Encontro tem como principal objetivo promover debates sobre os desafios globais enfrentados pela educação superior no século XXI, com foco em sustentabilidade e inclusão
terça-feira, 24 de setembro | 2024Encontro tem como principal objetivo promover debates sobre os desafios globais enfrentados pela educação superior no século XXI, com foco em sustentabilidade e inclusão
O reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, ao lado da professora Maria Amalia Pie Abib Andery, reitora PUC-SP, e do professor Germano Rigacci Júnior, reitor PUC-Campinas. / Foto: Divulgação
Entre os dias 23 e 25 de setembro, o reitor da PUCRS, Ir. Evilázio Teixeira, esteve em Roma, na Itália, para representar a universidade na XVII Assembleia Geral e XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB). Os encontros, sediados pelas universidades Tor Vergata e Roma Tre, reuniram mais de cem lideranças acadêmicas de 19 países, entre eles Brasil, Itália, Estados Unidos, Finlândia, México e Tunísia.
Com o tema “Cooperação Acadêmica Internacional: rumo a um mundo sustentável, inclusivo e multicultural”, o seminário promoveu debates sobre temas relevantes como a internacionalização da educação superior e o fortalecimento das parcerias globais entre universidades. No segundo dia de participação, Ir. Evilázio comenta que entre os principais temas debatidos estão também sustentabilidade, inclusão sob uma perspectiva multicultural mundial, inteligência artificial e educação digital.
“Estamos envolvidos em olhar para essas questões em diferentes fóruns que incluem, além das universidades, governos. São momentos de networking entre reitores, diplomatas, pesquisadores e representantes de instituições de ensino de quatro continentes. Neste sentido, a PUCRS está muito alinhada com o que está acontecendo no mundo e, em muitos aspectos, posso dizer, sem atentar contra a modéstia, que estamos na frente do nosso tempo, embora ainda há muito por fazer. Trata-se de uma perspectiva multidisciplinar. Importante não perdermos de vista que somos desafiados a contribuir para uma sociedade mais inclusiva e pacífica, desde a produção do conhecimento”, destaca.
Durante o seminário, os participantes assinaram novos acordos de cooperação e compartilharam as boas práticas. O reitor tem participado ainda de discussões estratégicas sobre internacionalização e inovação, além de buscar oportunidades para ampliar parcerias acadêmicas e de pesquisa. Entre as principais atividades, destacam-se sessões sobre cooperação em pesquisa, acordos de mobilidade estudantil e iniciativas conjuntas para enfrentar desafios globais como mudanças climáticas e desigualdade social.
O Ir. Evilázio Teixeira esteve em Roma para representar a PUCRS na XVII Assembleia Geral e XIV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras. / Foto: Divulgação
“A cooperação internacional é essencial para a inovação e o avanço da pesquisa científica. A nossa participação em fóruns internacionais como o GCUB reforça o compromisso com a educação de qualidade e com a formação de uma rede global de conhecimento”, complementa Evilázio.
Além da PUCRS, outras universidades brasileiras marcaram presença no evento, entre elas as também Pontifícias PUC-Campinas e PUC-SP, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os acordos e parcerias firmadas entre as universidades reforçam o papel importante das instituições brasileiras no cenário internacional, fomentando o intercâmbio acadêmico e a colaboração científica global.
O evento, que se estende até o dia 25, recebe o apoio da Fundação Rome Technopole e da Embaixada do Brasil em Roma e faz parte das comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, reforçando os laços históricos e culturais entre os dois países.