Especialização

Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial

Duração

8.700 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã e Tarde

Curso para cirurgiões-dentistas que desejam formação completa em Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial.

*Sobreaviso hospitalar 24h /dia, 7 dias da semana, conforme escala.

O que você vai aprender
  • Diagnosticar e tratar as necessidades que exigem o tratamento cirúrgico dentro da área de atuação da Odontologia;
  • Avaliar, interpretar exames de imagem, planejar e executar procedimentos cirúrgicos da região buco-maxilo-facial;
  • Planejar e executar cirurgias para colocação de implantes e enxertos ósseos em áreas de atuação da Odontologia;
  • Diagnosticar e tratar deformidades dentofaciais;
  • Diagnosticar e tratar pacientes com fissura lábio-palatal;
  • Diagnosticar e tratar as patologias do complexo estomatognático;
  • Trabalhar em cooperação com outras especialidades da Odontologia e Medicina em ambiente ambulatorial e hospitalar.
  • Sobre o curso

    A especialização, com mais de 50 anos de existência, formou centenas de profissionais referências na área no Brasil e exterior, e conta com ambulatórios semanais específicos de deformidades faciais, implantodontia, cirurgia dento-alveolar/patologia bucal e desenvolve as atividades hospitalares em dois excelentes hospitais de Porto Alegre. Tradição, excelência, diversificação das atividades práticas e compromisso com o aluno e paciente são diferenciais do curso, além de ser credenciado no Colégio Brasileiro de CTBMF.

  • Para quem é o curso

    Cirurgiões(ãs)-dentistas

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    • Tenha acesso a ambulatórios específicos de deformidades faciais, implantodontia e cirurgia dento-alveolar/patologia;
    • Realize atendimentos supervisionados no Hospital São Lucas da PUCRS e Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre;
    • Contribua com a realização de centenas de atendimentos complexos a população de baixa renda, que teria acesso indisponível ou com longa espera na rede pública de saúde;
    • Especialize-se em um curso credenciado no Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Prova;
  • Análise de Currículo;
  • Entrevista.
  • Data de seleção dos(as) candidatos(as): 08/01/2025
  • Cirurgia Dentealveolar I

    Normatizações de Biossegurança do curso de Odontologia da PUCRS tanto para ambientes da clínica odontológica como cirúrgico-hospitalar. Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em procedimentos ambulatoriais e hospitalares. Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para procedimentos de rotina, urgência, emergência e complicações. Exodontias múltiplas e totais. Complicações e acidentes nas exodontias.

  • Cirurgia Dentealveolar II

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para procedimentos de rotina, urgência, emergência e complicações. Plastia de tecidos moles com finalidade protética. Plastia de tecidos duros com finalidade protética. Dentes inclusos. Transplantes de germes dentários. Tratamento Cirúrgico das Periapicopatias.

  • Cirurgia Dentealveolar III

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para tratamento clínico e cirúrgico de processos infecto-inflamatórios. Processos inflamatórios maxilomandibulares e em estruturas anexas.

  • Cirurgia Dentealveolar IV

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para tratamento clínico e cirúrgico de pacientes que fazem radio e quimioterapia. Bisfosfonatos, Osteonecrose. Osteorradionecrose.

  • Cirurgia Dentealveolar V

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para tratamento clínico e cirúrgico em cirurgias com finalidade ortodôntica.

  • Cirurgia Dentealveolar VI

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para tratamento clínico e cirúrgico em lesões de tecidos moles.

  • Traumatologia I

    Normatizações de plantões – Hospital da PUCRS e Hospital de Pronto Socorro. Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia facial. Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF tanto para procedimentos de trauma dentoalveolar e facial. Traumatologia: generalidades, nomenclatura e classificação. Emergência e urgência lesões envolvendo os tecidos faciais. ATLS e ACLS noções básicas. Aparelhos de contenção. Odontossínteses. Goteiras. Fixação interna rígida. Sequelas de traumatismos faciais.

