Ensino

Festival da Indústria Criativa reuniu especialistas e estudantes para refletir impacto positivo e inovação

segunda-feira, 07 de outubro | 2024

O evento contou com oficinas, palestras, maratonas de inovação, bate-papo entre profissionais e estudantes, além do tradicional Prêmio SET

Foto: Thaise Ribeiro

A Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, da PUCRS, realizou, de 1º a 3 de outubro, a 37ª edição do SET Indústria Criativa. Neste ano, com o tema “Outros Olhares”, o evento contou com mais de 50 atividades, incluindo oficinas, maratonas, bate-papos, palestras e masterclasses. O encerramento ocorreu na noite de 3 de outubro, com a premiação que reconheceu 26 trabalhos em diversas categorias e instituições.

Entre as temáticas do evento estavam produtos audiovisuais, games, inovação, gestão de projetos, empreendedorismo, sustentabilidade, design, entre outros. Uma das palestras, por exemplo, abordou o empreendedorismo, com Konrad Dantas, fundador da produtora e selo musical Kondzilla, indicado ao Grammy Latino. Konrad compartilhou sua experiência como produtor musical, criador e diretor da série Sintonia, a produção de língua não-inglesa mais assistida do mundo na Netflix, com cinco temporadas. Ele foi indicado ao Grammy Latino em 2019 como produtor do Melhor Videoclipe, é membro da Academia Internacional do Emmy, vencedor de três Leões no Festival de Cannes e do Prêmio Caboré na categoria Melhor Produtora de Publicidade em 2020.

Reconhecido como fundador do canal Kondzilla no YouTube, o maior da América Latina, com mais de 67 milhões de inscritos e mais de 38 bilhões de visualizações, Konrad também foi nomeado Under 30 pela Forbes, International Power Player pela Billboard, Homem do Ano pela revista GQ e uma das 100 personalidades afrodescendentes mais influentes do mundo pela ONU.

Foto: Thaise Ribeiro

Outra palestra discutiu o impacto da tecnologia nos setores criativos, com a participação de Aline Barbosa, Pedro Marques, Guga Zagonel, Sandro Kirst e Michele Rocha. A questão central levantada foi: “Até que ponto usaremos a IA sem comprometer a nossa criatividade?”. Os palestrantes destacaram que a inteligência artificial deve ser vista como uma ferramenta de apoio, e não como um substituto para a execução de tarefas.

Nos bate-papos que ocorreram entre as empresas parceiras do evento, como Grupo Band, Box Brazil, Colateral Filmes, DZ Estúdio, Paim United Creators, Qualitor, Quiero Café, Banking, Nonada Jornalismo, HOC – House of Creativity, Fábio Haag Type, AP Design, ProHUB, Forno.FX, Radioativa, entre outras, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com jornalistas, publicitários e diversos profissionais da indústria criativa, apresentando ideias e projetos. Além disso, puderam colocar essas ideias em prática por meio das maratonas. A proposta foi, além da troca de conhecimento, proporcionar momentos de networking. Além disso, os professores da própria Famecos realizaram oficinas de diferentes temas. 

Foto: Thaise Ribeiro

Para finalizar, o evento contou com a tradicional premiação que valoriza o trabalho de estudantes da indústria criativa de todo o país. Neste ano, mais de 650 trabalhos foram inscritos e avaliados por um júri composto por mais de 100 profissionais de destaque no mercado, que não atuam como docentes. 

Amanda Hesse, estudante de Publicidade e Propaganda da Famecos, foi uma das vencedoras do prêmio na categoria de Projeto ou Conteúdo em Comunicação Digital, ao lado das colegas Júlia Beatriz e Fernanda Sotomaior. Ela destacou a emoção de conquistar o prêmio poucos meses antes de concluir a graduação:

“Eu achava que iria me formar sem conseguir ganhar o SET, mas o Artchê veio para mudar isso e me deixou muito feliz e confiante. A premiação foi incrível do início ao fim, desde o planejamento, as ideias, até o momento em que as luzes se apagaram no teatro. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos: gestores, colegas, funcionários, parceiros e, principalmente, minhas amigas Júlia Beatriz e Fernanda Sotomaior, por estarem comigo desde o início, compartilhando os desafios e as alegrias para realizar um projeto tão lindo como o Artchê.”

