Impacto Social

Segunda edição do Programa Somar reforça comprometimento da PUCRS com inclusão no mercado de trabalho  

sexta-feira, 19 de julho | 2024

Projeto de aprendizagem profissional para pessoas com deficiência conta com 30 aprendizes   

Turma da primeira edição do Programa Somar Aprendiz no Campus da PUCRS. / Foto: Giordano Toldo

Desde 2023, a PUCRS tem atuado ativamente para tornar o mercado de trabalho mais plural e inclusivo. Em parceria com o Senac, a Universidade lançou o Somar Aprendiz, programa de aprendizagem profissional para pessoas com deficiência. No início deste ano, uma nova turma deu início à segunda edição do programa e, em dezembro, a primeira edição irá formar 15 alunos/as, que sairão do curso como profissionais capacitados.   

O curso aborda conteúdos sobre o mundo do trabalho, desenvolvimento pessoal e participação social. Com duração de um ano, promove uma formação teórico-profissional, focada no desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais, com aulas teóricas no Senac e aulas práticas na PUCRS.  

Felipe Barrueco Costa, de 40 anos, é um dos aprendizes da primeira turma. Durante as aulas teóricas, demonstrou estar animado e com grande expectativa pelas experiências práticas no Campus da PUCRS: “A área administrativa é a que mais estou gostando de aprender, pois já trabalhei na área. Mesmo sendo o mais maduro da turma, eu sempre estou pronto para aprender”, contou o aprendiz em outubro de 2023. Hoje, Felipe atua na Biblioteca da Universidade junto da facilitadora Sabrina Rosa Vicari. Saiba mais sobre esta e outras histórias de aprendizes do programa. 

Os facilitadores são treinados para entender a realidade de cada aprendiz: necessidades, competências e habilidades são observadas e valorizadas para garantir a inclusão de cada estudante em atividades que eles se identifiquem e se sintam acolhidos. Simone Flores Monteiro, coordenadora de Processos Museais do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS e uma das facilitadoras do projeto, conta que atua próxima do Pedro Henrique da Silva Martini, aprendiz da área de atendimento ao público.  

Pedro Henrique da Silva Martini é aprendiz no Museu da PUCRS, ao lado da facilitadora Simone Flores Monteiro, coordenadora de Processos Museais. / Foto: Arquivo pessoal

“A nossa relação é bem tranquila tanto no que se refere às atividades como no relacionamento diário e integração dele com a equipe. É uma troca, um aprendizado diário da importância do cuidado nas relações. Este é um projeto que diz muito sobre a valorização da vida e está muito relacionado com o que acredito como pessoa e como profissional: estudamos, ensinamos, preservamos e divulgamos a ciência para que a vida das pessoas melhore, para que vivam em harmonia e esse projeto é sobre isso. Vejo a evolução de cada um, eles passam a se sentir mais valorizados, com autonomia e participativos”, comenta Simone. 

Em junho, 50 colaboradores da PUCRS participaram da segunda edição da formação sobre aprendizagem inclusiva e inclusão de pessoas com deficiência intelectual e mental. “O treinamento foi uma oportunidade para aprofundar conceitos como inclusão e diversidade. Tivemos esclarecimentos sobre as realidades, as dificuldades, as expectativas e o quanto a PUCRS pode contribuir para efetivamente fazer a inclusão acontecer”, conta Simone. 

A formação foi ministrada pela área de Sustentabilidade Ambiental e Bem-estar das Pessoas da PUCRS, pelo Programa de Trabalho Educativo da Prefeitura de Porto Alegre, projeto que encaminha e acompanha pessoas com deficiência no mercado de trabalho, e pelo Capacitar, Organização Não Governamental de voluntários que atende pessoas com questões de saúde mental e suas famílias. O encontro de facilitadores ocorre mensalmente e é um espaço de aprendizado para os participantes, onde compartilham as vitórias e os desafios de trabalhar com inclusão. 

Leonardo de Souza Abreu, auxiliar de Laboratório de Informática na Escola de Humanidades, é o facilitador que acompanha de perto a experiência do Matheus Sartori:

“Tento ao máximo conversar para saber o que o Matheus gosta de fazer, para que ele se encaixe em um trabalho legal depois do programa ou até mesmo com uma futura efetivação aqui na PUCRS. Creio que minha participação esteja sendo boa, vejo Matheus evoluindo e acreditamos que cada pessoa tem o seu próprio processo”.  

Leonardo de Souza Abreu, auxiliar de Laboratório de Informática na Escola de Humanidades, é o facilitador que acompanha de perto a experiência do Matheus Sartori / Foto: Arquivo pessoal

Capacitação profissional e promoção da autonomia  

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, no fim de 2022, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam no mercado de trabalho. Entre as pessoas sem deficiência, eram 60%. A pesquisa destacou também a desigualdades na educação: a taxa de analfabetismo é quase cinco vezes maior entre pessoas com deficiência – neste ano, apenas 25% haviam concluído pelo menos o Ensino Médio. O Programa Somar Aprendiz existe, também, para transformar estes números.  

“Estamos muito felizes com o progresso dos aprendizes da primeira turma. Nossos facilitadores (gestores formados para receber os aprendizes na prática) também estão muito orgulhosos por poder contribuir ativamente na formação desses profissionais. Isso prova que a inclusão é uma via de mão dupla, onde todos saem ganhando. O programa Somar Aprendiz está transformando a realidade dos aprendizes e dos demais colaboradores da PUCRS que apoiam o projeto”, destaca Bruna Bernardes, analista de Diversidade e Inclusão da Gerência de Gestão de Pessoas da PUCRS.