  • Traumatologia II

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF em fraturas faciais de média e alta complexidade. Diagnóstico e tratamento das fraturas alveolodentárias. Diagnóstico e tratamento das fraturas do nariz. Diagnóstico e tratamento das fraturas da mandíbula. Diagnóstico e tratamento das disjunções e fraturas zigomática (arco zigomático e órbita). Diagnóstico e Tratamento das fraturas maxilares e do esqueleto fixo da face. Le Fort I. Le Fort II. Le Fort III. Vertical. Diagnóstico e tratamento de luxações e fraturas envolvendo a ATM.

  • Traumatologia III

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF em fraturas faciais de média e alta complexidade. Diagnóstico e tratamento das fraturas naso-orbito-etmoidais e frontal. Inter-relação com a neurocirurgia e demais especialidades médicas.

  • Traumatologia IV

    Princípios técnico-científicos para o exercício da CTBMF em traumatologia. Atendimento integral do paciente traumatizado. Integração dos conceitos adquiridos nos semestres anteriores.

  • Traumatologia V

    Atendimento integral ao paciente em nível hospitalar. Multidisciplinaridade no atendimento do paciente traumatizado. Princípios Anestesiologia. Clínica Médica. Neurocirurgia. Otorrinolaringologia.

  • Traumatologia VI

    Revisão dos conteúdos relacionados ao trauma bucomaxilofacial.

  • Deformidades Faciais I

    Correlações das formas de tratamento com associação da Ortodontia com a CTBMF. Princípios gerais de diagnóstico e exames de imagem. Definições em Deformidades Faciais.

  • Deformidades Faciais II

    Tratamento cirúrgico de pacientes fissurados. Apresentação do CERLAP. Rotina interna do CERLAP. Cronograma de tratamento do paciente portador de Fissura lábio-palatina. Técnicas de enxertos ósseos em fissura. Reconstrução facial em fissura.

  • Deformidades Faciais III

    Diagnóstico em Pacientes portadores de fissuras. Diagnóstico em pacientes sem fissuras. Princípios de Diagnóstico clínico. Princípios de Diagnóstico radiográfico. Tomografia Computadorizada e Ressonância magnética. – Instrumental Cirúrgico e biossegurança em Cirurgia Ortognática.

  • Deformidades Faciais IV

    Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico em cirurgia ortognática. Diagnóstico do prognatismo mandibular.

  • Deformidades Faciais V

    Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico em cirurgia ortognática. Diagnóstico do retrognatismo mandibular. Diagnóstico das alterações da maxila. Cirurgia Ortognática complexa.

  • Deformidades Faciais VI

    Tratamento cirúrgico de pacientes com deformidades de crescimento. Diagnóstico e tratamento cirúrgico das disfunções da ATM. Apresentação dos princípios de diagnóstico da ATM. Tratamento cirúrgico da ATM. Patologias da ATM. Trauma e deformidades faciais.

  • Implantodontia I

    Normatizações de Biossegurança em Implantodontia. Introdução à Disciplina de Implantodontia. Planejamento em osseointegração. Cirurgia Implantodôntica em Modelos. Prótese Sobre Implantes. Sistemas de Implantes Dentários e a Técnica Cirúrgica Aplicada.

  • Implantodontia II

    Estado da arte em Implantodontia do ponto de vista de técnica cirúrgica e reabilitação protética.Exodontia para implantes. Técnica cirúrgica: primeira e segunda etapas.

  • Implantodontia III

    Implantes com carga imediata. Protocolo Branemark, overdenture, implantes unitários em região estética.

  • Implantodontia IV

    Cirurgia guiada. Planejamento virtual em Implantodontia.

  • Implantodontia V

    Técnicas avançadas de reconstrução óssea dos seios maxilares e rebordo alveolar. Acidentes e complicações.

  • Implantodontia VI

    Cirurgia avançada: técnicas de enxertia intra e extra-bucal. Regeneração tecidual guiada. Cirurgia periodontal. Enxertos de tecido mole. Implantes curtos e a lateralização do nervo dentário inferior.

  • Laser em CTBMF I

    Normatizações de Biossegurança da FOPUCRS para as diversas utilizações dos lasers de baixa potência na área odontológica. Descreve as propriedades físicas dos lasers de baixa potência, assim como seus princípios, classificações e sua interação com os tecidos biológicos.

