Curso para profissionais que desejam ampliar sua rede de relacionamento e desenvolver habilidades técnicas e práticas de arquitetura de interiores com ênfase no mercado de trabalho atual.
O curso foi concebido a partir da identificação da necessidade dos arquitetos de interiores atuarem como gestores dos seus escritórios, captadores de clientes, além de proporcionar uma visão abrangente da atuação profissional e do processo prático de arquitetura de interiores,
As disciplinas propostas trazem conhecimento útil, dicas práticas, projetos inspiradores, além de avanços e novidades do mercado.
Com aulas motivadoras a proposta do curso é ampliar o conhecimento aplicado às práticas de arquitetura de interiores de maneira inovadora com ênfase no mercado de trabalho.
Propiciará experienciar algo diferente, despertar curiosidade, estimular a criatividade e oportunizar renovação pessoal e profissional.
Arquitetos(as) e Engenheiros(as) civis
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Compreensão dos principais conceitos e ferramentas da neurociência aplicada ao design. Geração de maior eficiência na criação de novos produtos, aprimoramento de processos de tomada de decisão e melhoria da qualidade de vida dentro e fora do trabalho. Reconhecimento dos diversos padrões de funcionamento do cérebro e aplicação de diferentes técnicas de neurociência. Uso de harmonia e unidade. Influência psicológica que os espaços exercem em diferentes tipos de ambientes e como afetam o comportamento dos seus usuários. Interação dos seres humanos com a ambiente físico projetado.
Noções de design biofílico vinculados à arquitetura de interiores. Organização dos espaços abertos adjacentes à ambientes internos. Elementos da arquitetura biofílica na composição dos interiores. Estabelecimento de critérios para especificação de vegetação. Pesquisa, interpretação e análise de projetos referenciais que utilizam biofilia. Abordagem sobre sustentabilidade e questões ambientais nos interiores. Design Biofílico como ferramenta de reconexão com o ambiente natural.
Noções para aprimorar conhecimentos sobre posicionamento e vendas dos serviços de arquitetura de interiores a partir de conteúdos relevantes como: Marketing para arquitetos de interiores: Estratégias para promover serviços, identificar o público-alvo, diferenciar-se no mercado e construir uma marca pessoal forte; Técnicas de vendas e negociação: Abordagens eficazes para apresentar propostas comerciais, lidar com objeções, fechar contratos e estabelecer parcerias comerciais; Gestão de relacionamento com o cliente: Como manter uma comunicação eficaz, entender as necessidades do cliente e oferecer soluções personalizadas que atendam às expectativas; Precificação de serviços de arquitetura de interiores: Métodos para calcular honorários de forma justa e competitiva, considerando custos, valor agregado e mercado; Desenvolvimento de portfólio e apresentação de projetos: Estratégias para destacar trabalhos anteriores, criar propostas visualmente atrativas e apresentar projetos de forma persuasiva. Conhecimentos para auxiliar arquitetos de interiores a fortalecer sua presença no mercado, atrair novos clientes e conduzir negociações bem-sucedidas.
Estudo da legislação pertinentes ao exercício da profissão do arquiteto de interiores. Exigências legais e regulamentares relacionadas à segurança do profissional, do meio ambiente e dos usuários. Compreensão e elaboração de contratos, honorários e orçamentos. Aspectos relativos a direito autoral que incidem sobre a elaboração dos projetos e produtos. Ferramentas de apresentação e documentação. Normas que regulam a aprovação de projetos, o licenciamento de obras e atividades, a execução, manutenção e conservação de obras.
Foco em estratégia, planejamento e métricas. Protagonismo no desenvolvimento de marketing de conteúdo voltado ao meio online visando engajamento e relacionamento com clientes. Promoção e interação com o público e otimizar novos negócios. Modelos de negócio da atualidade, comunicação entre empresa e cliente, espaço democrático de interação.
Interiores como refúgio da vida doméstica. Cocriação no projeto de arquitetura de interiores. Refúgio biográfico dos moradores, acúmulo temporal, a história do(s) usuário(s). Ambientes internos pensados para suprir as necessidades materiais e imateriais dos usuários. Repertório dos moradores como suporte para a ambientação; sentimentos e memórias. Investigação das individualidades. Ambientes repletos de citações e lembranças. Tendências de novos modos de viver e morar.
Conceituação básica de projetos de saúde. Aplicação da regulamentação e normas técnicas vigentes. Análise e desenvolvimento de projetos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Disciplina voltada para o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos necessários para planejar e projetar clínicas e consultórios médicos. Os alunos serão incentivados a incorporar em seus projetos conceitos inovadores que atendam às necessidades contemporâneas de saúde e arquitetura, considerando aspectos funcionais, estéticos, ambientais e sociais.
Estudo da exibitécnica, do vitrinismo e do visual merchandising como instrumentos que potencializam pontos de venda de segmentos diversos como varejo ou lojas conceito. Estudo da publicidade, do marketing de experiência, da criação conceitual e do comportamento do consumidor.
Reconhecer a natureza do espaço efêmero, através dos conceitos da arquitetura de interiores, da arquitetura cênica, teatral e sua história. Pelo conhecimento de arquiteturas de feiras, eventos e espetáculos reconhecer a experiência do tempo e lugar fugaz.
Fundamentos de estética aplicada à arquitetura de interiores. Produtos, objetos, mobiliário essenciais do design de interiores mundial. Ambientes exemplares, linguagens e estilos de arquitetura de interiores. Evolução histórica do mobiliário e as principais tendências de época.
