Cultura

PUCRS Cultura promove exposição Corredor do Samba de Porto Alegre: o Arroio Dilúvio e a Negritude Gaúcha

quinta-feira, 20 de junho | 2024

Mostra fica em exibição até o dia 29 de julho

Foto: Delfos/Arquivo

Com o objetivo de colocar em destaque as narrativas e vivências negras de Porto Alegre, a exposição Corredor do Samba de Porto Alegre: o Arroio Dilúvio e a Negritude Gaúcha traz uma reflexão a respeito do Arroio Dilúvio e a sua relação com o samba negro da cidade. Abordando a memória e as tradições do córrego, a exibição busca resgatar as experiências de comunidades que possuem relações históricas com as águas. A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, às 18h, no saguão da Biblioteca Central da PUCRS, prédio 16, onde a mostra fica em exibição até o dia 29 de julho.

A curadoria e expografia da exposição é de Sátira Machado, professora e pesquisadora de Culturas Afro-Gaúchas, em parceria com Michel Couto, diretor de arte e idealizador do Hub Formô e a carnavalesca Helena Fernandes. A realização é do Instituto de Cultura da PUCRS.

Idealizadores do projeto:

Sátira Machado é professora de Culturas Afro-Gaúchas, com destaque para a literatura negra do poeta Oliveira Silveira na literatura sul-riograndense e brasileira no contexto da América Latina, na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Possui graduação em Jornalismo pela Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos (PUCRS), mestrado em Letras (PUCRS), doutorado em Comunicação (Unisinos) e pós-doutorado em Comunicação (UFSM). É líder do Grupo de Pesquisa CriaNegra/CNPq, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Jaguarão da Unipampa. Desenvolve projetos de pesquisa/ensino/extensão sobre a vida, a obra e a consciência negra do poeta afro-gaúcho Oliveira Silveira (1941-2009). É curadora do Projeto RS Negro: educando para a diversidade.

Michel Couto é publicitário, palestrante e fundador da Agência Formô Comunicações e Negócios, agência focada em inovação aberta na periferia. É líder comunitário do Morro da Cruz, onde idealizou e ativou diversos projetos para valorizar a comunidade como Morro da Cruz Center, Natal Morro da Luz, Turismo Periférico, entre outros. Couto também é coordenador no Pacto Alegre, movimento no qual participou da criação do projeto Territórios Inovadores, e atua como assessor técnico do gabinete da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, onde participa da construção de metodologias, projetos e políticas de impacto social.

Helena Fernandes é empreendedora criativa, com foco na economia da cultura ligada ao carnaval, além de ser profissional da saúde. É coordenadora executiva do “Carnaval Descentralizado de Porto Alegre”, responsável pelos desfiles das Escolas de Samba do antigo Grupo Bronze com julgamento de quesitos como: harmonia, fantasia, tema enredo, samba enredo, evolução, bateria e mestre-sala e porta-bandeira. A União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA) e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMCEC – PREFPOA) promoveram a primeira edição desse carnaval descentralizado na Esplanada da Restinga – Bairro Restinga, em 2024.

Leia também: Martinho da Vila recebe Mérito Cultural em espetáculo que celebra a resistência do povo negro

Serviço

  • O quê: Exposição Corredor do Samba de Porto Alegre: O Arroio Dilúvio e a Negritude Gaúcha
  • Quando: até 29 de julho
  • Horário: segunda a sexta, das 7h35 às 22h35; sábados, das 9h às 14h40
  • Local: saguão da Biblioteca da PUCRS, no térreo do prédio 16
  • Entrada: gratuita