Impacto Social

PUCRS já está em Paris para os Jogos Olímpicos de 2024  

Parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos chegou na Capital Francesa no dia 9 de julho 

segunda-feira, 15 de julho | 2024

Parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos chegou na Capital Francesa no dia 9 de julho 

A poucos dias dos Jogos Olímpicos de Paris, parte do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO) da PUCRS já chegou à Capital Francesa para acompanhar a edição de 2024. “Paris já está em clima olímpico! As instalações esportivas estão quase prontas e tudo está bem-sinalizado para que todos possam encontrá-las facilmente. Com toda a movimentação, a mobilidade urbana está um pouco limitada por conta das medidas de segurança reforçadas, afinal, as arenas estão nos principais pontos turísticos da cidade e a cerimônia de abertura será no Rio Sena, a primeira vez fora de um estádio”, conta Luis Henrique Rolim, professor do curso de Educação Física na Escola de Ciências da Saúde e da Vida e pesquisador do GPEO. 

O restante da equipe, composta por Nelson Todt, coordenador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e vice-presidente do International Pierre de Coubertin Committee, Fernanda Faggiani, coordenadora da Especialização em Psicologia do Esporte, e os colaboradores do GPEO, Christian Kern, Laura Neuhaus e William de Oliveira, chega no dia 19 de julho. 

“A participação da PUCRS nos Jogos Olímpicos de 2024 em Paris representa uma oportunidade ímpar para a Universidade se destacar em uma plataforma global. Ao integrar-se aos Jogos, a PUCRS ganhará visibilidade e reforçará sua reputação internacional, demonstrando seu papel como membro influente e autoridade no cenário olímpico, através do GPEO”, destaca Nelson Todt. 

O Grupo é reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por integrar a rede de pesquisa em Estudos Olímpicos, oficialmente chancelada pelo Centro de Estudos Olímpicos do Comitê Olímpico Internacional. 

Entre as atividades realizadas pela equipe em Paris, está a participação no 16º International Symposium for Olympic and Paralympic Research, em Besançon – Université Franche-Comté, a participação no 4º International Colloquium of Olympic Studies and Research Centers, em Besançon – Université Franche-Comté e visita à sede do Comitê Olímpico Internacional. 

Enquanto estiver na França, a equipe de pesquisadores da PUCRS está à disposição para contribuir sobre os mais diferentes aspectos que envolvem os Jogos Olímpicos. Conheça os pesquisadores:  

Currículo dos professores da PUCRS e pesquisadores do GPEO: 

  • Luis Henrique Rolim é doutor em Ciências do Esporte pela German Sports University Cologne, na Alemanha. Atualmente, é professor do curso de Educação Física na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO), suas pesquisas mais recentes têm se concentrado em temas socioculturais no campo esportivo, incluindo jogos eletrônicos e e-sports, novas modalidades Olímpicas como o skate, o legado e as Cerimônias Olímpicas, como o revezamento da tocha. 
  • Nelson Todt é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), onde é Diretor do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos. É Professor e Líder de Módulo no Mestrado Internacional em Estudos Olímpicos da Universidade Alemã de Esportes de Colônia (Alemanha). O Professor Todt é Presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin e Vice-Presidente do Comitê Internacional Pierre de Coubertin. Suas pesquisas tratam sobre os valores Olímpicos, Pierre de Coubertin (criador dos Jogos Olímpicos modernos), Cerimônias Olímpicas (abertura dos Jogos, revezamento da Tocha – foi condutor em 2016), Trégua e Paz Olímpica e Jogos Olímpicos da Antiguidade. 
  • Fernanda Faggiani é Psicóloga e Educadora Física graduada pela PUCRS, especialista e coordenadora da Especialização em Psicologia do Esporte. Professora da Escola de Ciências da Saúde e da Vida, nos cursos de Educação Física e Psicologia, também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS. Tem experiência na área de psicologia esportiva e atualmente pesquisa sobre o “Estado Mental” de atletas Olímpicos em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil, também centra seus estudos no âmbito do esporte paralímpico.