Kim Gesswein, professor da Famecos e um dos coordenadores do evento, reforçou e reafirmou como a diversidade de olhares transforma a Indústria Criativa. “Buscamos ampliar perspectivas com o júri, painelistas, parceiros e instituições de ensino participantes – todo mundo acreditando junto no potencial da colaboração, da diversidade e no talento dos estudantes na geração de impacto positivo.”

A professora e também coordenadora do evento, Francielle Falavigna, menciona o protagonismo dos estudantes na organização e execução do evento. “Além de materializar uma entrega que amplia olhares sobre a Indústria Criativa no Brasil, o SET se constitui em um tradicional espaço de aprendizagem para os estudantes. Além do conhecimento possibilitado por todas as atividades ofertadas, os estudantes são sujeitos centrais, atuando desde o planejamento até à produção do evento.”

CONFIRA OS VENCEDORES DA 37º SET DA INDÚSTRIA CRIATIVA 

  1. PROJETO DE IMPACTO SOCIAL 
  • Trabalho vencedor: Tô de volta 
  • Estudantes: Isadora Lawall Machado, Martina Schneider Eduardo Chaves, Laís Alves, Luiz Breves e Raquel Beraldin
  1. PROJETO OU CONTEÚDO EM COMUNICAÇÃO DIGITAL 
  • Trabalho vencedor: ArTchê 
  • Estudantes: Amanda Alexandra Hesse de Almeida, Fernanda Carrion Sotomaior e Júlia Beatriz Ponzoni Pretto 
  1. PROJETO DE BRANDING
  • Trabalho vencedor: De Roos – Edição Limitada 
  • Estudantes: Sofia Fantin Álvares da Silva, Luísa Cardoso Kohem, Giovanna Brambilla e Gabriela Dias Cavalheiro 
  1. PROJETO COM FOCO EM DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
  • Trabalho vencedor: Júlio e as Cores do Coração: design editorial e a representatividade LGBTQIAPN+ na literatura infantil  
  • Estudante: Marcelo Betti 
  1. PROJETO CULTURAL 
  • Trabalho vencedor: Onde ela está?
  • Estudantes: Katarina Nogueira da Gama Adegas, Dienifer Escobar Lopes da Silva, Isabelli Arend, Giulia de Conto Hilgert e Rafaela Annes Missio
  1. FICÇÃO AUDIOVISUAL 
  • Trabalho vencedor: Siso 
  • Estudantes: João Pedro Bays Ferreira, Bartholomeu Ceccim, Vítor Cortes, Leonardo Cerezer, Luiz Felipe Lamas e Pedro Maia 
  1. PROJETO COM FOCO EM GESTÃO DA REPUTAÇÃO 
  • Trabalho vencedor: About 
  • Estudantes: Nathália Gonçalves Sampaio, Angela Grippa, Gabriella Ilha, Felipe Pyhus Julius, Nicole Bein e Pedro Bizarro
  1. PESQUISA DE TENDÊNCIAS
  • Trabalho vencedor: Funk e as Marcas 
  • Estudantes: João Victor da Silva Rodrigues, Sarah Lazzarin, Leonardo Nascimento, Manuela Kvietinski e Sara Fonseca 
  1. PROJETO CIENTÍFICO | TCC
  • Trabalho vencedor: Rua da Crianças Corajosas: Jogo de tabuleiro como ferramenta de apoio na orientação sexual infantil 
  • Estudantes: Jésia Vunschel 
  1.  PROJETO EM COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA AS ORGANIZAÇÕES  
  • Trabalho vencedor: Cerveja Polar 
  • Estudantes: Victoria Reis Rodrigues, Fernanda Padilha da Rocha, Vitória Nóbrega Barelli, Bruna Szczecinski, Hellen Silva Almeida e Maythe Becker. 