Análise da relação entre Semiótica e Teorias das Cores. A cor como signo e informação e suas implicações para a arquitetura. Classificação e percepção das cores por uma perspectiva histórica e psicológica. Compreensão dos aspectos fisiológicos, técnicos e simbólicos, envolvendo a natureza e as propriedades das cores.
Estudo dos principais materiais tradicionais e revestimentos. Critérios para especificações: aspectos funcionais, técnicos, plásticos e econômicos. Experimentação e aplicação em ambientes internos. Acessórios e demais elementos e suas interações com os ambientes. Pesquisa de novos materiais.
Conceitos e técnicas para desenvolver e executar um projeto de desenho de iluminação arquitetônico no interior. Linguagem conceitual, técnicas e tecnologias associadas no mundo da luz. Sistemas de iluminação e aplicações luminotécnicas. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor. Automação.
Conceitos e aplicações da ergonomia e de sua relação com a arquitetura de interiores. Conhecimento dos fundamentos de ergonomia cognitiva, antropometria e biomecânica, antropometria e proxêmica, estresse e fadiga, e da experiência do usuário. Aprofundamento em tópicos de ergonomia aplicados a arquitetura de interiores, com foco na usabilidade e na experiência do usuário com o ambiente construído. Conscientização da necessidade de identificar dificuldades no uso de ambientes, produtos e sistemas de informação.
Detalhamento de mobiliário com ênfase na marcenaria e seus diversos acabamentos. Relação entre a marcenaria e os demais projetos executivos necessários para a ambientação de um espaço. Lançamentos de mercado, características técnicas dos materiais para melhor especificar seu uso em obra. Criação, inovação e solução técnica no detalhamento. Materiais, ferragens e acessórios. Padrões de representação. Dimensionamento. Ergonomia. Especificações. Exemplificação de peças autorais. Capacitação de competências para o conhecimento das atividades voltadas ao desenvolvimento de peças de mobiliários: marcenaria exclusiva e a marcenaria planejada.
Apresentação de projetos exemplares de arquitetura de interiores residencial. Compartilhamento de experiências. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor. Exercício projetual: desenvolvimento de projeto de interiores residencial de médio porte a partir de um imóvel existente. Desenvolvimento de projeto a partir do estabelecimento de perfil do usuário. Estabelecimento de briefing e do programa de necessidades junto ao cliente. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição conceitual do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas.
Apresentação de projetos exemplares de arquitetura de interiores comercial. Compartilhamento de experiências. Novidades do mercado, intercâmbio de conhecimento com profissionais do setor. Exercício projetual: desenvolvimento de projeto de interiores de loja ou ambiente corporativo a partir de um imóvel existente. Análises de projetos de arquitetura de interiores de espaços de trabalho (projeto corporativo). Análises de projetos de arquitetura de interiores de espaço de varejo (lojas) e verificação de estratégias para fidelização e vendas. Projeto de ponto de Venda. Organização dos espaços e lançamentos de layout. Solução geral do problema com definição conceitual do partido adotado e da concepção das instalações gerais. Solução definitiva do anteprojeto representada em plantas, cortes, elevações e perspectivas.
Fundamentos, conceitos, estratégias, diretrizes, definição de materiais, tecnologias, resíduos e reutilização, sistemas construtivos mais sustentáveis e implicações de desempenho térmico e energético em projetos de arquitetura de interiores. Discussões sobre o tema, a partir de trabalhos acerca de abordagens teóricas, estudos de casos e certificações.
Relações da paisagem com o ambiente construído, suas implicações no bem-estar humano. Organização dos espaços abertos adjacentes à ambientes internos. Elementos principais da composição paisagística. Estabelecimento de critérios para especificação de vegetação. Pesquisa, interpretação e análise de projetos paisagísticos referenciais. Abordagem sobre sustentabilidade e questões ambientais na arquitetura de interiores. Tendências atuais no paisagismo de interiores e espaços de transição.
Estudo de instrumentos relativos às questões econômicas, financeiras, orçamentárias e gerenciais do projeto e da execução da obra de arquitetura de interiores. Elaboração de cronograma físico-financeiro. Noções de gerenciamento de projetos e obras. Apresentação de plataforma virtual para gestão do negócio e das obras de arquitetura de interiores. Empreendedorismo na profissão.
Procedimentos e levantamentos que antecedem a execução. Contratação e formalização do início da obra. As diferentes etapas de execução e interdependência entre as diversas fases. Logística para compra e recebimento de materiais. Coordenação da execução do projeto de arquitetura de interiores com os complementares. Compartilhamento de experiências quanto a imprevistos, relação com fornecedores e o atendimento das expectativas dos clientes. Entrega e aceite da obra.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Cristiana Brodt Bersano
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1998). Sócia proprietária da CBMS ARQUITETURA DE INTERIORES. Associada à AAI BRASIL/RS (Associação de Arquitetos de Interiores). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura de Edificação e Arquitetura de Interiores, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de interiores, organização do trabalho e legislação, design de interiores, decoração, ambientação e ensino.
Leila Nesralla Mattar
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Faculdade de Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (desde 1981).Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura de Interiores, Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, história do brasil, urbanismo, modernidade e ensino.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
A Ipanu cria releituras da culinária africana no Rio Grande do Sul
terça-feira, 19 de novembro | 2024