Ensino

Talentos em Ação conecta estudantes com o mercado de trabalho em experiência leve e imersiva 

Iniciativa promovida pela PUCRS Carreiras é gratuita e aberta ao público 

quinta-feira, 03 de outubro | 2024

Iniciativa promovida pela PUCRS Carreiras é gratuita e aberta ao público 

Foto: Giordano Toldo

Estudantes e profissionais recém-formados de todas as áreas lotaram o Living 360 na última quarta-feira para participar do Talentos em Ação. O evento, que ocorre a cada dois anos, tem o objetivo de conectar estudantes com grandes empresas e oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa já se consolidou como uma referência no apoio à empregabilidade, faz parte da Semana Acadêmica Integrada da PUCRS e busca promover um ambiente único de integração e desenvolvimento.   

“O Talentos em Ação é uma grande oportunidade para promovermos o nosso propósito, que é ser o elo entre a Universidade e o mercado de trabalho. E essa é um grande diferencial da PUCRS quando se trata de empregabilidade: nossos alunos vivem uma conexão direta com empresas de diversos segmentos, além de poder adquirir novos conhecimentos e dicas de carreira”, explica Ana Cecília Pettersen, consultora de Carreiras da PUCRS Carreiras. 

Evelyn Dias Xavier, Recursos Humanos da Nexteer, empresa automotiva norte-americana, participou do evento pela primeira vez e destacou a importância de ações como esta.  

“Participar do Talentos em Ação é uma ótima oportunidade para interagir com diferentes perfis de estudantes e profissionais, além de promover nossa empresa. Estamos aqui para captar talentos e para nos posicionar como uma marca empregadora. Temos oportunidades em Engenharia, Ciências Contábeis, Mecânica, Elétrica e outras áreas, e eventos como esse nos ajudam a conhecer estudantes que podem não ter acesso direto às nossas vagas”, explica. 

Rosane Fagundes, coordenadora de Pessoas e Cultura na Faz Capital, reforçou a importância de estar presente no Talentos em Ação. “Está sendo uma experiência incrível. Estamos em um momento de expansão e faz total sentido estarmos em contato com as universidades. Temos vagas em tecnologia, marketing e investimentos, e este evento nos ajuda a encontrar perfis alinhados com o que buscamos. Queremos ser reconhecidos como uma marca empregadora dentro da PUCRS”, afirma. 

Além das empresas, estudantes também veem uma grande oportunidade no evento. Julia Helen Rosa Quadrado, estudante de Enfermagem na PUCRS, conta que participou da edição anterior e adorou a experiência. “Vi muitas oportunidades na área de Enfermagem, especialmente com a Unimed. O evento é ótimo para quem está buscando uma vaga”, diz. 

Foto: Giordano Toldo

A intercambista Ivon Leiva Cerda é estudante de mestrado em Administração pela Universidad Catolica del Norte, no Chile, também marcou presença no evento. “Vim ao Talentos em Ação por indicação do meu professor e fiquei encantada com as empresas presentes, como a Faz Capital. É uma oportunidade incrível de networking”, conta. 

Formato do evento quebra barreira entre estudantes e empresa 

O Talentos em Ação é estruturado em três etapas, proporcionando uma experiência imersiva e interativa. Os participantes podem apresentar seus potenciais em atividades práticas, enquanto as empresas têm a oportunidade de identificar futuros profissionais para suas equipes. 

O evento inclui apresentações de pitch, talk das empresas, um jogo interativo entre talentos e empresas com desafios práticos e momentos de networking, tudo voltado para facilitar o “match” entre os participantes e as vagas ofertadas.  

Um dos momentos mais esperados do evento é o jogo de tabuleiro, conduzido com auxílio de um computador, onde talentos e empresas trabalham em conjunto em equipes. Os líderes, geralmente os talentos, têm o desafio de conduzir seus times por meio de mímicas, desenhos e conceitos, criando uma dinâmica divertida. 

Andressa Portilho Mendes, consultora de gestão de talentos, explica que o jogo promove uma interação entre as empresas e os talentos que buscam vagas de estágio, trainee, jovem aprendiz e posições efetivas.  

“As empresas estão falando sobre as posições abertas em stands, e o jogo ajuda a integrar talentos e empresas em uma atividade descontraída, criando oportunidades de recolocação para os participantes”, afirma Andressa. 

Fotos: Giordano Toldo