de Future Literacy (Alfabetização de Futuros), o congresso se pautou na capacidade humana de imaginar diferentes futuros.

De acordo com o professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação da Famecos, Eduardo Pellanda, um dos resultados do congresso foi a formalização de uma parceria com a Universidade de Bolonha, por meio da qual a PUCRS passou a integrar a Rede Latina de Design. “É um acordo de cooperação que envolve pesquisas e intercâmbios de pesquisadores e alunos”, explica o professor. Ele também mencionou que o congresso ocorreu pela primeira vez na Itália, na Universidade de Bolonha, com o objetivo de criar e expandir conexões entre a academia e o mercado, agregando as qualidades do design italiano.

Para o professor Fernando Bakos, coordenador do curso de Design da Famecos, a PUCRS tem muito a colaborar com os italianos. “A ideia é disponibilizarmos as qualidades da PUCRS e da Famecos para que possamos mostrar nosso repertório a eles”, mencionou o professor.

Participaram do evento 16 palestrantes do Brasil, da Itália, da Colômbia e do México. Ao todo, foram apresentados 39 trabalhos em seis mesas, sendo três presenciais e três online.

Fonte: Laboratório de Jornalismo