Monge Beneditino Anselm Grün recebe título de Doutor Honoris Causa pela PUCRS

sexta-feira, 13 de setembro | 2024

Solenidade reuniu lideranças da Universidade, acadêmicos, estudantes e interessados em espiritualidade

Solenidade de outorga do título de Doctor Honoris Causa ao monge beneditino Anselm Grüm pelo reitor Ir Evilázio Teixeira. / Foto Eduardo Seidl/PUCRS

O teólogo, filósofo e monge beneditino alemão Anselm Grün foi homenageado pela PUCRS com o título de Doutor Honoris Causa, nesta sexta-feira (13), no Salão de Atos da PUCRS. A honraria foi entregue pelo reitor da Universidade, Ir. Evilázio Teixeira, junto à mesa de honra – também composta pelo vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, e pelo decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza.

Reconhecido mundialmente por suas contribuições à espiritualidade, com cerca de 300 obras publicadas e mais de 20 milhões de livros vendidos em 30 idiomas, Grün explora temas como a busca pelo sentido da vida, a espiritualidade no cotidiano e o equilíbrio emocional, alcançando um público amplo e diverso.

“Grün nos apresenta uma obra que transcende as barreiras da língua e das culturas, como bem evidenciam os milhões de exemplares vendidos em dezenas de línguas. Seus livros são um testemunho do poder da reflexão interna e da busca pelo sentido mais profundo da existência humana. A clareza com que aborda temas complexos, a simplicidade com que comunica verdades profundas e a habilidade com que entrelaça a espiritualidade com a vida cotidiana são verdadeiramente um sopro do espírito”, refletiu Ir. Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS.

A homenagem ao monge beneditino reflete o reconhecimento da PUCRS pela sua vasta produção intelectual e pela influência positiva que suas obras exercem no campo da espiritualidade e do desenvolvimento humano. A escolha de conceder-lhe o título de Doutor Honoris Causa simboliza o alinhamento dos valores da Universidade com os princípios de sabedoria, reflexão e espiritualidade promovidos por ele. Em seu discurso, Grün agradeceu o reconhecimento e trouxe uma reflexão sobre os ciclos de despedidas, oferecendo percepções sobre como lidar com esses momentos de transição com coragem e resiliência.

“Sinto-me honrado por receber este título desta maravilhosa Universidade. Hoje, gostaria de refletir sobre despedida, que é um tema que perpassa a nossa vida. A despedida é onipresente. É um espaço no qual as emoções podem ser transmitidas, é uma troca de energia. Sempre precisamos nos despedir na vida: das pessoas, das seguranças antigas, dos papéis que estamos habituados”, reflete Grün.

O decano da Escola de Humanidades, Draiton Gonzaga de Souza, destaca a importância das obras do homenageado, com temas como a busca pelo sentido da vida, a espiritualidade no cotidiano e o equilíbrio emocional.

“Para ser feliz é necessário tomar uma decisão: quanto tempo vamos existir não é nossa decisão, mas quanto tempo vamos continuar investindo em um determinado modo de vida é. Isto é, devo decidir se vou fazer o meu coração passar a vida na penúria ou se vou me nutrir com aquilo/aquele que preenche nossa sede e fome de vida, tornando nosso coração verdadeiramente feliz”, pontua Draiton

Após a cerimônia de outorga, Anselm Grün ministrou uma palestra sobre liderança e espiritualidade, na qual lançou seu novo livro, intitulado “Despedidas: sobre a coragem de se desapegar e a força de seguir em frente”. O evento foi aberto ao público e reuniu acadêmicos, estudantes e interessados em espiritualidade, oferecendo uma oportunidade única de contato direto com um dos maiores expoentes contemporâneos da espiritualidade cristã.

“Celebramos não apenas o legado de um autor por sua produção técnica, mas como tocou e transformou vidas, pois sua atuação em diferentes frentes se projeta como farol a iluminar trajetórias de vida. Seu segredo? Eu me atreveria a dizer que é o apreço pela beleza. Em suas próprias palavras: ‘a beleza de Deus resplandece diariamente diante de nós na criação. Em consequência, a beleza da criação é um importante remédio para a alma humana. Uma linguagem é bela quando é clara e simples sem ser banal, quando deixa em aberto o mistério, quando não é insistentemente ruidosa, exagerada, mas confere expressão às coisas como elas são'”, pontuou Ir. Evilázio.

A homenagem ao Monge Anselm Grün reafirma o compromisso da PUCRS em promover o diálogo entre fé e razão, e em reconhecer aqueles que, através de seu trabalho, contribuem para o enriquecimento do espírito humano.

Sobre o homenageado

Anselm concluiu o Ensino Médio em Würzburg, em 1964 e entrou para o Noviciado na Abadia Beneditina de Münsterschwarzach, próximo de Würzburg, no mesmo ano. De 1965 a 1971, estudou Filosofia e Teologia em St. Ottilien e em Roma (Pontifício Ateneu de Santo Anselmo); ainda em 1971 foi ordenado presbítero. Em 1974, obteve seu doutorado em Teologia, com a tese intitulada “Redenção pela cruz.

A contribuição de Karl Rahner para uma compreensão hodierna da redenção”, sob a orientação do sacerdote beneditino Prof. Dr. Magnus Löhrer. De 1974 a 1976, Anselm Grün estudou Administração de Empresas e Economia em Nuremberg.

O beneditino é conhecido como palestrante sobre temas espirituais e ministrante de cursos de meditação e contemplação. Anselm Grün é um dos autores cristãos mais lidos da atualidade, com mais de 300 obras, 20 milhões de livros vendidos e traduzidos em 35 línguas, tornando-se ícone da espiritualidade e mestre do autoconhecimento em nossos dias.

Foto: Eduardo Seidl