  1. JORNALISMO IMPRESSO E DIGITAL 
  • Trabalho vencedor: A disputa por dignidade dos moradores da Kédi, no bairro Três Figueiras 
  • Estudantes: Lara Coiro Superti de Oliveira, Fernanda Schimanski Axelrud, Sofia Utz Eizirik, Jean Carlos da Silva Santos e Gabriela Mendes Dalmas. 
  1.  JORNALISMO EM ÁUDIO
  • Trabalho vencedor: Link na bio
  • Estudantes: Pedro Netto Ferreira Costa, Tamires Roldão da Silva, Antonio Mariano Nilsson da Silva, Cássio Moreira Fonseca e João Gabriel Pezzini Corrêa. 
  1.  JORNALISMO EM VÍDEO
  • Trabalho vencedor: Em Farrapos: a vida depois da enchente Estudantes: Felipe Silva Teixeira, Fernanda Feltes, Gustavo Fontella, Felipe Teixeira e Pedro Stahnke. 
  1.  CAMPANHA PUBLICITÁRIA
  • Trabalho vencedor: Quem escuta AMA 
  • Estudantes: Hector Souza dos Santos, Lucas Oliveira Villela, Nathalia Cardoso Ribeiro, Yasmin Batisti, Laura Zenker Piccoli, Ricardo Pinto Piccoli, Maria Eduarda Mello e Gabriela Gadêa.
  1.  EVENTOS E ATIVAÇÃO DE MARCAS
  • Trabalho vencedor: NEJPOA 
  • Estudantes: Anita Poglia de Freitas Dotto, Paula Rodrigues Porto, Lorena Bittencourt e Ana Luísa Schüler Chedid. 
  1.  DESIGN DE COMUNICAÇÃO 
  • Trabalho vencedor: Farol – Ecossistema de segurança 
  • Estudantes: Agatha Perez Vigolo, Sofia Fantin Álvares da Silva, Igor Tenedini Albuquerque, Lara Schneider Caimi, Pedro Kosciuk Lima e Vathia Marcela Marques Pereira. 
  1.  DESIGN DE PRODUTO
  • Trabalho vencedor: FARMACASE 
  • Estudantes: Bianca Ferreira, Yan Mendes de Souza, Lucca Bol, Artur Pechansky e Brenda Paiva. 
  1.  PROJETO COM FOCO EM UX E UI DESIGN 
  • Trabalho vencedor: Me – Meu App de Menopausa 
  • Estudante: Camila Müller Paquilin 
  1.  DESIGN ESTRATÉGICO 
  • Trabalho vencedor: CRIATRIP
  • Estudantes: Yan Mendes de Souza, Pedro Henrique Martins, Victor Dutra e Lucca Bol. 
  1.  PUBLICIDADE IMPRESSA, ELETRÔNICA OU DIGITAL 
  • Trabalho: Beba Monster – Animação
  • Estudantes: Igor Tenedini Albuquerque, Lara Schneider Caimi, Bianca Land Avila e Victor Perciuncula Sant’Anna.
  1.  FOTOGRAFIA 
  • Trabalho: Choro Forçado 
  • Estudantes: Gabriel Griebler Camargo, Hector Servino Garcia e Arthur dos Santos Leite.
  1.  DOCUMENTÁRIO AUDIOVISUAL 
  • Trabalho: A estagiária do ano
  • Estudantes: Ester Bertozzi e Caroline Guarnieri. 
  1. INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA INDÚSTRIA CRIATIVA 
  • Trabalho: Startup Connect Malte
  • Estudantes: Felipe Pyhus Julius, João Panassol, Camila Carnelos, Nicolás Martins do Rio, Pedro Grazziotim e Eduardo Gasperin.
  1.  GRAND PRIX
  • Trabalho: Júlio e as Cores do Coração: design editorial e a representatividade LGBTQIAPN+ na literatura infantil 
  • Estudante: Marcelo Betti. 
  • Trabalho: Em Farrapos: a vida depois da enchente 
  • Estudantes: Felipe Silva Teixeira, Fernanda Feltes, Gustavo Fontella e Pedro Stahnke.
  • Trabalho: CRIATRIP 
  • Estudantes: Yan Mendes de Souza, Pedro Henrique Martins, Victor Dutra e Lucca Bol.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.