Defesa deTese de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação. Confira abaixo as informações da atividade.
Aluno: GREICE PINHO DAL MOLIN
Título: PREDICTING UNCANNY PERCEPTION IN VIRTUAL HUMANS FACES THROUGH COMPUTER VISION TECHNIQUES
Orientador: Dra. Soraia Raupp Musse
Banca Examinadora: Dr. Bruno Feijo (DI/PUC-Rio), Dr. Marcelo Walter (PPGCC/UFRGS), Dra. Isabel Harb Manssour (PPGCC/PUCRS)
Data: 16 de outubro de 2024
Local: Videoconferência
Horário: 9h
Resumo:
Atualmente, os indivíduos estão cada vez mais expostos a aplicações com agentes conversacionais ou humanos virtuais. Na literatura da psicologia, a percepção de rostos humanos é uma área de pesquisa amplamente estudada.Nos últimos anos, muitos estudos têm investigado a percepção de humanos virtuais. A sensação de estranheza (ou desconforto) percebida em determinados personagens virtuais, discutida na teoria do Uncanny Valley (UV), pode ser um fator chave em nossa discriminação perceptiva e cognitiva. Compreender como esse processo ocorre é essencial para evitá-lo durante a modelagem de humanos virtuais. Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as características faciais e o conforto que os seres humanos podem sentir em relação a personagens animados criados com Computação Gráfica (CG). Propomos e desenvolvemos modelos interpretáveis que identificam áreas específicas do rosto que causam desconforto e que podem ser aprimoradas, tornando os personagens mais agradáveis de visualizar e até de interagir. Além disso, nosso estudo pode contribuir para áreas como jogos, agentes conversacionais e a indústria cinematográfica, ajudando a evitar a criação de personagens que provoquem estranheza. Realizamos experimentos com participantes para coletar dados quantitativos e qualitativos, que indicam que os modelos propostos têm o potencial de funcionar conforme esperado.