Ensino

Estudantes de Comunicação da PUCRS desenvolvem Plano de Crise para a Defesa Civil

quarta-feira, 10 de julho | 2024

O plano foi produzido como trabalho final de disciplina de Prevenção de Riscos e Gestão de Crises

No primeiro semestre deste ano, as enchentes no Rio Grande do Sul impuseram um desafio significativo em várias áreas, incluindo a sala de aula. Estudantes, professores e toda a comunidade acadêmica precisaram reavaliar suas práticas, tanto como profissionais quanto como aprendizes. Em particular, os estudantes da disciplina de Prevenção de Riscos e Gestão de Crises da Escola de Comunicação, Artes e Design — Famecos da PUCRS, enfrentaram um esforço adicional, pois o que antes era apenas estudado em sala de aula tornou-se uma realidade a ser enfrentada.

A disciplina, ministrada pela professora Rosângela Floczak, abordou desde o mapeamento do risco até o pós-crise, explorando fases como avaliação e prevenção de riscos, gestão de eventos críticos — como enchentes, por exemplo, comunicação em ambas as etapas, plano de contingência, avaliação do impacto e aprendizados decorrentes dos eventos. Além das teorias, foram apresentados exemplos práticos e promovidas reflexões. No início do semestre, os alunos estudaram crises clássicas como Boate Kiss, o acidente da Chapecoense, o atentado de 11 de setembro, Chernobyl, entre outros.

‘’A comunicação sempre foi colocada em segundo plano no cotidiano da vida social. Não recebia a devida atenção diante das demandas da economia, das ciências exatas ou da política, sendo parte dos automatismos da vida. No entanto, em crises como a das enchentes, em que a comunicação se mostrou mais do que necessária, surge a oportunidade de destacarmos, novamente, a importância dessa competência essencial na sociedade imprescindível, principalmente na gestão de crises,’’ afirma a professora.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL

Cadastre-se e receba informações sobre formas de ingresso, cursos e muito mais.

A partir desse contexto, a turma optou por realizar o trabalho final do semestre de forma colaborativa. Juntos, eles desenvolveram um plano de comunicação pensado para a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. O trabalho incluiu mapeamento de riscos e eventos críticos, avaliação e comunicação do risco, plano de contingência, definição do Comitê de Crises e dos porta-vozes, mensagens centrais, plano de comunicação para a crise, plano de ação, iniciativas educacionais, etc.

O aluno de Publicidade e Propaganda, Felipe Julius, comentou sobre a experiência: “Vivemos em uma sociedade de risco, em que aprender sobre prevenção e gestão de crises é vital, especialmente para os comunicadores do futuro. As enchentes de maio de 2024 mostraram como é crucial estarmos preparados para proteger nossas comunidades. Colaborar com um plano para a Defesa Civil/RS foi a concretização de um semestre de aprendizado e uma contribuição importante para nosso Estado. Conhecimento e prevenção são nossas maiores defesas contra os desafios que podemos enfrentar”, finalizou.

O material pode ser visualizado na íntegra. Organizações e órgãos públicos poderão utilizá-lo como modelo.