  • Laser em CTBMF II

    Laser de baixa potência. Princípios de entrega da energia laser. Dosimetria. Interação com os tecidos biológicos. Protocolos de aplicação.

  • Laser em CTBMF III

    Tratamentos cirúrgicos com os lasers de alta potência, tanto para tecidos moles como para tecidos duros. Descreve o tratamento com laser para as diversas patologias bucais, assim como estimula e orienta pesquisas odontológicas compreendendo a área da laserterapia.

  • Laser em CTBMF IV

    Tratamentos clínicos e cirúrgicos com os lasers de baixa potência. Terapia fotodinâmica.

  • Tratamento Orto-cirúrgico I

    Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Crescimento e desenvolvimento facial. Distúrbios de crescimento facial. Princípios de interpretação cefalométrica.

  • Tratamento Orto-cirúrgico II

    Inter-relação orto-cirúrgica em Cirurgia Ortognática. Responsabilidade Civil e Ética em Cirurgia Ortognática. Farmacologia da Cirurgia Ortognática.

  • Tratamento Orto-cirúrgico III

    Princípios de tratamento orto-cirúrgico em pacientes com deformidades faciais. Princípios de interpretação cefalométrica em software de análise cefalométrica. Tomografia computadorizada para deformidades faciais.

  • Tratamento Orto-cirúrgico IV

    Avaliação clínica pré e pós-operatória. Técnicas cirúrgicas de segmentação da maxila. Técnicas de preparo ortodôntico em cirurgia segmentar da maxila. Técnicas cirúrgicas da mandíbula. Técnicas cirúrgicas do mento.

  • Tratamento Orto-cirúrgico V

    Limites e limitações da Cirurgia Ortognática. Complicações trans e pós-operatórias em cirurgia ortognática. Complicações pós-operatórias.

  • Tratamento Orto-cirúrgico VI

    Técnicas de fixação interna rígida. Ronco e apnéia do sono. ATM e cirurgia ortognática. Avaliação qualitativa dos resultados em ortognática.

  • Patologia

    Processo de diagnóstico em patologias bucais. Complexidades das patologias bucais com ênfase na identificação de lesões pré-cancerizáveis, encaminhamento de tratamento de neoplasias maligna. Lesões de origem odontogênica em tecido mole e ósseo. Bases de técnicas cirúrgicas para tratamento de lesões bucais. Biópsia das lesões da região bucomaxilofacial. Câncer da região bucomaxilofacial. Lesões Cancerizáveis. Neoplasias benignas. Neoplasias malignas. Problemas estomatológicos relacionados com o tratamento das neoplasias. Lesões periapicais. Disseminação das infecções. Cistos de Desenvolvimento da região bucomaxilofacial. Odontogênese. Cistos Odontogênicos. Neoplasias odontogênicas.

  • Metodologia Científica I

    Bases técnicas e científicas para buscar conhecimento em bases de dados na internet e utilização técnica da biblioteca. Delineamento de pesquisa para elaboração de artigos ou monografia. Pesquisa em Saúde: o que é pesquisa, atitudes do pesquisador, ética na pesquisa em Saúde. Como acessar e consultar as bases de dados. Métodos de Pesquisa – Qualitativos e quantitativos, tipos de pesquisa em Odontologia. Como escrever uma revisão de literatura. Como ler artigos científicos – critérios para uma crítica do trabalho. Planos de Pesquisa – Levantamento de dados, planos experimentais, questionários, entrevista, observação e outros. Projeto de pesquisa – Justificativa, definição do problema, referencial teórico, objetivos, hipóteses e proposição, definição de variáveis, especificação da metodologia, amostra, coleta de dados, análise dos dados, cronograma e orçamento.

