Neste Dia dos Pais, contamos a trajetória de inspiração do patriarca José Neri da Silveira e do seu legado familiar na área jurídica
sexta-feira, 09 de agosto | 2024Neste Dia dos Pais, contamos a trajetória de inspiração do patriarca José Neri da Silveira e do seu legado familiar na área jurídica
Guilherme (meio) conta que não houve dificuldade na hora de escolher qual carreira seguir, tendo como exemplos os pais, o avô e outros familiares. / Foto: Giordano Toldo
O advogado José Neri da Silveira foi o primeiro aluno a ser laureado no Curso de Direito da PUCRS. Formado em 1955, tem uma extensa carreira jurídica e chegou a elevados patamares, como ao Supremo Tribunal Federal. O jurista também foi professor de Direito Civil na Universidade por mais de uma década. Até hoje, José nutre um carinho pela Instituição, que na época, escolheu por conta dos valores religiosos. Inspirada por ele, a filha Maria Cecília optou por cursar Direito na PUCRS assim como o pai.
“A tradição na família era que as mulheres fossem para a área da saúde e os homens para a jurídica, mas eu segui meu coração e ingressei no Direito. Entrei em uma turma muito diferente entre si, mas que era muito unida e com um companheirismo muito grande. Durante a graduação, encontrei diferentes caminhos da advocacia familiar e tradicional. Fiz estágio na Defensoria Pública e hoje sou concursada. E foi ainda na graduação que tive o aprendizado da pluralidade do Direito”, conta a analista Judiciária e alumna da PUCRS Maria Cecília Dresch da Silveira.
Maria Cecília conta também que foi durante a graduação, em um evento de arrecadação de fundos para a formatura, que conheceu seu futuro marido e pai de seus filhos Adriano Jacques. Os dois se formaram no mesmo ano, com um dia de diferença entre as cerimônias, tendo ambos recebido o diploma das mãos de José Neri.
Leia mais: Direito: saiba tudo sobre o curso que possibilita diversas carreiras
“Guardo excelentes lembranças desta época, principalmente dos excelentes professores, que pesaram para minha decisão de escolher a PUCRS. Ao longo da graduação fui amadurecendo e tive encontros muito importantes com pessoas da área que me inspiraram, inclusive o pai da Maria Cecília. Eu ainda mantenho contato com alguns colegas e professores daquela época. É muito legal ver meu filho percorrer o mesmo caminho e poder trocar ideias”, relata o advogado e alumnus Adriano Ferraz Jacques.
Desta união surgiu o também jurista Guilherme Dresch, graduado em Direito no semestre 2023/2. O jovem conta que não houve dificuldade na hora de escolher qual carreira seguir, tendo como exemplos os pais, o avô e outros familiares. Durante a cerimônia, ele pode receber o canudo das mãos de seus pais, como uma tradição da Universidade. Ainda no início da carreira, o advogado fala sobre suas perspectivas.
“Tendo um pai advogado e uma mãe servidora pública, eu pude conviver com duas alternativas de carreira, e para mim essa foi a escolha mais difícil. Mas como eu acabei a faculdade já trabalhando em um escritório de advocacia, decidi seguir este caminho. Algo que foi muito importante durante a minha graduação foi a prática, desde as aulas até o meu estágio no Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajug), onde eu pude sentir que ajudava pessoas tanto de forma jurídica quanto com aconselhamentos, quando a solução fugia da nossa jurisprudência”, comenta o alumnus.
A área do Direito é uma das mais tradicionais no mercado de trabalho e com amplas opções de carreira. Os alumni se tornam juízes, assessores e assistentes jurídicos, promotores, advogados públicos e privados, políticos, diplomatas, servidores públicos e professores. Na PUCRS, são 75 anos de tradição da Escola de Direito, com alguns casos de legado familiar.
Neste ano, o Dia dos Pais será na mesma data do Dia do Advogado, em 11 de agosto. Para esta família, a data é uma comemoração dupla.