Aqui na Famecos, os alunos não apenas participam de aulas teóricas, mas também aprendem criando, explorando diversas abordagens e refletindo sobre suas práticas. Além disso, contam com oportunidades externas, como congressos, concursos e projetos, nas quais podem fortalecer suas habilidades antes mesmo de se formarem.
quinta-feira, 11 de julho | 2024Aqui na Famecos, os alunos não apenas participam de aulas teóricas, mas também aprendem criando, explorando diversas abordagens e refletindo sobre suas práticas. Além disso, contam com oportunidades externas, como congressos, concursos e projetos, nas quais podem fortalecer suas habilidades antes mesmo de se formarem. Nos últimos meses, vários alunos se destacaram e, a seguir, compartilharemos algumas dessas histórias. Esses exemplos representam apenas uma parte da dedicação contínua dos estudantes em nossos variados cursos de graduação presenciais: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Empresarial, Produção Audiovisual e Design.
Reconhecimentos
Se você está interessado em comunicação, provavelmente já ouviu falar da Intercom, que é a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Resumidamente, é uma instituição sem fins lucrativos destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula o desenvolvimento da produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos por ela promovidos.
Um dos sonhados prêmios da Intercom é a Expocom, que consiste na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Além de ser uma exposição, a Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes de Comunicação. E a partir daqui, temos muitas histórias para contar!
Estudantes de jornalismo foram selecionados como finalistas em diversas categorias. Martina Santos foi selecionada com a reportagem em vídeo/telejornalismo intitulada “Cicatrizes Invisíveis”; Isadora Pimentel Terra foi selecionada na categoria de produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo com o trabalho “Saudosa Morada”; e Fabiane Maurício Cunha destacou-se na categoria de documentário jornalístico e grande reportagem em vídeo e televisão, com o trabalho “Toda trabalhada”.
Ah! E o prêmio, como mencionado anteriormente, não se limita ao jornalismo. Estudantes de outras áreas também foram classificados. Outros exemplos? Trazemos aqui alguns dos alunos de Design. Laura Ribas teve seu trabalho aceito na modalidade design gráfico de identidade, com o projeto “Redesenho da identidade da campanha municipal de dança de Porto Alegre”; Mateus Moura Godinho, na modalidade games, foi indicado com o trabalho “Bicharada”; Júlia Méndez Riveiro, em coautoria com Marie Noda, Scharlene Queiroz e Cláudia Nichetti, tiveram seu trabalho aceito na categoria de Design de embalagem de uma edição limitada da cervejaria De Rosa; Camila Paquilin destacou-se na categoria de produção transdisciplinar – aplicativos de comunicação, com o aplicativo ME (Aplicativo projetado para oferecer apoio às pessoas que estão passando pela fase da menopausa); e Lucas Gross Silva, na categoria de edição de livro, recebeu a aprovação com o trabalho “Catálogo 1 Bienal de Design PUCRS”.
Experiências junto a estudantes de todo o país
Além das premiações, existem também projetos focados na experiência prática dos estudantes. Um exemplo é o projeto Redação Laboratório, integrante do Programa Repórter do Futuro da Oboré em parceria com a Abraji. Nesta edição, o programa oferece aos participantes a oportunidade de contribuir com uma cobertura colaborativa durante o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que ocorrerá neste mês de julho, em São Paulo. Este ano, o estudante Gabriel Vargas foi selecionado entre os 286 inscritos para participar do programa.
No mesmo Congresso de Jornalismo Investigativo, tivemos outra boa notícia para as mulheres negras que se inscreveram no programa afirmativo de bolsas integrais da associação. Três jornalistas ou estudantes, que já contribuíram de alguma forma para o fortalecimento da comunicação, foram contempladas por região, totalizando 15 selecionadas, incluindo a nossa estudante de jornalismo Ana Júlia Cardoso.
Para além do país, outras experiências possíveis
Outro exemplo é o Latin American Design Awards, um prêmio reconhecido na área de Design que, neste ano, inovou ao introduzir uma nova categoria voltada para Publicidade, denominada Advertising. Os estudantes Rafaela Kuhn, Felipe Julius, Nicolas do Rio e Manoela Foncesa são finalistas com um trabalho focado na ativação de marcas. A premiação ocorrerá em agosto, em Lima, no Peru, e assim como eles, estamos ansiosos aguardando o resultado.
Quer saber mais sobre as diversas oportunidades que um aluno de comunicação da PUCRS pode aproveitar? Entre em contato conosco ou venha nos visitar! Há um mundo de possibilidades, em diferentes cursos de graduação presencial, aguardando por você!