  • Metodologia Científica II

    Bases técnicas e científicas para elaboração de uma monografia e a produção de um artigo científico. Preparação do aluno para a apresentação do trabalho de conclusão de curso com as normas de publicação mais atuais. Escrita das partes de uma Monografia. Introdução, Revisão de literatura, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações Finais. Análise dos dados. Tratamento estatístico e análise dos dados qualitativa. Relatório da pesquisa. Redação e normas de apresentação. Trabalho de conclusão do curso – Normas para a apresentação escrita da monografia. Escrita de um artigo científico. Estrutura da monografia.

  • Ética e Legislação em Odontologia

    Estudo da Odontologia legal e perícia. Interpretação da Odontologia legal e exercício profissional. Organização dos documentos Odonto legais, laudos, receituários odontológicos comuns e especiais. Orientação para contrato de serviços e honorários, recibos e quitações. Detalhamento da responsabilidade civil, ética e penal do cirurgião dentista. Reflexão sobre o código de defesa do consumidor.

  • Bioética

    Introdução geral à bioética. Estudo da relação do profissional de saúde com o paciente. Reflexão sobre a ética na pesquisa biomédica e pesquisa em animais. Análise do consentimento informado, privacidade e confidencialidade. Exame de questões sobre bioética e a prática odontológica.

  • Emergências Médicas em Odontologia

    Normatizações de atendimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle das emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em CTBMF.

  • Estágio Hospitalar em CTBMF I

    Rotinas hospitalares. Formulários hospitalares. Avaliação de pacientes em ambiente hospitalar. Tratamento cirúrgico sob ambiente hospitalar.

  • Estágio Hospitalar em CTBMF II

    Rotinas do centro de esterilização de material em ambiente hospitalar. Rotinas de instrumentação cirúrgica. Acompanhamento de cirurgias sob anestesia geral. Rotinas em pronto-atendimento de pacientes I.

  • Estágio Hospitalar em CTBMF III

    Rotinas em pronto-atendimento de pacientes II. Rotinas de acompanhamento cirúrgico I.

  • Estágio Hospitalar em CTBMF IV

    Rotinas em pronto-atendimento de pacientes III. Rotinas de acompanhamento cirúrgico II.

  • Estágio Hospitalar em CTBMF V

    Rotinas em pronto-atendimento de pacientes III. Rotinas de acompanhamento cirúrgico II.

  • Estágio Hospitalar em CTBMF VI

    Rotinas em pronto-atendimento de pacientes III. Rotinas de acompanhamento cirúrgico II.

  • Plantão e Sobreaviso I

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

  • Plantão e Sobreaviso II

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

  • Plantão e Sobreaviso III

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

  • Plantão e Sobreaviso IV

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

  • Plantão e Sobreaviso V

    Processo de diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

  • Plantão e Sobreaviso VI

    Diagnóstico e princípios de tomada de decisão em CTBMF para a reconstrução de tecidos moles e duros da face após reabsorção ou trauma facial. Atendimento imediato e emergencial ao paciente politraumatizado, ou que por qualquer outra razão venha necessitar de atendimento hospitalar de urgência.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

  • Dra. Aline Rose Morosolli
  • Dr. Claiton Heitz
  • Dr. Fabio Luiz Dal Moro Maito
  • Dr. Fernando de Oliveira Andriola
  • Dr. Guilherme Genehr Fritscher
  • Dra. Luciane Macedo de Menezes
  • Dr. Luiz Fernando Walber
  • Dr. Raphael Carlos Drumond Loro
  • Me. Susana Maria Deon Rizzato
  • Dr. Tomas Geremia
  • Dr. Vinicius Nery Viegas
  • Dr. Vladimir Dourado Poli
  • Dra. Laura Smidt Nunes
  • Dr. Lucas da Silva Meirelles

Vinicius Nery Viegas
E-mail: [email protected]

Professor do curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Chefe do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre. Graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003), mestrado e doutorado em Odontologia (Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005 e 2008) e Especialização em Implantodontia também pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008 e 2009). Tem experiência na área de Odontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, implantes osseointegrados, cirurgia dento-alveolar e odontologia.

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 3.600,00 + 35 parcelas de R$ 3.600,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 3.600,00 + 35 parcelas de R$ 3.168,00

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.

NOTÍCIAS

WhatsApp

Podemos lhe ajudar?