Institucional

Escola de Comunicação da PUCRS integra Observatório de Economia Criativa

quinta-feira, 11 de julho | 2024

A proposta é mapear profissionais e empresas que trabalhem com economia criativa em Porto Alegre

A Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da PUCRS e o Tecnopuc fazem parte do Observatório da Economia Criativa, uma iniciativa da Prefeitura de Porto Alegre lançada neste mês de julho. O objetivo deste projeto é estabelecer uma extensa base de dados sobre o setor da economia criativa, visando conhecer e mapear a identidade criativa da cidade.

O evento de lançamento ocorreu durante a reunião mensal do Comitê Municipal de Economia Criativa, realizada no Instituto Caldeira, em 5/7, e contou com a participação da professora Denise Pagnussat da Famecos, que está à frente do projeto por meio do Hub da Indústria Criativa da escola.

Lançamento do Observatório de Economia Criativa. Foto: SMDET

O Observatório foi criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) para facilitar conexões entre profissionais e negócios no setor. A plataforma permite o cadastro de dados profissionais, eventos e conexões, além de servir como uma ferramenta de pesquisa que contém informações e indicadores de negócios espalhados por toda a cidade.

De acordo com Joana de Macedo Braga, Coordenadora de Economia Criativa na SMDET, a PUCRS é fundamental para a qualificação da ferramenta, tornando mais assertiva a comunicação do conteúdo e proporcionando um olhar sobre a melhor forma de expressão dos dados.

“O papel da Universidade vai além do desenvolvimento; será essencial para a disseminação do mapa e da plataforma junto à comunidade de alunos e profissionais que, com excelência, contribuem para o mercado a cada semestre. A implementação e evolução do Observatório de Economia Criativa poderão, ainda, contribuir para o desenvolvimento dos processos formativos, servindo de fonte para pesquisas com foco no setor criativo,” afirma Joana.

Além disso, o site do Observatório reserva um espaço dedicado para concentrar informações sobre os negócios afetados pela enchente que atingiu a capital, sendo que 51% das empresas impactadas pela cheia do Guaíba na cidade estão relacionadas à economia criativa.

Mais informações podem ser conferidas no site do observatório.