Ensino

15º Congresso Internacional de Ciências Criminais da PUCRS e 23º Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais do ITEC

Entre os dias 5 e 7 de novembro de 2024, acontecem de forma virtual (Zoom Webinar) o XV Congresso Internacional de Ciências Criminais da PUCRS (CICCRIM) e o XXIII Congresso Transdisciplinar de Ciências Criminais do ITEC – Ciências Criminais na Era das Catástrofes Ambientais, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais (PPGCCrim) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pelo Instituto Transdisciplinar de Estudos Criminais – ITEC-RS.

Voltado ao diálogo entre as Ciências Criminais e os grandes desafios do tempo de catástrofes ambientais, o evento está consolidado como referência nacional e internacional no estudo de excelência na temática, notadamente pela sua proposta transdisciplinar.

Estão convidados a participar pesquisadores(as), professores(as) e estudantes dos mais variados Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito e áreas afins de diferentes universidades, especialmente, aqueles(as) vinculados a grupos de pesquisa, estudos ou linhas de pesquisa que possuam estreita relação com as temáticas de Ciências Criminais.

Confira a seguir a programação:

05/11 – Terça-feira – 19h30 às 21h – PROCESSO PENAL

HorárioAtividade
19:30Drª Flaviane de M. B. Bolzan de Morais – PUCMG e Universidade Federal de Ouro Preto (ABERTURA)
19:50Maria Eduarda Azambuja Amaral – Professora PUCRS – Temática Processo Penal
20:10Jamilla Sarkis – Professora UFMG – Temática Processo Penal
20:30Temática Processo penal

06/11 – Quarta-feira – 09h às 12h – PENAL

09:00Luís Greco, Professor Universidade Humboldt de Berlim – Temática Penal
09:30Manuel Guedes Valente – Professor Universidade Autónoma de Lisboa. Temática Penal
10:00Ines Farinha – Instituto Ratio Legis UAL/Lisboa Temática Direito Penal
10:30Renzo Orlandi – Universidade de Bolonha- Temática Processo Penal
11:00Bruna capparelli – Temática Processo penal
11:30Carla Amado Gomes – Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Temática Penal Ambiental

06/11 – Quarta-feira – 19h30 às 22h – CRIMINOLOGIA

HorárioAtividade
19:30Taís Schilling Ferraz – Professora ENFAM e Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 4 Região Temática Criminologia
19:50Geovana Faza – Professora PUCMG – Temática Criminologia
20:10Fábio Heerdt CEJUSC/POA – Temática Criminologia
20:30Jádia Timm – Professora FISUL – Temática Criminologia
20:50Fernando Antônio Sodré de Oliveira – Professor PUCRS – Temática Criminologia
21:10Ana Elisa Liberatore Silva Bechara – Temática Processo Penal

07/11 – Quinta-feira – 09h às 12h – CRIMINOLOGIA

HorárioAtividade
09:00Sebastian Scheerer – Professor da Universidade de Hamburgo – Temática Criminologia
09:30Prof. Ingo Sarlet
10:00Fiammetta Bonfigli – Universidade de Viena – Temática Criminologia
10:30Jesús Sabariego – Professor Universidade de Sevilha – Temática Criminologia
11:00David Nemer – professor na Universidade da Virgínia – Temática Criminologia

07/11 – Quinta-feira – 18h30 às 20h – CRIMINOLOGIA

18:30Fernanda Bruno – UFRJ Temática Criminologia
19:00Pablo Nunes – Coordenador do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (CESeC) – Temática Criminologia
19:30Ana Luisa Zago de Moraes – Defensoria Pública Federal – Temática Criminologia
20:00Conferência de Encerramento – Excelentíssimo Sr. Flávio Dino – Ministro do Supremo Tribunal Federal

Carga horária (total do evento/atividade): 35 horas.

Certificado: será fornecido certificado a todos os que tiverem, no mínimo, 75% de frequência.

Investimento: de R$ 85,00 a R$ 145,00.

Garanta já sua vaga:

Coordenadores: