Famecos fortalece laços com Centro de Pesquisa em Comunicação da Universidade Anáuhac, México

quinta-feira, 19 de setembro | 2024

Banca de doutorado. Foto: arquivo pessoal

Um dos objetivos estratégicos da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos para 2024 é o fortalecimento das relações acadêmicas e de pesquisa com universidades latino-americanas. Para alcançá-lo, diferentes iniciativas vêm sendo tomadas por professores e pesquisadores. Nesse contexto, a professora Rosângela Florczak de Oliveira esteve por uma semana – no período de 11 a 17 de setembro – no Centro de Investigação para a Comunicação Aplicada (Cica), da Universidade de Anáhuac – México, como pesquisadora internacional convidada.

Além de reuniões para consolidação de acordo de cooperação, de troca com estudantes e pesquisadores, a professora participou de dois momentos especiais: o Colóquio Internacional em comemoração aos 20 anos do Cica e uma banca de doutorado fruto de cotutela entre a Universidade de Anáhuac e a Universidade francesa Savoie-Mont Blanc.

O XIX Colóquio Internacional de Doutorado em Investigação da Comunicação teve como tema: Aproximaciones teórico-metodológicas y desafíos globales de la comunicación e a professora foi uma das conferencistas abordando a  Comunicação em tempos de dissenso e vigilância – visão interdisciplinar do campo de investigação.

Já a banca de doutorado da pesquisadora Iris Crystal Medrano Obeso tratou da Síndrome de Burnout, o engajamento e os níveis de comunicação produtiva no pessoal acadêmico das universidades públicas do Noroeste do México e da região de Franche-Comté, na França. Além da professora Rosângela, os examinadores da banca em cotutela foram: Carmen Fuente Cobo, reitora da universidade de Villanueva (Madri, Espanha); Fernando Medina Contreras, da Universidade de Sevilha (Sevilha, Espanha); Alain Lamboux-Durand, da Universidade Franche-Comté (França); Rogélio Del Prado Flores e Rebeca Arévalo, da Universidade de Anáhuac (México), além dos diretores de tese: Jacques Ibanez Bueno, da Universidade Savoie-Mont Blanc (França) e Rafael Tonatiuh Ramirez Beltran, da Universidade de Anáhuac (México).

Banca de doutorado da pesquisadora Iris Crystal Medrano. Foto: arquivo pessoal

Para a professora da Famecos, participar desse momento especial de aniversário de um Centro de Pesquisa tão relevante para a América Latina como o Cica/Anáhuac foi muito especial. “Além de reconhecer os desafios em comum que temos para que o campo da comunicação avance e supere suas limitações teóricas e metodológicas, foi possível trocar bastante com os estudantes e pesquisadores. Aproveitei a oportunidade e também conheci a Faculdade de Comunicação da universidade mexicana, que está comemorando 60 anos de existência com muitas experiências interessantes e inspiradoras”, afirma Florczak.